Mercantilização, competitividade e accountability no sistema de ensino em Portugal : o que se pode aprender da experiência chilena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Luísa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Villalobos, Cristobal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7407
Resumo: Neste artigo refletiremos sobre a abertura do sistema educativo português aos princípios da privatização, da competitividade e da accountability e sobre o debate que acompanhou este processo, convocando para a reflexão a experiência de implementação destes mecanismos no Chile, um dos países do mundo onde a lógica do mercado educacional se impôs com mais força. Num primeiro momento, damos conta das práticas e dos discursos acionados em Portugal para fomentar a mercantilização e a competividade. Posteriormente, analisamos o processo de implementação deste modelo no Chile, onde vigora há mais de 30 anos, e problematizamos as suas consequências, entre as quais se destacam a privatização do sistema educativo, o aumento da segregação social e académica, as restrições à liberdade de escolha da escola e o empobrecimento do papel da educação. Finalmente, discutimos as semelhanças e as diferenças entre este processo nos dois países, evidenciando a existência de pontos de convergência discursiva e de divergências estruturais ao nível da forma de implementação destas políticas e facultando elementos que permitirão promover uma discussão fundamentada, ampla e democrática sobre o papel e o significado da educação em Portugal.
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Posteriormente, analisamos o processo de implementação deste modelo no Chile, onde vigora há mais de 30 anos, e problematizamos as suas consequências, entre as quais se destacam a privatização do sistema educativo, o aumento da segregação social e académica, as restrições à liberdade de escolha da escola e o empobrecimento do papel da educação. Finalmente, discutimos as semelhanças e as diferenças entre este processo nos dois países, evidenciando a existência de pontos de convergência discursiva e de divergências estruturais ao nível da forma de implementação destas políticas e facultando elementos que permitirão promover uma discussão fundamentada, ampla e democrática sobre o papel e o significado da educação em Portugal.In this paper we reflect on the permeability of the Portuguese school system to the principles of privatization, competitiveness and accountability and on the discussion that followed it, analyzing the implementation of these mechanisms in Chile, which can be considered as one of the countries of the world where the logic of the market logic have gained more strength. To do this, first we review the discourses and practices that have developed in Portugal to promote the commercialization, competitiveness and accountability. Subsequently, we describe the implementation process and main consequences of the Chilean case, as privatization of the system, the increase of socioeconomic and academic segregation, a limitation of freedom of choice and the reduction in the role of education which this model has generated in more than 30 years of application. Considering this, in the last section the similarities and differences between the two countries and processes are discussed, showing the existence of discursive points of convergence but structural differences in the way of implementation of these policies, allowing some elements to deliver promotion a-grounded, broad and democratic debate on the role and significance of education in Portugal.Dans cet article nous proposons une réflexion sur l’ouverture du système éducatif portugais aux principes de privatisation, compétitivité et d’accountability et sur le débat qui a accompagné ce processus, en faisant appel à l’expérience de l’implémentation de ces mécanismes au Chili, un des pays au monde où la logique du marché dans le domaine éducatif s’est imposée avec le plus de vigueur. Nous commençons par rendre compte des pratiques et des discours mobilisés au Portugal pour stimuler la mercantilisation et la compétitivité. Ensuite, nous examinons le processus d’implémentation de ce modèle au Chili, où il est en place depuis plus de trente ans, et nous réfléchissons sur ses conséquences, parmi lesquelles la privatisation du système éducatif, l’augmentation de la ségrégation sociale et académique, les limites à la liberté de choix de l’école et l’appauvrissement du rôle de l’éducation. Finalement, nous discutons les similitudes et les différences entre ce processus dans les deux pays, en mettant en évidence les points de convergence discursive et les divergences structurelles en ce qui concerne la mise en oeuvre de ces politiques et en apportant des éléments qui permettront de promouvoir une discussion appuyée sur des fondements, ample et démocratique sur le rôle et le sens de l’éducation au Portugal.En este artículo reflexionamos sobre la permeabilidad del sistema escolar portugués de los principios de la privatización, la competencia y el accountability, y sobre el debate que ha acompañado este proceso, analizando la experiencia de la implementación de estos mecanismos en Chile, que puede ser considerado como uno de los países del mundo donde las lógicas de mercado han cobrado más fuerza. Para ello, se revisan en primer lugar los discursos y prácticas que se han desarrollado en Portugal para fomentar la mercantilización y la competencia. Posteriormente, se estudia el proceso de implementación y principales consecuencias del caso chileno, entre las que destacan la privatización del sistema, el aumento de la segregación socioeducativa y académica, la generación de una limitada libertad de elección y el empobrecimiento del rol de la educación que ha generado este modelo en más de 30 años de aplicación. Considerando esto, en la última sección se discuten las semejanzas y diferencias entre ambos países y procesos, mostrando la existencia de puntos de convergencia discursivos pero de diferencias estructurales en la forma de implementación de estas políticas, lo que permite entregar algunos elementos para la promoción de un discusión fundamentada, amplia y democrática sobre el papel y significado de la educación en Portugal.Edições Universitárias Lusófonas2016-10-28T11:18:59Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7407por1646-401XQuaresma, LuísaVillalobos, Cristobalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:33.806406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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