O repertório de Educação Musical e as preferências musicais dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23749 |
Resumo: | O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é constituído pelas reflexões das aulas observadas em cinco instituições no início do ano letivo 2022/23, bem como por uma reflexão pessoal sobre a observação das aulas dos meus colegas ao longo do ano letivo. O segundo capítulo apresenta a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada fundamentada com autores e pedagogos de referência no âmbito da pedagogia musical. Além da caracterização da escola e da turma, estão presentes as atividades realizadas, bem como as considerações sobre o trabalho desenvolvido no decurso da minha prática educativa. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/23. Intitula-se “O Repertório de Educação Musical e as Preferências Musicais dos Alunos” e propõe uma análise ao repertório utilizado nas aulas de Educação Musical na Escola Básica de Matosinhos, bem como às preferências musicais dos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos desta escola. A metodologia consistiu na realização de entrevistas às professoras de Educação Musical desta escola com o objetivo de compreender o ponto de vista destas relativamente à seleção do repertório para as aulas. Foram feitas entrevistas de grupo aos alunos da Prática de Ensino Supervisionada, bem como aplicado um questionário a alunos desta escola de forma a recolher a sua opinião no que diz respeito ao repertório que aprendem em Educação Musical. |
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O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é constituído pelas reflexões das aulas observadas em cinco instituições no início do ano letivo 2022/23, bem como por uma reflexão pessoal sobre a observação das aulas dos meus colegas ao longo do ano letivo. O segundo capítulo apresenta a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada fundamentada com autores e pedagogos de referência no âmbito da pedagogia musical. Além da caracterização da escola e da turma, estão presentes as atividades realizadas, bem como as considerações sobre o trabalho desenvolvido no decurso da minha prática educativa. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/23. Intitula-se “O Repertório de Educação Musical e as Preferências Musicais dos Alunos” e propõe uma análise ao repertório utilizado nas aulas de Educação Musical na Escola Básica de Matosinhos, bem como às preferências musicais dos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos desta escola. A metodologia consistiu na realização de entrevistas às professoras de Educação Musical desta escola com o objetivo de compreender o ponto de vista destas relativamente à seleção do repertório para as aulas. Foram feitas entrevistas de grupo aos alunos da Prática de Ensino Supervisionada, bem como aplicado um questionário a alunos desta escola de forma a recolher a sua opinião no que diz respeito ao repertório que aprendem em Educação Musical. |
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