Pequenos prodígios da matemática por descobrir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Silva Abreu de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10544
Resumo: O presente relatório surge com o culminar da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, inserida no programa curricular do mestrado em 1.o ciclo do ensino básico e matemática e ciências no 2.o ciclo do ensino básico, mais concretamente, da validação para a obtenção do grau de mestre. Este relatório é um espelho de toda a prática de ensino supervisionada, na medida em que a descreve de um modo reflexivo, articulando os conhecimentos teóricos com esta mesma prática. Todo este processo se orientou por quatro momentos essenciais: a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Importa reforçar que todos estes momentos se revelaram fulcrais, insubstituíveis e articulados entre si. Articulado com a prática letiva surge o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, seguindo a metodologia de investigação-ação, centrado na aprendizagem da matemática. Neste projeto foram preocupações da mestranda compreender as causas do insucesso na disciplina de matemática e procurar possíveis respostas para as dificuldades reveladas pelos estudantes na aprendizagem da matemática. Ao longo deste caminho revelaram-se fundamentais as aprendizagens e reflexões desenvolvidas em duplo par pedagógico, com orientadores cooperantes e supervisores institucionais que sempre marcaram pela excelência e exigência.
id RCAP_62c6f5bf9c0dc383f072f7eafacc5e9b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pequenos prodígios da matemática por descobrirPrática de ensino supervisionadaReflexãoPlanificaçãoAprendizagemSupervised teaching practiceReflectionPlanningLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge com o culminar da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, inserida no programa curricular do mestrado em 1.o ciclo do ensino básico e matemática e ciências no 2.o ciclo do ensino básico, mais concretamente, da validação para a obtenção do grau de mestre. Este relatório é um espelho de toda a prática de ensino supervisionada, na medida em que a descreve de um modo reflexivo, articulando os conhecimentos teóricos com esta mesma prática. Todo este processo se orientou por quatro momentos essenciais: a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Importa reforçar que todos estes momentos se revelaram fulcrais, insubstituíveis e articulados entre si. Articulado com a prática letiva surge o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, seguindo a metodologia de investigação-ação, centrado na aprendizagem da matemática. Neste projeto foram preocupações da mestranda compreender as causas do insucesso na disciplina de matemática e procurar possíveis respostas para as dificuldades reveladas pelos estudantes na aprendizagem da matemática. Ao longo deste caminho revelaram-se fundamentais as aprendizagens e reflexões desenvolvidas em duplo par pedagógico, com orientadores cooperantes e supervisores institucionais que sempre marcaram pela excelência e exigência.This report comes with the culmination of the curricular unit of the supervised teaching practice, inserted in the curricular program of the masters program in the 1st cycle of ensino básico and math and science in the 2nd cycle of ensino básico, more specifically, the validation for the Obtaining the master's degree. This report mirrors the whole practice of supervised teaching insofar as it describes it in a reflective way, articulating theoretical knowledge with this same practice. This whole process was guided by four essential moments: observation, planning, action and reflection. It is important to emphasize that all these moments have proved to be central, irreplaceable and interrelated. Articulated with the teaching practice arises the research project developed by the master student, following the action-research methodology, centered in the learning of mathematics. In this project it was the teacher's concerns to understand the causes of failure in the mathematics discipline and to look for possible answers to the difficulties revealed by the students in the learning of mathematics. Throughout this path, the learning and reflections developed in a double pedagogical pair, with cooperating supervisors and institutional supervisors that have always been marked by excellence and exigency, have proved to be fundamental.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, Nuno Miguel Pinto daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Mariana Silva Abreu de2017-11-27T11:51:32Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10544TID:201765489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:57.066404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pequenos prodígios da matemática por descobrir
title Pequenos prodígios da matemática por descobrir
spellingShingle Pequenos prodígios da matemática por descobrir
Sousa, Mariana Silva Abreu de
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Planificação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Reflection
Planning
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pequenos prodígios da matemática por descobrir
title_full Pequenos prodígios da matemática por descobrir
title_fullStr Pequenos prodígios da matemática por descobrir
title_full_unstemmed Pequenos prodígios da matemática por descobrir
title_sort Pequenos prodígios da matemática por descobrir
author Sousa, Mariana Silva Abreu de
author_facet Sousa, Mariana Silva Abreu de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nuno Miguel Pinto da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mariana Silva Abreu de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Planificação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Reflection
Planning
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Planificação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Reflection
Planning
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge com o culminar da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, inserida no programa curricular do mestrado em 1.o ciclo do ensino básico e matemática e ciências no 2.o ciclo do ensino básico, mais concretamente, da validação para a obtenção do grau de mestre. Este relatório é um espelho de toda a prática de ensino supervisionada, na medida em que a descreve de um modo reflexivo, articulando os conhecimentos teóricos com esta mesma prática. Todo este processo se orientou por quatro momentos essenciais: a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Importa reforçar que todos estes momentos se revelaram fulcrais, insubstituíveis e articulados entre si. Articulado com a prática letiva surge o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, seguindo a metodologia de investigação-ação, centrado na aprendizagem da matemática. Neste projeto foram preocupações da mestranda compreender as causas do insucesso na disciplina de matemática e procurar possíveis respostas para as dificuldades reveladas pelos estudantes na aprendizagem da matemática. Ao longo deste caminho revelaram-se fundamentais as aprendizagens e reflexões desenvolvidas em duplo par pedagógico, com orientadores cooperantes e supervisores institucionais que sempre marcaram pela excelência e exigência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27T11:51:32Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10544
TID:201765489
url http://hdl.handle.net/10400.22/10544
identifier_str_mv TID:201765489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131405384417280