O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Diogo Filipe Gouveia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7631
Resumo: Este documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical.
id RCAP_176d3c983c699927d7e14cde091a3305
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musicalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Ramo Formação MusicalMusic educationFormação musicalPrática pedagógicaReportórioRecurso pedagógicoMusic educationTeaching practiceRepertoirePedagogical resourceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical.This document aims to report what was the educational practice, carried out over the last school year. The first part of this document consists on a description of the educational institution where educational practice was carried out, followed by the reflection of observations, performed on the teaching classes of cooperating teachers, as well as the reflection and description of what was taught on the musical education classes, in a context of supervised teaching practice. In the third chapter of this document, it is the research project - the core of this work - done throughout this school year. This project deals with the question of using the repertoire as a pedagogic resource in the classes of musical education, and was developed with a qualitative methodological approach, where a set of music education teachers were interviewed - chosen according to the below referenced criteria - in order to understand if they use the repertoire - either in listening music or the study of the score - as a pedagogical resource in the music teaching classes. It will be presented a brief final reflection about the implications of this study, being visible its limitations, and leaving open the possible future investigations with the purpose of broadening and check the viability of this question - the repertoire as an educational resource in music education classes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTavares, Diogo Filipe Gouveia2016-02-05T10:56:11Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7631TID:201266890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:04.115649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Ramo Formação Musical
title O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
spellingShingle O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
Tavares, Diogo Filipe Gouveia
Music education
Formação musical
Prática pedagógica
Reportório
Recurso pedagógico
Music education
Teaching practice
Repertoire
Pedagogical resource
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
title_full O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
title_fullStr O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
title_full_unstemmed O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
title_sort O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
author Tavares, Diogo Filipe Gouveia
author_facet Tavares, Diogo Filipe Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Diogo Filipe Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Music education
Formação musical
Prática pedagógica
Reportório
Recurso pedagógico
Music education
Teaching practice
Repertoire
Pedagogical resource
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Music education
Formação musical
Prática pedagógica
Reportório
Recurso pedagógico
Music education
Teaching practice
Repertoire
Pedagogical resource
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Este documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-05T10:56:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7631
TID:201266890
url http://hdl.handle.net/10400.22/7631
identifier_str_mv TID:201266890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131376485662720