Convergência de campos: Transdisciplinaridade ou luta?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4683 |
Resumo: | O esfumaçamento das bordas dos fenômenos culturais frente ao advento das novas mídias tem gerado questionamentos que fazem convergir os olhares das áreas de Letras, Comunicação e Artes para um mesmo objeto, ora chamado texto, ora hipertexto ou, ainda, hipermídia. Mesmo as recentes tentativas dos Estudos Culturais de tomar os fenômenos como híbridos, a partir das instâncias de expressão ou consumo, não são capazes de tecer limites para sua esfera de atuação. Este ensaio busca entender, mais do que buscar respostas para limitar esse objeto, os motivos da angústia entre os profissionais desses campos na tentativa de fazer valer teorias que, hoje, são incapazes de, sozinhas, trazer luz a esses fenômenos. para tanto, compara alguns conceitos teóricos importantes, a exemplo de hipertexto e hipermídia, sob o prisma das Ciências da Informação, da Comunicação e dos estudos da Linguística e da Literatura. A partir das pontuações deste artigo, é possível prever, se não alinhamentos mais nítidos, outras perguntas que, no eixo da convergência desses campos, fazem refletir sobre o texto na cultura digital. |
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Convergência de campos: Transdisciplinaridade ou luta?HipertextoHipermídiaConvergência de mídiasHiperculturaEstudos literáriosHypertexHypermediaMedia convergenceHypercultureLiterature studiesO esfumaçamento das bordas dos fenômenos culturais frente ao advento das novas mídias tem gerado questionamentos que fazem convergir os olhares das áreas de Letras, Comunicação e Artes para um mesmo objeto, ora chamado texto, ora hipertexto ou, ainda, hipermídia. Mesmo as recentes tentativas dos Estudos Culturais de tomar os fenômenos como híbridos, a partir das instâncias de expressão ou consumo, não são capazes de tecer limites para sua esfera de atuação. Este ensaio busca entender, mais do que buscar respostas para limitar esse objeto, os motivos da angústia entre os profissionais desses campos na tentativa de fazer valer teorias que, hoje, são incapazes de, sozinhas, trazer luz a esses fenômenos. para tanto, compara alguns conceitos teóricos importantes, a exemplo de hipertexto e hipermídia, sob o prisma das Ciências da Informação, da Comunicação e dos estudos da Linguística e da Literatura. A partir das pontuações deste artigo, é possível prever, se não alinhamentos mais nítidos, outras perguntas que, no eixo da convergência desses campos, fazem refletir sobre o texto na cultura digital.The obfuscation of the edges of cultural phenomena across the advent of new media has generated questions that are converging perspectives from areas of Literature, Communication and the Arts to the same object, sometimes called text, hypertext, or even, hypermedia. This essay seeks to understand the reasons for anxiety among professionals of the field in an attempt to assert theories which today are unable to bring light to these phenomena, by themselves. Therefore, compares some important theoretical concepts, such as hypertext and hypermedia through the prism of Information Sciences, Communication Studies and Linguistics and Literature. From the ideas of this article, it is possible to predict, if not sharper alignments, other questions, on the axis of convergence of these fields, that make one think about the text in digital culture.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaDomingos, Ana Cláudia Munari2015-03-20T18:42:29Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4683porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 6 (2014) 31-46.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:31.330598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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