O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7631 |
Resumo: | Este documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical. |
id |
RCAP_176d3c983c699927d7e14cde091a3305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musicalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Ramo Formação MusicalMusic educationFormação musicalPrática pedagógicaReportórioRecurso pedagógicoMusic educationTeaching practiceRepertoirePedagogical resourceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical.This document aims to report what was the educational practice, carried out over the last school year. The first part of this document consists on a description of the educational institution where educational practice was carried out, followed by the reflection of observations, performed on the teaching classes of cooperating teachers, as well as the reflection and description of what was taught on the musical education classes, in a context of supervised teaching practice. In the third chapter of this document, it is the research project - the core of this work - done throughout this school year. This project deals with the question of using the repertoire as a pedagogic resource in the classes of musical education, and was developed with a qualitative methodological approach, where a set of music education teachers were interviewed - chosen according to the below referenced criteria - in order to understand if they use the repertoire - either in listening music or the study of the score - as a pedagogical resource in the music teaching classes. It will be presented a brief final reflection about the implications of this study, being visible its limitations, and leaving open the possible future investigations with the purpose of broadening and check the viability of this question - the repertoire as an educational resource in music education classes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTavares, Diogo Filipe Gouveia2016-02-05T10:56:11Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7631TID:201266890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:04.115649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Ramo Formação Musical |
title |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical |
spellingShingle |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical Tavares, Diogo Filipe Gouveia Music education Formação musical Prática pedagógica Reportório Recurso pedagógico Music education Teaching practice Repertoire Pedagogical resource Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical |
title_full |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical |
title_fullStr |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical |
title_full_unstemmed |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical |
title_sort |
O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical |
author |
Tavares, Diogo Filipe Gouveia |
author_facet |
Tavares, Diogo Filipe Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Alexandre Barros, Rosa Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Diogo Filipe Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Music education Formação musical Prática pedagógica Reportório Recurso pedagógico Music education Teaching practice Repertoire Pedagogical resource Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Music education Formação musical Prática pedagógica Reportório Recurso pedagógico Music education Teaching practice Repertoire Pedagogical resource Domínio/Área Científica::Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
Este documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-05T10:56:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7631 TID:201266890 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7631 |
identifier_str_mv |
TID:201266890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131376485662720 |