Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30567
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_bb70eedb84410869b4525822d72f90d6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhosStrategy and relationship in distribution channels of wineCooperaçãoDistribuiçãoEstratégiaMarketingPortugalRelacionamentoVinhosCooperationDistributionMarketingRelationshipStrategyWines658.8:663.21663.21:658.8Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaEsta dissertação analisa o desenvolvimento de estratégias de distribuição e explica os relacionamentos gerados no seio dos canais de distribuição de vinhos portugueses no mercado doméstico. O objetivo principal passa por compreender diferentes formas de cooperação entre os atores do sector, tendo em conta os seus objetivos estratégicos e o modo como os membros dos canais de distribuição se articulam e relacionam entre si por forma a melhorar a sua capacidade de ação no mercado. Foi adotada uma metodologia qualitativa através de um método pouco explorado, o método Delphi, que envolveu um painel de nove participantes. De forma complementar foram realizadas quatro entrevistas em profundidade a retalhistas do setor como forma de enriquecimento e validação dos resultados obtidos através do método Delphi. Os resultados alcançados permitiram identificar os formatos de distribuição mais relevantes, analisar os tipos de relacionamento que se estabelecem entre os diferentes membros dos canais de distribuição, identificar os principais desafios e oportunidades para estes membros, e identificar formatos de distribuição de vinhos com maior potencial de crescimento.This dissertation examines the development of distribution strategies and explains the relationships generated within the distribution channels of Portuguese wines in the domestic market. The main objective involves understanding different forms of cooperation between the actors of the sector, taking into account their strategic objectives and how the members of the distribution channels are organized and relate to each other in order to improve their capacity for action in the market. A qualitative methodology was adopted through an unexplored method, the Delphi method, which involved a panel of nine participants. Complementarily, four interviews in-depth were conducted to industry retailers, as a way to enrich and validate the results obtained through the Delphi method. The results obtained allow us to identify the most relevant distribution formats , analyze the types of relationships that are established between the different members of distribution channels , identify key challenges and opportunities for these members and to identify wine distribution formats with higher potential growth.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoMalheiro, Helena Maria Pereira da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30567por201081245info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:58.046536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
Strategy and relationship in distribution channels of wine
title Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
spellingShingle Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva
Cooperação
Distribuição
Estratégia
Marketing
Portugal
Relacionamento
Vinhos
Cooperation
Distribution
Marketing
Relationship
Strategy
Wines
658.8:663.21
663.21:658.8
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
title_full Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
title_fullStr Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
title_full_unstemmed Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
title_sort Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
author Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva
author_facet Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eiriz, Vasco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Distribuição
Estratégia
Marketing
Portugal
Relacionamento
Vinhos
Cooperation
Distribution
Marketing
Relationship
Strategy
Wines
658.8:663.21
663.21:658.8
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Cooperação
Distribuição
Estratégia
Marketing
Portugal
Relacionamento
Vinhos
Cooperation
Distribution
Marketing
Relationship
Strategy
Wines
658.8:663.21
663.21:658.8
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30567
url http://hdl.handle.net/1822/30567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201081245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132280171528192