Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30567 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_bb70eedb84410869b4525822d72f90d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30567 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhosStrategy and relationship in distribution channels of wineCooperaçãoDistribuiçãoEstratégiaMarketingPortugalRelacionamentoVinhosCooperationDistributionMarketingRelationshipStrategyWines658.8:663.21663.21:658.8Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaEsta dissertação analisa o desenvolvimento de estratégias de distribuição e explica os relacionamentos gerados no seio dos canais de distribuição de vinhos portugueses no mercado doméstico. O objetivo principal passa por compreender diferentes formas de cooperação entre os atores do sector, tendo em conta os seus objetivos estratégicos e o modo como os membros dos canais de distribuição se articulam e relacionam entre si por forma a melhorar a sua capacidade de ação no mercado. Foi adotada uma metodologia qualitativa através de um método pouco explorado, o método Delphi, que envolveu um painel de nove participantes. De forma complementar foram realizadas quatro entrevistas em profundidade a retalhistas do setor como forma de enriquecimento e validação dos resultados obtidos através do método Delphi. Os resultados alcançados permitiram identificar os formatos de distribuição mais relevantes, analisar os tipos de relacionamento que se estabelecem entre os diferentes membros dos canais de distribuição, identificar os principais desafios e oportunidades para estes membros, e identificar formatos de distribuição de vinhos com maior potencial de crescimento.This dissertation examines the development of distribution strategies and explains the relationships generated within the distribution channels of Portuguese wines in the domestic market. The main objective involves understanding different forms of cooperation between the actors of the sector, taking into account their strategic objectives and how the members of the distribution channels are organized and relate to each other in order to improve their capacity for action in the market. A qualitative methodology was adopted through an unexplored method, the Delphi method, which involved a panel of nine participants. Complementarily, four interviews in-depth were conducted to industry retailers, as a way to enrich and validate the results obtained through the Delphi method. The results obtained allow us to identify the most relevant distribution formats , analyze the types of relationships that are established between the different members of distribution channels , identify key challenges and opportunities for these members and to identify wine distribution formats with higher potential growth.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoMalheiro, Helena Maria Pereira da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30567por201081245info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:58.046536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos Strategy and relationship in distribution channels of wine |
title |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos |
spellingShingle |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva Cooperação Distribuição Estratégia Marketing Portugal Relacionamento Vinhos Cooperation Distribution Marketing Relationship Strategy Wines 658.8:663.21 663.21:658.8 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos |
title_full |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos |
title_fullStr |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos |
title_full_unstemmed |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos |
title_sort |
Estratégia e relacionamento em canais de distribuição de vinhos |
author |
Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva |
author_facet |
Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Eiriz, Vasco Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiro, Helena Maria Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Distribuição Estratégia Marketing Portugal Relacionamento Vinhos Cooperation Distribution Marketing Relationship Strategy Wines 658.8:663.21 663.21:658.8 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Cooperação Distribuição Estratégia Marketing Portugal Relacionamento Vinhos Cooperation Distribution Marketing Relationship Strategy Wines 658.8:663.21 663.21:658.8 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30567 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201081245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132280171528192 |