O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000200017 |
Resumo: | Enquadramento: A Formação em Enfermagem exige processos pedagógicos inovadores, com estratégias promotoras da aprendizagem dos estudantes nos contextos de formação, estas deverão ser facilitadoras do seu desenvolvimento no processo de cuidados. Objetivos: Analisar a conceção do processo de cuidados em ensino clínico, recorrendo a uma estratégia informática especifica. Principais tópicos em análise: Analisámos 30 reflexões críticas de estudantes do 4º ano de Enfermagem, utilizando o Microsoft Word 2010; selecionámos 34 palavras com base em três critérios: sentido semântico; frequência; e contextualização teórica. Da estrutura cognitiva dos estudantes emergiram três temas: conceção dos cuidados; intervenção de Enfermagem; e aprendizagem do processo de cuidados. Identificámos palavras plenas de sentido: cuidados; pessoa; ajudar; momentos; avaliação; intervenção; competências; aprendizagem; e reflexão. Representámos as palavras identificadas em mapa conceptual do processo de cuidados (CmapTools). Conclusão: O processo pedagógico promove um continuum na aquisição de competências pelos estudantes. Identificámos a conceção do processo de cuidados em ensino teórico relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. Implicação do estudo: utilização do mapa conceptual como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão nos estudantes. |
id |
RCAP_bae8a970a325337b7b19f32e351243fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832014000200017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagemestudantes de Enfermagemcuidados de EnfermagemaprendizagemEnquadramento: A Formação em Enfermagem exige processos pedagógicos inovadores, com estratégias promotoras da aprendizagem dos estudantes nos contextos de formação, estas deverão ser facilitadoras do seu desenvolvimento no processo de cuidados. Objetivos: Analisar a conceção do processo de cuidados em ensino clínico, recorrendo a uma estratégia informática especifica. Principais tópicos em análise: Analisámos 30 reflexões críticas de estudantes do 4º ano de Enfermagem, utilizando o Microsoft Word 2010; selecionámos 34 palavras com base em três critérios: sentido semântico; frequência; e contextualização teórica. Da estrutura cognitiva dos estudantes emergiram três temas: conceção dos cuidados; intervenção de Enfermagem; e aprendizagem do processo de cuidados. Identificámos palavras plenas de sentido: cuidados; pessoa; ajudar; momentos; avaliação; intervenção; competências; aprendizagem; e reflexão. Representámos as palavras identificadas em mapa conceptual do processo de cuidados (CmapTools). Conclusão: O processo pedagógico promove um continuum na aquisição de competências pelos estudantes. Identificámos a conceção do processo de cuidados em ensino teórico relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. Implicação do estudo: utilização do mapa conceptual como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão nos estudantes.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2014-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000200017Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.2 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000200017Spínola,Ana CristinaAmendoeira,Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:32Zoai:scielo:S0874-02832014000200017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:13.499017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
title |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
spellingShingle |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem Spínola,Ana Cristina estudantes de Enfermagem cuidados de Enfermagem aprendizagem |
title_short |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
title_full |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
title_fullStr |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
title_full_unstemmed |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
title_sort |
O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem |
author |
Spínola,Ana Cristina |
author_facet |
Spínola,Ana Cristina Amendoeira,José |
author_role |
author |
author2 |
Amendoeira,José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spínola,Ana Cristina Amendoeira,José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes de Enfermagem cuidados de Enfermagem aprendizagem |
topic |
estudantes de Enfermagem cuidados de Enfermagem aprendizagem |
description |
Enquadramento: A Formação em Enfermagem exige processos pedagógicos inovadores, com estratégias promotoras da aprendizagem dos estudantes nos contextos de formação, estas deverão ser facilitadoras do seu desenvolvimento no processo de cuidados. Objetivos: Analisar a conceção do processo de cuidados em ensino clínico, recorrendo a uma estratégia informática especifica. Principais tópicos em análise: Analisámos 30 reflexões críticas de estudantes do 4º ano de Enfermagem, utilizando o Microsoft Word 2010; selecionámos 34 palavras com base em três critérios: sentido semântico; frequência; e contextualização teórica. Da estrutura cognitiva dos estudantes emergiram três temas: conceção dos cuidados; intervenção de Enfermagem; e aprendizagem do processo de cuidados. Identificámos palavras plenas de sentido: cuidados; pessoa; ajudar; momentos; avaliação; intervenção; competências; aprendizagem; e reflexão. Representámos as palavras identificadas em mapa conceptual do processo de cuidados (CmapTools). Conclusão: O processo pedagógico promove um continuum na aquisição de competências pelos estudantes. Identificámos a conceção do processo de cuidados em ensino teórico relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. Implicação do estudo: utilização do mapa conceptual como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão nos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000200017 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000200017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.2 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137313347862528 |