A importância da expressão plástica no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13389 |
Resumo: | A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula é uma realidade atual, pelo que é emergente compreender a melhor forma de proporcionar a estas crianças uma integração efetiva na escola e, nessa condição, desenvolverem as suas diferentes capacidades. A Expressão Plástica, enquanto área disciplinar artística constante do Currículo Específico Individual dos alunos com NEE de caráter permanente é, na nossa opinião, uma área que privilegiando a expressão livre e a inclusão, contribuiu para a concretização de aprendizagens que promovem a superação de dificuldades manifestadas por esses alunos. O presente estudo, enquadrado na área da Educação Especial e centrado no caso de uma criança com Síndrome de Down em contexto de sala de aula e em situação de acompanhamento individualizado nas disciplinas de Educação Visual e Artes Plásticas, pretende dar resposta à seguinte questão fundamental: Que importância poderá assumir a Expressão Plástica no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down? Sob o ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no modelo de investigação designado por estudo de caso, numa abordagem de tipo qualitativo, sendo que não podendo generalizar-se os resultados obtidos a todos os casos similares, pode contudo fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a casos semelhantes. |
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A importância da expressão plástica no desenvolvimento de crianças com síndrome de DownExpressão PlásticaIntegração EscolarCrianças DeficientesSindroma de DownNecessidades Educativas EspeciaisA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula é uma realidade atual, pelo que é emergente compreender a melhor forma de proporcionar a estas crianças uma integração efetiva na escola e, nessa condição, desenvolverem as suas diferentes capacidades. A Expressão Plástica, enquanto área disciplinar artística constante do Currículo Específico Individual dos alunos com NEE de caráter permanente é, na nossa opinião, uma área que privilegiando a expressão livre e a inclusão, contribuiu para a concretização de aprendizagens que promovem a superação de dificuldades manifestadas por esses alunos. O presente estudo, enquadrado na área da Educação Especial e centrado no caso de uma criança com Síndrome de Down em contexto de sala de aula e em situação de acompanhamento individualizado nas disciplinas de Educação Visual e Artes Plásticas, pretende dar resposta à seguinte questão fundamental: Que importância poderá assumir a Expressão Plástica no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down? Sob o ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no modelo de investigação designado por estudo de caso, numa abordagem de tipo qualitativo, sendo que não podendo generalizar-se os resultados obtidos a todos os casos similares, pode contudo fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a casos semelhantes.Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-Repositório ComumCampos, Isabel Maria de Almeida Correia2016-04-29T10:54:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13389201334399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:05.474195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula é uma realidade atual, pelo que é emergente compreender a melhor forma de proporcionar a estas crianças uma integração efetiva na escola e, nessa condição, desenvolverem as suas diferentes capacidades. A Expressão Plástica, enquanto área disciplinar artística constante do Currículo Específico Individual dos alunos com NEE de caráter permanente é, na nossa opinião, uma área que privilegiando a expressão livre e a inclusão, contribuiu para a concretização de aprendizagens que promovem a superação de dificuldades manifestadas por esses alunos. O presente estudo, enquadrado na área da Educação Especial e centrado no caso de uma criança com Síndrome de Down em contexto de sala de aula e em situação de acompanhamento individualizado nas disciplinas de Educação Visual e Artes Plásticas, pretende dar resposta à seguinte questão fundamental: Que importância poderá assumir a Expressão Plástica no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down? Sob o ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no modelo de investigação designado por estudo de caso, numa abordagem de tipo qualitativo, sendo que não podendo generalizar-se os resultados obtidos a todos os casos similares, pode contudo fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a casos semelhantes. |
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