“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32535 |
Resumo: | Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal. |
id |
RCAP_bb1d20d3f8c01bff6e338646b4e5237d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no BrasilAvaliaçãoNarrativasFormação contínua de professoresAssessmentNarrativesTeacher in-service educationTendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.Building on a critical and reflexive theoretical and methodological framework for teacher education, a study with Brazilian and Portuguese teachers in a collaborative online group was carried out. They were required to write professional development narratives that would take a format of registers from memory and from their daily teaching work. The current text presents a discussion of their evaluation and assessment lived experiences, while students, taking as sources for data analysis the narratives produced and shared in an online forum. The analysis of these narratives aims at evidencing the sources of professional knowledge that are relevant for the construction of their professional identity. It also aims at describing the way that the construction of knowledge on evaluation and assessment is shaped by sociopolitical and historical factors that have an impact on the way of teaching and being a teacher in Brazil and Portugal.Universidade do MinhoOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato deMoreira, Maria Alfredo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32535porMoreira, Maria Alfredo; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL, Revista Teias, 14, 27, 13-28, 2014.1518-5370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:51.420246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
title |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
spellingShingle |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de Avaliação Narrativas Formação contínua de professores Assessment Narratives Teacher in-service education |
title_short |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
title_full |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
title_fullStr |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
title_full_unstemmed |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
title_sort |
“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil |
author |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
author_facet |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de Moreira, Maria Alfredo |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Maria Alfredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de Moreira, Maria Alfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Narrativas Formação contínua de professores Assessment Narratives Teacher in-service education |
topic |
Avaliação Narrativas Formação contínua de professores Assessment Narratives Teacher in-service education |
description |
Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32535 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, Maria Alfredo; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL, Revista Teias, 14, 27, 13-28, 2014. 1518-5370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132913927716864 |