Redesenho dos selos V-Label: rebranding para a certificação de produtos veganos e vegetarianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37114 |
Resumo: | A presente dissertação é resultado da deteção de um problema de identificação e distinção dos selos de qualidade do programa de certificação da V-Label, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol do movimento plant-based. A certificação oferecida é constituída por 2 selos, sendo que um identifica e garante que os produtos com aquele selo são vegetarianos, enquanto o outro garante que é um produto vegano. No entanto, os dois são tão semelhantes, que existe uma grande probabilidade de gerar confusão no momento da aquisição do produto. A dissertação insere-se na área do design gráfico e da comunicação, refletindo sobre a forma de se pode obter a união entre o sentido familiar de uma identidade já amplamente reconhecida com soluções que a comuniquem de forma mais clara e eficiente, reforçando a confiança na marca. A V-Label apresenta-se assim como meio para a reflexão sobre o contributo do design para o movimento plant-based, que por questões éticas, ecológicas e sociais deve ser impulsionado e ajudado a crescer. O enquadramento teórico recai no estudo do contexto social no que toca ao crescimento no número de adeptos de dietas à base de plantas, no papel desempenhado pelas organizações em prol do movimento plant-based e a sua gestão de selos de qualidade e certificação como ferramenta de apoio a esse mesmo crescimento. São também apresentados estudos de casos relevantes para a temática projetual. Por sua vez, os pressupostos desta sustentação são aplicados ao objeto de estudo: a V-Label. Na parte projetual desta dissertação, apresenta-se o desenvolvimento e proposta de redesenho para os selos vegano e vegetariano da V-Label e a sua consequente validação por parte do consumidor. Pretende-se, com as soluções projetuais apresentadas, corrigir o problema detetado inicialmente através de uma melhor e mais eficaz identificação e distinção entre produtos veganos e vegetarianos, o que demonstra a importância que o design pode ter para o crescimento e maior visibilidade do movimento plant-based. |
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Redesenho dos selos V-Label: rebranding para a certificação de produtos veganos e vegetarianosSelo de certificaçãoComunicaçãoRebrandingVeganismo e vegetarianismoDietas plant-basedONGsIdentidadeA presente dissertação é resultado da deteção de um problema de identificação e distinção dos selos de qualidade do programa de certificação da V-Label, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol do movimento plant-based. A certificação oferecida é constituída por 2 selos, sendo que um identifica e garante que os produtos com aquele selo são vegetarianos, enquanto o outro garante que é um produto vegano. No entanto, os dois são tão semelhantes, que existe uma grande probabilidade de gerar confusão no momento da aquisição do produto. A dissertação insere-se na área do design gráfico e da comunicação, refletindo sobre a forma de se pode obter a união entre o sentido familiar de uma identidade já amplamente reconhecida com soluções que a comuniquem de forma mais clara e eficiente, reforçando a confiança na marca. A V-Label apresenta-se assim como meio para a reflexão sobre o contributo do design para o movimento plant-based, que por questões éticas, ecológicas e sociais deve ser impulsionado e ajudado a crescer. O enquadramento teórico recai no estudo do contexto social no que toca ao crescimento no número de adeptos de dietas à base de plantas, no papel desempenhado pelas organizações em prol do movimento plant-based e a sua gestão de selos de qualidade e certificação como ferramenta de apoio a esse mesmo crescimento. São também apresentados estudos de casos relevantes para a temática projetual. Por sua vez, os pressupostos desta sustentação são aplicados ao objeto de estudo: a V-Label. Na parte projetual desta dissertação, apresenta-se o desenvolvimento e proposta de redesenho para os selos vegano e vegetariano da V-Label e a sua consequente validação por parte do consumidor. Pretende-se, com as soluções projetuais apresentadas, corrigir o problema detetado inicialmente através de uma melhor e mais eficaz identificação e distinção entre produtos veganos e vegetarianos, o que demonstra a importância que o design pode ter para o crescimento e maior visibilidade do movimento plant-based.The present dissertation is the result of identifying a problem when it comes to the visual distinction between the labels that belong to the certification program of V-Label, a non-profit that advocates for the plant-based movement. The program offers 2 labels, one identifying and guaranteeing that a product is vegan, while the other guarantees that the product is vegetarian. However, the two labels are so similar that there is a high possibility of mixing them while shopping. This dissertation is focused on the area of graphic design and communication, reflecting on how to pair a sense of familiarity of an already recognized identity with new solutions that communicate more clearly and efficiently, reinforcing consumers’ trust in the brand. The V-Label presents itself as a means of reflecting on the contribution of design for boosting the plant-based movement, which must be encouraged for ethical, ecological and social reasons. The theoretical research focuses on the social context with regard to the growth in the number of people following a plantbased diet, the role of nonprofits that advocate for the plantbased movement and the certification programs and labeling as tools to support such growth. Relevant case studies are also presented. The findings are then applied to the subject of study: V-Label. In the design project part of this dissertation, we present the development and redesign proposal for the V-Label’s vegan and vegetarian labels and their consequent validation by the consumer. It is intended that the presented solutions fix the perceived initial problem, allowing for a more efficient identification and distinction between vegan and vegetarian products, which demonstrates the importance of design for the growth and visibility of the plant-based movement.2023-04-17T12:37:48Z2022-10-19T00:00:00Z2022-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37114porSilva, Joana Simões de Carvalho e Monteiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:03Zoai:ria.ua.pt:10773/37114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:32.495293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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