Redesenho dos selos V-Label: rebranding para a certificação de produtos veganos e vegetarianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Simões de Carvalho e Monteiro da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37114
Resumo: A presente dissertação é resultado da deteção de um problema de identificação e distinção dos selos de qualidade do programa de certificação da V-Label, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol do movimento plant-based. A certificação oferecida é constituída por 2 selos, sendo que um identifica e garante que os produtos com aquele selo são vegetarianos, enquanto o outro garante que é um produto vegano. No entanto, os dois são tão semelhantes, que existe uma grande probabilidade de gerar confusão no momento da aquisição do produto. A dissertação insere-se na área do design gráfico e da comunicação, refletindo sobre a forma de se pode obter a união entre o sentido familiar de uma identidade já amplamente reconhecida com soluções que a comuniquem de forma mais clara e eficiente, reforçando a confiança na marca. A V-Label apresenta-se assim como meio para a reflexão sobre o contributo do design para o movimento plant-based, que por questões éticas, ecológicas e sociais deve ser impulsionado e ajudado a crescer. O enquadramento teórico recai no estudo do contexto social no que toca ao crescimento no número de adeptos de dietas à base de plantas, no papel desempenhado pelas organizações em prol do movimento plant-based e a sua gestão de selos de qualidade e certificação como ferramenta de apoio a esse mesmo crescimento. São também apresentados estudos de casos relevantes para a temática projetual. Por sua vez, os pressupostos desta sustentação são aplicados ao objeto de estudo: a V-Label. Na parte projetual desta dissertação, apresenta-se o desenvolvimento e proposta de redesenho para os selos vegano e vegetariano da V-Label e a sua consequente validação por parte do consumidor. Pretende-se, com as soluções projetuais apresentadas, corrigir o problema detetado inicialmente através de uma melhor e mais eficaz identificação e distinção entre produtos veganos e vegetarianos, o que demonstra a importância que o design pode ter para o crescimento e maior visibilidade do movimento plant-based.
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