A educação para a cidadania digital em aula de inglês: um estudo no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vanessa Liliana Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36282
Resumo: A ubiquidade do mundo digital nos dias de hoje é indiscutível, fazendo este parte intrínseca do quotidiano dos jovens e adolescentes e constituindo um palco de ação, comunicação e criação. A educação para a cidadania digital deve, por conseguinte, ocupar um lugar de destaque no currículo escolar, promovendo, por exemplo a reflexão acerca dos hábitos e atitudes online das crianças e jovens e eventual reformulação dos mesmos. Este processo é essencial para a manutenção de um estilo de vida digital saudável e consciente. O presente relatório propõe-se demonstrar que o processo em questão pode ser desenvolvido no âmbito do ensino da língua inglesa, sendo a aula de inglês apresentada como uma plataforma interlinguística e intercultural ideal para a discussão de temas associados à cidadania digital. A questão de investigação em causa é, assim, como desenvolver a cidadania digital em sala de aula de inglês no ensino secundário? Procurou-se dar resposta à mesma através da implementação de um projeto didático numa turma do 10.º ano de escolaridade numa escola do distrito do Porto, no contexto do qual os participantes foram confrontados com vários aspetos da educação para a cidadania digital ao longo de cinco sessões num total de 420 minutos. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível constatar que apesar de os participantes serem ávidos utilizadores do mundo digital, desconheciam vários dos conceitos e conteúdos abordados. Ao longo do projeto didático, foi-lhes possível refletir criticamente e desenvolver novos conhecimentos relativos a consequências nefastas do uso excessivo das tecnologias digitais, à área da segurança digital e a questões relacionadas com a conduta que se deve adotar quando online. Além disso, constatou-se que um número considerável de alunos ajustou a sua rotina digital com base nas novas competências desenvolvidas, procurando ativamente rever as suas definições de privacidade ou reduzir o seu screen time a fim de alcançar o equilíbrio digital. Comprova-se, por conseguinte, que o desenvolvimento da cidadania digital em sala de aula de inglês no ensino secundário pode revelar-se vital para o crescimento do jovem/adolescente como cidadão digitalmente mais responsável e é exequível através da implementação de projetos didáticos em que se dê preferência a estratégias de aprendizagem ativa e se promova práticas de autorreflexão que permitam aos jovens e adolescentes agir, comunicar e criar online como cidadãos digitais ativos e conscientes.
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O presente relatório propõe-se demonstrar que o processo em questão pode ser desenvolvido no âmbito do ensino da língua inglesa, sendo a aula de inglês apresentada como uma plataforma interlinguística e intercultural ideal para a discussão de temas associados à cidadania digital. A questão de investigação em causa é, assim, como desenvolver a cidadania digital em sala de aula de inglês no ensino secundário? Procurou-se dar resposta à mesma através da implementação de um projeto didático numa turma do 10.º ano de escolaridade numa escola do distrito do Porto, no contexto do qual os participantes foram confrontados com vários aspetos da educação para a cidadania digital ao longo de cinco sessões num total de 420 minutos. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível constatar que apesar de os participantes serem ávidos utilizadores do mundo digital, desconheciam vários dos conceitos e conteúdos abordados. Ao longo do projeto didático, foi-lhes possível refletir criticamente e desenvolver novos conhecimentos relativos a consequências nefastas do uso excessivo das tecnologias digitais, à área da segurança digital e a questões relacionadas com a conduta que se deve adotar quando online. Além disso, constatou-se que um número considerável de alunos ajustou a sua rotina digital com base nas novas competências desenvolvidas, procurando ativamente rever as suas definições de privacidade ou reduzir o seu screen time a fim de alcançar o equilíbrio digital. Comprova-se, por conseguinte, que o desenvolvimento da cidadania digital em sala de aula de inglês no ensino secundário pode revelar-se vital para o crescimento do jovem/adolescente como cidadão digitalmente mais responsável e é exequível através da implementação de projetos didáticos em que se dê preferência a estratégias de aprendizagem ativa e se promova práticas de autorreflexão que permitam aos jovens e adolescentes agir, comunicar e criar online como cidadãos digitais ativos e conscientes.The ubiquity of the digital world in this day and age is undeniable as an intrinsic part of the daily life of teens and youth in general as a stage of action, communication and creation. Digital citizenship education should therefore occupy a prominent place in school curricula, thus promoting, for instance, reflection on online habits and attitudes by children and young people and their eventual overhaul. This is an essential project for maintaining a healthy and mindful digital lifestyle. This report aims to demonstrate that this process can be developed within the scope of the teaching of English, thus presenting the English classroom as an interlinguistic and intercultural plataform, which is ideal for the discussion of topics associated with digital citizenship. The research question is therefore how to develop digital citizenship in the English classroom in the context of secondary education? Answers were sought through the implementation of a didactic project on a 10th grade class in a school located in the district of Porto, where the participants were confronted with several aspects of digital citizensip education throughout five sessions in a total of 420 minutes. Based on the analysis of the data collected, it can be said that despite the participants’ avid use of the digital world, their knowledge of the various concepts and notions approached was incomplete. During the course of the didactic project, they were able to reflect critically aand develop new knowledge related to nefarious consequences of the excessive use of digital technology, the area of online safety and matters concerning the attitudes one should take when online. Besides, it was possible to conclude that a considerable number of students made alterations to their digital routine based on the recently developed skills, actively seeking to adjust their privacy settings or reduce their screen time in order to achieve digital balance. Consequently, it has been shown beyond doubt that digital citizenship development in the English classroom in the contexto of secondary education can turn out to be vital for the maturing of the youngster/teenager as a more digitally responsible citizen and it is feasible through the implementation of didactic projects in which active learning strategies are favoured and self-reflection practices are promoted, thus allowing young people and teenagers to act, communicate and create online as active and mindful digital citizens.2024-12-16T00:00:00Z2022-12-09T00:00:00Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36282porFernandes, Vanessa Liliana Marquesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:00Zoai:ria.ua.pt:10773/36282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:09.543403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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