Avaliação externa das escolas: conceções de educadoras de infância e um diretor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16565 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional |
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Avaliação externa das escolas: conceções de educadoras de infância e um diretorAvaliação externa das escolasConceçõesEducadoras de infânciaDiretorExternal evaluation of schoolsConceptionsEducatorsPrincipalDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalA avaliação como prática é frequente no dia a dia das organizações educativas. Em Portugal, através da Avaliação Externa das Escolas (AEE), são recolhidos dados em diferentes domínios, com vista à melhoria da qualidade das práticas educativas, mas também como forma de regulação e prestação de contas do que é feito. É a partir destes pressupostos que se desenvolveu a dissertação que tem como objetivos: mapear a produção académica realizada sobre a AEE, entre 2010 e 2021; caraterizar as perspetivas de educadoras de infância de um Agrupamento de Escolas de Lisboa sobre a avaliação externa das escolas e a relação com as suas práticas pedagógicas e identificar as estratégias adotadas, a partir dos discursos das educadoras e do diretor do agrupamento de escolas, que deram resposta aos problemas identificados pela AEE, que se realizou em 2016/2017. Metodologicamente foi realizado um estudo de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos através da análise documental e entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância e a um diretor. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para realizar a análise e a discussão de dados. A investigação evidencia uma perspetiva e uma memória positiva face à AEE pelos participantes no estudo. Apontam o trabalho colaborativo e em articulação e a reflexão da prática como consequências decorrentes do processo. Ainda assim, são críticos quanto ao papel da inspeção e sua ação durante a visita aos estabelecimentos educativos e a (não) consideração, na sua opinião, de dimensões geosociais no processo de avaliação.Education is a pervasive practice within educational organizations, playing a vital role in their day to day operations. In Portugal, the E xternal E valuati on of S chools ( is conducted to collect data across various domains, with the overarching objective of enhancing the quality of educational practices. Furthermore, this evaluation serves as a regulatory and accountability mechanism for educational acti vities. Based on these premises, the current dissertation aims to accomplish three primary objectives. Firstly, it seeks to conduct a systematic review of academic literature pertaining to the ESA conducted between 2010 and 2021. Secondly, it aims to explo re the perspectives of kindergarten teachers within a Lisbon School Grouping regarding the external evaluation of schools and its influence on their pedagogical practices. Lastly, the dissertation endeavours to identify the strategies employed by educators and the school grouping's director in response to the issues raised by the ESA during the 2016/2017 academic year. The chosen methodology for this study involves a qualitative approach, applying documentary analysis and semi structured interviews as the primary data collection techniques. The study encompasses three kindergarten teachers and one director, with content analysis serving as the analytical framework for data interpretation and subsequent discussion. The research findings indicate a positive o utlook and recollection of the ESA by the study participants. They highlight collaborative and coordinated work, as well as reflective practices, as direct outcomes of the evaluation process. However, they also express criticism regarding the role of the i nspectorate and their actions during the visit to educational establishments. Additionally, they believe that the evaluation process fails to adequately consider the geosocial dimensions, which, in their opinion, should be considered.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLFernandes, Ana Sofia Varela2023-10-17T09:59:18Z2023-10-062023-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16565TID:203363043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-18T02:15:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:55.640103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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