Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Salomé dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8628
Resumo: Mestrado em Desenvolvimento da Criança na variante de Desenvolvimento Motor.
id RCAP_bb0e0fae5bc4fc7a98b00b1f0b4d3332
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.AffordancesComportamento motorcomportamento socialCriançaEspaçoRecreio escolarChildGPSMotor behaviorSchool playgroundSocial behaviorSocial behaviorSpaceMestrado em Desenvolvimento da Criança na variante de Desenvolvimento Motor.O intuito deste estudo é a observação e análise da influência de diferentes espaços de um recreio escolar no comportamento motor e social de crianças do 1º ciclo de escolaridade, em situação de atividade livre. Visa observar a ocupação dos espaços (frequência, tempo, distância e velocidade), as atividades/ jogos que praticam, e as relações sociais despoletadas de acordo com áreas com configurações distintas e bem delimitadas do recreio escolar. A amostra foi constituída por 42 alunos, 22 rapazes e 20 raparigas, em contexto de recreio escolar. Recorreu-se à captação de imagens e à integração do Geoposicionamento como metodologia de recolha de dados. O comportamento motor, social e as atividades praticadas foram analisados segundo um sistema de categorias adaptado, de acordo com uma variedade de possibilidades de conduta. O espaço de recreio foi dividido em 4 zonas, devidamente definidas e bem delimitadas. O tratamento dos dados foi realizado através do SPSS, para analisar as variáveis qualitativas e recorreu-se ao BaseCamp e ArcGis, com o propósito de analisar e redesenhar os padrões de mobilidade das crianças, no espaço disponível. Em suma, este estudo demonstrou, através da localização e caracterização da conduta lúdica, que existem diferenças de ocupação e utilização dos espaços pelas crianças, em relação ao género e classe escolar, o que possibilita afirmar que a ocupação dos espaços não é aleatória, mas de acordo com o que os seus atractores motivam.ABSTRACT: The purpose of this study is the observation and analysis of how different playground spaces can influence motor and social behavior of children in the 1st cycle of school, in outdoor activities situations. It also aims to monitor the occupation of spaces (frequency, time, distance and speed), the activities/games they practice and the triggered social relations accordingly to areas with different configurations and well defined in the school’s playground. The sample for this study was constituted by 42 students (22 boys and 20 girls) in playground context. Video recordings and goetracking technology were used to collect the data. Social and motor behavior, as well as the activities practiced, were analyzed accordingly to a preset categories system, with various conduct possibilities The playground was divided in four zones, properly set and delimited. For data treatment this study used SPSS, for qualitative variables analyses, and BaseCamp and ArcGis, to analyze and draw the mobility patterns of children in the space they occupied. In short, this study demonstrates, through the location and characterization of playing conducts, that there are differences in occupation and usage of playground spaces by children, in relation to gender and school grade. Which leads to the conclusion, that the occupation of playground areas is not random, but related to the characteristics that each playground area provides.Neto, Carlos Alberto FerreiraRepositório da Universidade de LisboaAlves, Salomé dos Santos2015-05-15T16:37:31Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8628porAlves, Salomé dos Santos (2015) - Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:35.494539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
title Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
spellingShingle Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
Alves, Salomé dos Santos
Affordances
Comportamento motor
comportamento social
Criança
Espaço
Recreio escolar
Child
GPS
Motor behavior
School playgroundSocial behavior
Social behavior
Space
title_short Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
title_full Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
title_fullStr Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
title_full_unstemmed Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
title_sort Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade.
author Alves, Salomé dos Santos
author_facet Alves, Salomé dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Carlos Alberto Ferreira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Salomé dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Affordances
Comportamento motor
comportamento social
Criança
Espaço
Recreio escolar
Child
GPS
Motor behavior
School playgroundSocial behavior
Social behavior
Space
topic Affordances
Comportamento motor
comportamento social
Criança
Espaço
Recreio escolar
Child
GPS
Motor behavior
School playgroundSocial behavior
Social behavior
Space
description Mestrado em Desenvolvimento da Criança na variante de Desenvolvimento Motor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15T16:37:31Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8628
url http://hdl.handle.net/10400.5/8628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Salomé dos Santos (2015) - Efeito do recreio escolar no comportamento motor e social em crianças do 1º ciclo de escolaridade. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131035810660352