Auto-regulação e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Ana Luísa de Almeida Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15273
Resumo: Com esta dissertação pretende-se analisar a relação entre a auto-regulação da aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem, bem como refletir em que medida os resultados diferem em função do sexo, idade, ano de escolaridade, número de retenções escolares dos alunos e das profissões e habilitações académicas dos pais dos alunos participantes. A revisão da literatura incidiu nos referenciais teóricos subjacentes aos processos auto-regulatórios e às dificuldades de aprendizagem. A amostra contemplou 98 alunos de ambos os sexos a frequentar o 2º, 4º e 6º anos de escolaridade, do Agrupamento Vertical de Escolas de Avis no ano letivo 2010/2011. Os instrumentos utilizados foram a FDPE (ficha de dados pessoais e escolares); e o IPAAr (Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem – revisto). Os resultados evidenciados correspondem à expectativa de existência de uma relação significativa entre a auto-regulação e as dificuldades de aprendizagem bem como a existência de diversas associações e relações estatisticamente significativas entre as variáveis analisadas; ABSTRACT:This dissertation intended to examine the relationship between self-regulated learning and learning disabilities in students of 1st and 2nd levels of elementary education, as well as reflecting the extent to which the results differ by gender, age, grade, number of school years failed and parent’s school qualifications and professions. The literature review focused on the theoretical framework behind the self-regulatory processes and learning disabilities. The sample included 98 students of both sexes attending the 2nd, 4th and 6th grades from schools of Avis in the academic year 2010/2011. The instruments used were FDPE (Sociodemografic data file) and IPAAr (Self-regulated learning processes questionnaire - Revised). The results correspond to the expectation of the existence of a significant association between self-regulation and learning disabilities as well as the existence of several associations and statistically significant relationships between variables.
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