“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreira, Maria Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32535
Resumo: Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.
id RCAP_bb1d20d3f8c01bff6e338646b4e5237d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no BrasilAvaliaçãoNarrativasFormação contínua de professoresAssessmentNarrativesTeacher in-service educationTendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.Building on a critical and reflexive theoretical and methodological framework for teacher education, a study with Brazilian and Portuguese teachers in a collaborative online group was carried out. They were required to write professional development narratives that would take a format of registers from memory and from their daily teaching work. The current text presents a discussion of their evaluation and assessment lived experiences, while students, taking as sources for data analysis the narratives produced and shared in an online forum. The analysis of these narratives aims at evidencing the sources of professional knowledge that are relevant for the construction of their professional identity. It also aims at describing the way that the construction of knowledge on evaluation and assessment is shaped by sociopolitical and historical factors that have an impact on the way of teaching and being a teacher in Brazil and Portugal.Universidade do MinhoOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato deMoreira, Maria Alfredo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32535porMoreira, Maria Alfredo; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL, Revista Teias, 14, 27, 13-28, 2014.1518-5370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:51.420246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
title “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
spellingShingle “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Avaliação
Narrativas
Formação contínua de professores
Assessment
Narratives
Teacher in-service education
title_short “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
title_full “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
title_fullStr “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
title_full_unstemmed “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
title_sort “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
author Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author_facet Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Moreira, Maria Alfredo
author_role author
author2 Moreira, Maria Alfredo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Moreira, Maria Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Narrativas
Formação contínua de professores
Assessment
Narratives
Teacher in-service education
topic Avaliação
Narrativas
Formação contínua de professores
Assessment
Narratives
Teacher in-service education
description Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32535
url http://hdl.handle.net/1822/32535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL, Revista Teias, 14, 27, 13-28, 2014.
1518-5370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132913927716864