O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NATURAIS: IMPACTO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS NAS SUAS DINÂMICAS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31086 |
Resumo: | A promoção de um ensino de qualidade envolve desenvolver aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados, mobilizáveis para situações concretas, favorecendo, deste modo, o desenvolvimento de competências de nível elevado. Para tal desígnio, o XX Governo Constitucional português adaptou os programas escolares existentes no ensino básico, criando metas curriculares. Diversos agentes educativos assinalaram a extensão destes documentos curriculares, que inibiam a consolidação de aprendizagens, de competências de nível mais elevado e a inclusão de alunos com necessidades educativas específicas. Nesse sentido, o Governo seguinte promoveu a identificação das aprendizagens essenciais a partir das metas curriculares, articuladas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, nos termos da lei, as aprendizagens essenciais passaram a corresponder a um “conjunto de conhecimentos a adquirir, identificados como os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos, bem como de capacidades e atitudes a desenvolver obrigatoriamente por todos os alunos”. A génese das metas curriculares e das aprendizagens essenciais, na disciplina de Ciências Naturais, consagra um lugar privilegiado ao ensino experimental. O que está por saber é, efetivamente, o efeito que estes mesmos documentos curriculares tiveram na gestão dos processos de ensino e de aprendizagem, em particular na produção de materiais curriculares e na promoção, pelos professores, do ensino experimental das ciências. Daí que este estudo pretenda compreender o impacto que as metas curriculares e as aprendizagens essenciais tiveram na adoção desta metodologia. Adotou-se um desenho investigacional naturalístico, através de um desenho misto, através de estudo descritivo, analítico, transversal e exploratório. A metodologia preconizada inclui: a) análise de documentos curriculares e de manuais escolares, com foco no ensino experimental das ciências; b) inquérito por questionário e por entrevistas a professores de Ciências Naturais; c) elaboração de uma plataforma em linha de apoio ao ensino experimental das ciências. |
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