Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9755 |
Resumo: | Este relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento. |
id |
RCAP_bb25d98b2e9367ba23d6817520c10af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação MusicalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação MusicalPrática pedagógicaFormação musicalPerceção sobre a Formação MusicalTeaching practiceMusic educationPerception about the Musical educationDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.This report aims to describe the work carried out during the traineeship, hoping to contribute to the reflection of educational practices in order to promote meaningful learning. To promote a global training were provided learning situations aiming the development of musical and culturally skills broad, which, in confrontation with practice, were ongoing reflection object depending on students' needs. In this process, constituting a particularly rich time for the opportunity to observe two teachers with different professional styles in a prestigious institution like the Music Conservatory of Porto, the observation was crucial to better understand the reality. Realizing that the Music Education faces several challenges and being asked to promote a broad musical training, contextual and critical, the research sought to apprehend the (different) looks of the teachers, musicians and students on musical education in different contexts, frequency regimes and levels of education. The results show that it is oriented towards providing the overall formation of musicians and critical listeners, verifying still some difficulty to make it attractive and to articulate the theory and practice of the instrument.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Pedro Miguel dos Santos2017-03-29T13:28:36Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9755TID:201690047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:16.101188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação Musical |
title |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical |
spellingShingle |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos Prática pedagógica Formação musical Perceção sobre a Formação Musical Teaching practice Music education Perception about the Musical education Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical |
title_full |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical |
title_fullStr |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical |
title_full_unstemmed |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical |
title_sort |
Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical |
author |
Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Alexandre Barros, Rosa Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Formação musical Perceção sobre a Formação Musical Teaching practice Music education Perception about the Musical education Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Formação musical Perceção sobre a Formação Musical Teaching practice Music education Perception about the Musical education Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
Este relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-03-29T13:28:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9755 TID:201690047 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9755 |
identifier_str_mv |
TID:201690047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131398827671552 |