Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diogo Filipe Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16503
Resumo: O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia.
id RCAP_bba6f9d6e1c791b35d46cc9e79559d00
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioUma viagem à escolaPlanificaçãoReflexão sobre a práticaPrática de ensino supervisionadaPercursoPlanningReflection on PracticeSupervised Teaching PracticeCourseDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia.This Internship Report, prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice Unit integrated in the 2nd year of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic and Portuguese Education and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Education Basic, aims to present the course of the master's degree developed in a school of the 1st and 2nd CEB. Thus, this internship report exposes the experiences experienced by the master student, as a teacher in formation, in an educational context, revealing the action developed in ESP, in which theory and practice are articulated, supported by the reflective cycle. Planning thus emerges as a guiding and regulating instrument for classroom intervention. This document will also portray the development of projects outside the classroom, as well as the investigative component about spelling.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSousa, Maria ElisaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Diogo Filipe Pires2020-11-24T15:03:21Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16503TID:202767566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:10.049746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Uma viagem à escola
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Gomes, Diogo Filipe Pires
Planificação
Reflexão sobre a prática
Prática de ensino supervisionada
Percurso
Planning
Reflection on Practice
Supervised Teaching Practice
Course
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Gomes, Diogo Filipe Pires
author_facet Gomes, Diogo Filipe Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria Elisa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Diogo Filipe Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Planificação
Reflexão sobre a prática
Prática de ensino supervisionada
Percurso
Planning
Reflection on Practice
Supervised Teaching Practice
Course
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Planificação
Reflexão sobre a prática
Prática de ensino supervisionada
Percurso
Planning
Reflection on Practice
Supervised Teaching Practice
Course
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-11-24T15:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16503
TID:202767566
url http://hdl.handle.net/10400.22/16503
identifier_str_mv TID:202767566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131452786343936