Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9755
Resumo: Este relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.
id RCAP_bb25d98b2e9367ba23d6817520c10af6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os (diferentes) olhares sobre a Formação MusicalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação MusicalPrática pedagógicaFormação musicalPerceção sobre a Formação MusicalTeaching practiceMusic educationPerception about the Musical educationDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.This report aims to describe the work carried out during the traineeship, hoping to contribute to the reflection of educational practices in order to promote meaningful learning. To promote a global training were provided learning situations aiming the development of musical and culturally skills broad, which, in confrontation with practice, were ongoing reflection object depending on students' needs. In this process, constituting a particularly rich time for the opportunity to observe two teachers with different professional styles in a prestigious institution like the Music Conservatory of Porto, the observation was crucial to better understand the reality. Realizing that the Music Education faces several challenges and being asked to promote a broad musical training, contextual and critical, the research sought to apprehend the (different) looks of the teachers, musicians and students on musical education in different contexts, frequency regimes and levels of education. The results show that it is oriented towards providing the overall formation of musicians and critical listeners, verifying still some difficulty to make it attractive and to articulate the theory and practice of the instrument.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Pedro Miguel dos Santos2017-03-29T13:28:36Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9755TID:201690047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:16.101188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação Musical
title Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
spellingShingle Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos
Prática pedagógica
Formação musical
Perceção sobre a Formação Musical
Teaching practice
Music education
Perception about the Musical education
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
title_full Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
title_fullStr Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
title_full_unstemmed Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
title_sort Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
author Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos
author_facet Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Formação musical
Perceção sobre a Formação Musical
Teaching practice
Music education
Perception about the Musical education
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Formação musical
Perceção sobre a Formação Musical
Teaching practice
Music education
Perception about the Musical education
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Este relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-03-29T13:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9755
TID:201690047
url http://hdl.handle.net/10400.22/9755
identifier_str_mv TID:201690047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131398827671552