Relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20598 |
Resumo: | O trabalho de investigação aqui apresentado tem como principal objetivo explorar a relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por 300 alunos dos 5.º e 6.ºanos de escolaridade. Neste sentido, o presente estudo examinou o acordo da informação entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, e a relação entre Realização Académica e Psicopatologia, também na perspetiva dos pais e dos alunos. Examinou a relação entre Realização Académica e Competência Social, na perspetiva dos professores, explorou a relação entre Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento, avaliados pelos professores, e Psicopatologia, avaliada pelos pais e pelos alunos. Por fim, examinou as diferenças entre os alunos com Realização Académica baixa ou Dificuldades de Aprendizagem, os alunos com Realização Académica média e os alunos com Realização Académica elevada, ao nível da Competência Social e da Psicopatologia. Utilizou-se o seguinte protocolo de avaliação: SSRS, CBCL e YSR. Os resultados sugerem que há uma concordância com uma intensidade moderada entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, ambos concordam que menos Psicopatologia maior Realização Académica. Os professores consideram que a Realização Académica está mais fortemente associada a Habilidades Sociais do que a Problemas de Comportamento, isto é, maior Realização Académica, mais Habilidades Sociais e menos Problemas de Comportamento. Os resultados permitiram ainda concluir que na perspetiva dos professores, os alunos se diferenciam entre si de acordo com a Realização Académica (Baixa, Média e Elevada) quer ao nível das Habilidades Socias, quer ao nível de Problemas de Comportamento. Enquanto os pais e os próprios alunos consideram que Realização Académica baixa está associada a mais problemas de internalização e de externalização, não se verificando diferenças entre os alunos com Realização Académica média e elevada. Os resultados são discutidos de acordo com a revisão da literatura. |
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Relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2º ciclo do ensino básicoDificuldades de aprendizagemCompetência socialPsicopatologiaContexto escolarAlunos do 2.º cicloLearning disabilitiesSocial competencePsychopathologySchool context2nd grade stDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho de investigação aqui apresentado tem como principal objetivo explorar a relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por 300 alunos dos 5.º e 6.ºanos de escolaridade. Neste sentido, o presente estudo examinou o acordo da informação entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, e a relação entre Realização Académica e Psicopatologia, também na perspetiva dos pais e dos alunos. Examinou a relação entre Realização Académica e Competência Social, na perspetiva dos professores, explorou a relação entre Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento, avaliados pelos professores, e Psicopatologia, avaliada pelos pais e pelos alunos. Por fim, examinou as diferenças entre os alunos com Realização Académica baixa ou Dificuldades de Aprendizagem, os alunos com Realização Académica média e os alunos com Realização Académica elevada, ao nível da Competência Social e da Psicopatologia. Utilizou-se o seguinte protocolo de avaliação: SSRS, CBCL e YSR. Os resultados sugerem que há uma concordância com uma intensidade moderada entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, ambos concordam que menos Psicopatologia maior Realização Académica. Os professores consideram que a Realização Académica está mais fortemente associada a Habilidades Sociais do que a Problemas de Comportamento, isto é, maior Realização Académica, mais Habilidades Sociais e menos Problemas de Comportamento. Os resultados permitiram ainda concluir que na perspetiva dos professores, os alunos se diferenciam entre si de acordo com a Realização Académica (Baixa, Média e Elevada) quer ao nível das Habilidades Socias, quer ao nível de Problemas de Comportamento. Enquanto os pais e os próprios alunos consideram que Realização Académica baixa está associada a mais problemas de internalização e de externalização, não se verificando diferenças entre os alunos com Realização Académica média e elevada. Os resultados são discutidos de acordo com a revisão da literatura.The main goal of this research paper is to explore the relationship between learning disabilities, social competence and psychopathology in students of the 2nd cycle of basic education. To do this, the study focused on a sample comprising 300 students from the 5th and 6th grades. This study examined the concordance between the information obtained from parents and students regarding Psychopathology, as well as the relationship between Academic Achievement and Psychopathology, also from the perspective of parents and students. It examined the relationship between Academic Achievement and Social Competence, from the perspective of teachers, it explored the relationship between Social Skills and Behavioural Problems, as assessed by teachers, and Psychopathology, as assessed by parents and students. Lastly, it examined the differences between students with low Academic Achievement or Learning Disabilities, students with average Academic Achievement and students with high Academic Achievement, in terms of Social Competence and Psychopathology. The study was conducted using the following assessment protocols: SSRS, CBCL and YSR. Results suggest moderate concordance between parents and students regarding Psychopathology, both agreeing that less Psychopathology equals higher Academic Achievement. Teachers, on the other hand, believe that Academic Achievement is more closely associated with Social Skills than with Behavioural Problems, i.e. the higher the Academic Achievements, the more enhanced the Social Skills and the fewer Behavioural Problems. The results also led to the conclusion that, from the perspective of teachers, students are distinguished according to their Academic Achievement (Low, Average and High), both in terms of Social Skills and Behavioural Problems. Whereas parents and students themselves believe that low Academic Achievement is more associated with internalisation and externalisation issues, with no differences between students with average and high Academic Achievement. The results are discussed in view of the literature reviewed.Veríssimo, LurdesDias, PedroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaManso, Isabel Maria Mineiro2016-09-12T14:17:43Z2015-06-2620152015-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20598TID:201491460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:01.054221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O trabalho de investigação aqui apresentado tem como principal objetivo explorar a relação entre dificuldades de aprendizagem, competência social e psicopatologia em alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por 300 alunos dos 5.º e 6.ºanos de escolaridade. Neste sentido, o presente estudo examinou o acordo da informação entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, e a relação entre Realização Académica e Psicopatologia, também na perspetiva dos pais e dos alunos. Examinou a relação entre Realização Académica e Competência Social, na perspetiva dos professores, explorou a relação entre Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento, avaliados pelos professores, e Psicopatologia, avaliada pelos pais e pelos alunos. Por fim, examinou as diferenças entre os alunos com Realização Académica baixa ou Dificuldades de Aprendizagem, os alunos com Realização Académica média e os alunos com Realização Académica elevada, ao nível da Competência Social e da Psicopatologia. Utilizou-se o seguinte protocolo de avaliação: SSRS, CBCL e YSR. Os resultados sugerem que há uma concordância com uma intensidade moderada entre pais e alunos relativamente à Psicopatologia, ambos concordam que menos Psicopatologia maior Realização Académica. Os professores consideram que a Realização Académica está mais fortemente associada a Habilidades Sociais do que a Problemas de Comportamento, isto é, maior Realização Académica, mais Habilidades Sociais e menos Problemas de Comportamento. Os resultados permitiram ainda concluir que na perspetiva dos professores, os alunos se diferenciam entre si de acordo com a Realização Académica (Baixa, Média e Elevada) quer ao nível das Habilidades Socias, quer ao nível de Problemas de Comportamento. Enquanto os pais e os próprios alunos consideram que Realização Académica baixa está associada a mais problemas de internalização e de externalização, não se verificando diferenças entre os alunos com Realização Académica média e elevada. Os resultados são discutidos de acordo com a revisão da literatura. |
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