Desafios da gestão de recursos humanos na atração e retenção de colaboradores no setor da restauração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Beatriz Pinto Marques da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24170
Resumo: Dissertação de mestrado
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spelling Desafios da gestão de recursos humanos na atração e retenção de colaboradores no setor da restauraçãoGestão de recursos humanosAtraçãoRetençãoSetor da restauraçãoHuman resources managementAttractionRetentionRestaurant sectorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoO presente estudo tem como principal foco abordar os desafios da Gestão de Recursos Humanos (GRH) no setor da restauração. Pretende-se com esta investigação caracterizar e compreender as facilidades e/ou dificuldades que as empresas do setor da restauração sentem na GRH, nomeadamente nos processos de atração e retenção de talento. A importância deste estudo justifica-se pela elevada rotatividade de funcionários, horários extensos e desgaste físico e emocional serem umas das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor, afetando diretamente a qualidade do serviço, os lucros das empresas e a satisfação dos colaboradores. O trabalho é desenvolvido num cenário pós pandemia mundial, provocada pela COVID-19, onde a necessidade de adaptação da gestão estratégica dos RH é imperativa. Inserindo-se num projeto mais amplo que objetiva ainda identificar o impacto desta crise nos trabalhadores do setor, tentando entender as mudanças adjacentes às práticas de GRH na restauração em Portugal, do ponto de vista de diferentes empresários. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre os conceitos supracitados e utilizada uma metodologia de caracter misto. O estudo tem uma componente quantitativa sob a forma de questionários direcionados a gestores de restaurantes. Simultaneamente, também foi adotada uma abordagem qualitativa a fim de compreender a perceção dos ex-colaboradores do setor da restauração. Os resultados possibilitaram identificar as atuais dificuldades sentidas na atração e retenção de colaboradores no setor e elencar algumas estratégias já adotadas ou a adotar pela GRH que lhes consigam dar resposta, podendo ajudar as empresas a tomar medidas para melhorar a satisfação dos funcionários e aumentar a retenção de talentos e a atração de novos funcionários. São percetíveis as incongruências entre a perspetiva da entidade patronal e aquilo que os colaboradores sentem, resultando num dos desafios primários que é entender as necessidades dos RH.The focus of this study is to address the challenges of Human Resource Management (HRM) in the restaurant sector. This investigation aims to characterize and understand the facilities and/or difficulties that companies in the catering sector experience with HRM, namely in the processes of attracting and retaining talent. The importance of this study is justified by the high turnover of employees, long hours, and physical and emotional wear and tear being one of the greatest difficulties faced by the sector, directly affecting the quality of service, company profits and employee satisfaction. The work is carried out in a post-world pandemic scenario, caused by COVID-19, where the need to adapt strategic HRM is imperative. As part of a broader project that also aims to identify the impact of this crisis on workers in the sector, trying to understand the changes adjacent to HRM practices in catering in Portugal, from the point of view of different entrepreneurs. To this end, exploratory bibliographic research will be carried out on the concepts and a mixed methodology will be used. The study will have a quantitative component in the form of destinations aimed at restaurant managers. Simultaneously, a qualitative approach will be adopted to understand the perception of employees. From the data obtained, the appropriate ones will be extracted. The results have made it possible to identify the current difficulties in attracting and retaining employees in the sector, as well as some HRM strategies that can address these challenges. This can help companies in taking measures to improve employee satisfaction and also increase talent retention and new employees’ attraction. The inconsistencies between the employer’s perspective and what employees actually feel are noticeable, resulting in one of the primary challenges emerged, understand the needs of operational workers in the field.Melo, AntónioSilva, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Beatriz Pinto Marques da Costa2023-12-13T15:09:16Z2023-10-252023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24170TID:203418964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:56:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:08.716469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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