Literacia económica: um survey
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15833 |
Resumo: | Numa sociedade cada vez mais propensa ao endividamento, ao desemprego e à pobreza, torna-se imperativo o domínio de uma série de conceitos de caráter económico, os quais se revelam cruciais para a tomada de decisões racionais por parte dos agentes. Como tal, surge a importância da literacia económica em sociedade, a qual pode ser definida como o conjunto de conhecimentos e competências que permitem aos indivíduos compreenderem o contexto económico em que estão inseridos. São várias as investigações que se propuseram a analisar os conhecimentos e as variáveis de literacia económica em sociedade. Neste seguimento, na presente dissertação é realizado um levantamento dos resultados encontrados na literatura sobre o tema. De um modo geral, constatou-se um défice de conhecimentos económicos nos vários grupos populacionais, em que apresentaram baixos resultados nos diversos instrumentos de medição. Relativamente à análise aos determinantes de literacia económica, a literatura empírica evidencia uma falta de unanimidade entre os autores. Por um lado, confirmou que o ensino em economia na universidade, bons conhecimentos em matemática e um elevado nível de escolaridade e rendimento, apresentavam um impacto significativo sobre as capacidades económicas dos indivíduos. Em contrapartida, a diversificação de resultados na literatura não permitiu concluir sobre a influência que o ensino em economia no secundário, o género e a idade, tinham sobre o nível de literacia económica dos indivíduos. Embora, para alguns dos fatores, conclusões sólidas possam ser encontradas, para outros, pesquisas adicionais são necessárias, para uma clarificação sobre a sua influência. |
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Literacia económica: um surveyEconomia da empresaLiteraciaEducaçãoEnsino superiorPesquisa de mercadoEconomic literacyEconomic educationIndividual determinant factorsSurveyNuma sociedade cada vez mais propensa ao endividamento, ao desemprego e à pobreza, torna-se imperativo o domínio de uma série de conceitos de caráter económico, os quais se revelam cruciais para a tomada de decisões racionais por parte dos agentes. Como tal, surge a importância da literacia económica em sociedade, a qual pode ser definida como o conjunto de conhecimentos e competências que permitem aos indivíduos compreenderem o contexto económico em que estão inseridos. São várias as investigações que se propuseram a analisar os conhecimentos e as variáveis de literacia económica em sociedade. Neste seguimento, na presente dissertação é realizado um levantamento dos resultados encontrados na literatura sobre o tema. De um modo geral, constatou-se um défice de conhecimentos económicos nos vários grupos populacionais, em que apresentaram baixos resultados nos diversos instrumentos de medição. Relativamente à análise aos determinantes de literacia económica, a literatura empírica evidencia uma falta de unanimidade entre os autores. Por um lado, confirmou que o ensino em economia na universidade, bons conhecimentos em matemática e um elevado nível de escolaridade e rendimento, apresentavam um impacto significativo sobre as capacidades económicas dos indivíduos. Em contrapartida, a diversificação de resultados na literatura não permitiu concluir sobre a influência que o ensino em economia no secundário, o género e a idade, tinham sobre o nível de literacia económica dos indivíduos. Embora, para alguns dos fatores, conclusões sólidas possam ser encontradas, para outros, pesquisas adicionais são necessárias, para uma clarificação sobre a sua influência.In a society where people are vulnerable to indebtedness, unemployment and poverty, it is important to acknowledge economic concepts, allowing the average citizen to make rational decisions. This is where the concept of economic literacy arises, which can be defined as the set of knowledge that allows citizens to understand the economic context in which they belong. Given the importance of the theme, the present dissertation is a Survey of the results found in literature. There are several investigations that analyse variables of economic literacy in society. The empirical literature shows a lack of unanimity among the authors and studies carried out in various groups of the population show low results in economic tests. On one side, it confirmed that studying economics at university, math skills, higher income and level of education had a significant impact on the economic literacy of individuals. On the other side, the analysis of literature didn’t allow to conclude whether studying economics in high school, gender and age influence the level of economic literacy of individuals.2018-05-21T17:49:39Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-122017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15833TID:201809494porPombo, Miguel Maria Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:23.379727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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