Aprendizagens essenciais, metas curriculares e problemas de inversão em matemática A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8745 |
Resumo: | Desde a introdução do décimo segundo ano, no ano letivo de 1980/81, que os programas de matemática sofreram algumas transformações. O programa de matemática via ensino vigorou desde 1980/81 até ao ano letivo de 1994/95. Era um programa bastante teórico sem qualquer recurso a tecnologias. A partir desse ano letivo até 2001/02 vigorou um programa que assentaria essencialmente nas novas tecnologias, passando a Lógica e a Teoria de conjuntos a serem conteúdos transversais no ensino da matemática. O raciocínio hipotético dedutivo passou a não ser essencial ao novo ensino da matemática, centrando-se mais o ensino na utilização da calculadora gráfica. Como consequência, os alunos que prosseguiam estudos tinham grandes dificuldades, principalmente nos cursos de engenharia e de matemática. Com a introdução do programa de 2001 pouco se alterou nesse aspeto. Assim, elaborou-se um programa com metas curriculares em 2014, no qual a Lógica e a Teoria de Conjuntos passassem a ser domínios independentes e lecionados no início do décimo ano, limitando-se a utilização da calculadora gráfica a domínios onde é essencial, como por exemplo, o estudo gráfico de funções e ao cálculo de alguns resultados numéricos (ex. cálculo de alguns valores numéricos de funções algébricas irracionais e funções transcendentes). A principal dificuldade dos docentes no cumprimento das metas era a sua extensão, daí o surgimento das aprendizagens essenciais. No entanto, devido à sua falta de clareza e aparente falta de elos de ligação, estas geraram alguma confusão, principalmente o facto de estar expresso que a Lógica passaria a ser um conteúdo transversal, não sendo verdade uma vez que a Lógica bivalente passou a ser aprendizagem essencial da disciplina de Filosofia. O principal objetivo desta dissertação é a elaboração de uma articulação cuidada das aprendizagens essenciais com as metas curriculares e propor exercícios de inversão de geometria analítica que se poderão estender a outros domínios. Tal advém do facto de nos cadernos de apoio do programa das metas de 2014 este tipo de exercícios serem inexistentes ou exíguos. |
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Aprendizagens essenciais, metas curriculares e problemas de inversão em matemática AMetas curricularesAprendizagens essenciaisGeometria analíticaProblemas de inversãoCurricular goalsEssential learningAnalytical geometryInversion exercisesDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasODS::04:Educação de QualidadeDesde a introdução do décimo segundo ano, no ano letivo de 1980/81, que os programas de matemática sofreram algumas transformações. O programa de matemática via ensino vigorou desde 1980/81 até ao ano letivo de 1994/95. Era um programa bastante teórico sem qualquer recurso a tecnologias. A partir desse ano letivo até 2001/02 vigorou um programa que assentaria essencialmente nas novas tecnologias, passando a Lógica e a Teoria de conjuntos a serem conteúdos transversais no ensino da matemática. O raciocínio hipotético dedutivo passou a não ser essencial ao novo ensino da matemática, centrando-se mais o ensino na utilização da calculadora gráfica. Como consequência, os alunos que prosseguiam estudos tinham grandes dificuldades, principalmente nos cursos de engenharia e de matemática. Com a introdução do programa de 2001 pouco se alterou nesse aspeto. Assim, elaborou-se um programa com metas curriculares em 2014, no qual a Lógica e a Teoria de Conjuntos passassem a ser domínios independentes e lecionados no início do décimo ano, limitando-se a utilização da calculadora gráfica a domínios onde é essencial, como por exemplo, o estudo gráfico de funções e ao cálculo de alguns resultados numéricos (ex. cálculo de alguns valores numéricos de funções algébricas irracionais e funções transcendentes). A principal dificuldade dos docentes no cumprimento das metas era a sua extensão, daí o surgimento das aprendizagens essenciais. No entanto, devido à sua falta de clareza e aparente falta de elos de ligação, estas geraram alguma confusão, principalmente o facto de estar expresso que a Lógica passaria a ser um conteúdo transversal, não sendo verdade uma vez que a Lógica bivalente passou a ser aprendizagem essencial da disciplina de Filosofia. O principal objetivo desta dissertação é a elaboração de uma articulação cuidada das aprendizagens essenciais com as metas curriculares e propor exercícios de inversão de geometria analítica que se poderão estender a outros domínios. Tal advém do facto de nos cadernos de apoio do programa das metas de 2014 este tipo de exercícios serem inexistentes ou exíguos.Since the introduction of the twelfth year in the 1980/81 school year, mathematics programs have undergone some changes. The mathematics program through education lasted from 1980/81 until the 1994/95 school year. It was a very theoretical program without any use of technology. From that school year until 2001/02, a program based essentially on new technologies was implemented, turning Logic and Set Theory into transversal contents in the teaching of mathematics. The deductive hypothetical reasoning was not essential to the new teaching of mathematics, focusing more on teaching the use of the graphing calculator. As a consequence, students pursuing studies had major difficulties, particularly in engineering and mathematics courses. With the introduction of the 2001 program little changed in this aspect. Thus, a program with curricular goals was drawn up in 2014, in which Logic and Set Theory became independent domains and taught at the beginning of the tenth year, limiting the use of the graphing calculator to domains where it is essential, such as for example, the graphical study of functions and the calculation of some numerical results (e.g. calculation of some numerical values of irrational algebraic functions and transcendent functions). The main difficulty for teachers in achieving the goals was their extension, hence the emergence of essential learning. However, due to its lack of clarity and apparent lack of connection links, these generated some confusion, mainly the fact that it is expressed that the Logic would become a transversal content, not being true once the bivalent Logic happened to be essential learning of the discipline of Philosophy. The main goal of this thesis is the elaboration of a careful articulation of the essential learning with the curricular goals and propose exercises of inversion of analytical geometry that can extend to other domains. This is due to the fact that in the supporting documents of the 2014 program, this type of exercise is non-existent or lacking.Araújo, JoãoRepositório AbertoReis, Carlos José Cardoso dos2019-11-11T14:02:58Z2019-10-252019-11-112019-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8745TID:202310779porReis, Carlos José Cardoso dos - Aprendizagens essenciais, metas curriculares e problemas de inversão em matemática A [Em linha]. 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