Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16503 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia. |
id |
RCAP_bba6f9d6e1c791b35d46cc9e79559d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioUma viagem à escolaPlanificaçãoReflexão sobre a práticaPrática de ensino supervisionadaPercursoPlanningReflection on PracticeSupervised Teaching PracticeCourseDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia.This Internship Report, prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice Unit integrated in the 2nd year of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic and Portuguese Education and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Education Basic, aims to present the course of the master's degree developed in a school of the 1st and 2nd CEB. Thus, this internship report exposes the experiences experienced by the master student, as a teacher in formation, in an educational context, revealing the action developed in ESP, in which theory and practice are articulated, supported by the reflective cycle. Planning thus emerges as a guiding and regulating instrument for classroom intervention. This document will also portray the development of projects outside the classroom, as well as the investigative component about spelling.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSousa, Maria ElisaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Diogo Filipe Pires2020-11-24T15:03:21Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16503TID:202767566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:10.049746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Uma viagem à escola |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Gomes, Diogo Filipe Pires Planificação Reflexão sobre a prática Prática de ensino supervisionada Percurso Planning Reflection on Practice Supervised Teaching Practice Course Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Gomes, Diogo Filipe Pires |
author_facet |
Gomes, Diogo Filipe Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria Elisa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Diogo Filipe Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planificação Reflexão sobre a prática Prática de ensino supervisionada Percurso Planning Reflection on Practice Supervised Teaching Practice Course Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Planificação Reflexão sobre a prática Prática de ensino supervisionada Percurso Planning Reflection on Practice Supervised Teaching Practice Course Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-11-24T15:03:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16503 TID:202767566 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16503 |
identifier_str_mv |
TID:202767566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131452786343936 |