Marketing Digital: a Influência das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor no Mercado Pet Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Jéssica Mayra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3831
Resumo: A internet e as redes sociais revolucionaram a comunicação, produção e consumo de conteúdo, aproximando empresas e clientes, gerando maior visibilidade e proximidade. No contexto atual, o marketing digital e o uso estratégico das redes sociais são essenciais para a visibilidade e sucesso dos negócios. Esse cenário também se verifica no mercado Pet em Portugal. Com o objetivo de compreender de que forma as redes sociais influenciam a decisão de compra dos consumidores, desenvolvemos uma pesquisa descritiva e quantitativa, com a recolha de dados através de um questionário online, que procurou compreender como as redes sociais influenciam a decisão de compra dos clientes no mercado Pet português. A análise identificou que as redes sociais exercem forte influência nas escolhas de compra no mercado Pet, com mais da metade dos participantes a firmar ter realizado pesquisas nas plataformas antes de adquirir produtos ou serviços. A indicação de familiares e amigos, bem como as experiências compartilhadas por outros consumidores nas redes sociais mostraram ser aspectos relevantes no processo de decisão. A confiança nas experiências compartilhadas por outros usuários garante a importância do Word of Mouse (WOM) digital, demonstrando que as redes sociais são fontes de informações sobre produtos e serviços no mercado Pet.
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