Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4113 |
Resumo: | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. |
id |
RCAP_bba9045a56a00105f59c8ec6e4d4b5fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4113 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superiorSatisfaction with life and student engagement in higher educationSatisfação com a VidaEnvolvimento AcadémicoRendimento AcadémicoAnálise de DadosII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: No ensino não superior, sentimentos de bem-estar, de integração e de compromisso pressupõem resultados académicos e comportamentais mais enriquecidos, consequência das relações positivas entre o aluno e a instituição escolar. Neste trabalho, procura-se perceber se o mesmo tipo de situação tende a ocorrer no ensino superior. OBJETIVOS: Averiguar eventuais associações entre: satisfação com a vida e envolvimento dos estudante do ensino superior. Paralelamente, estuda-se a relação entre cada uma destas varáveis e o rendimento académico dos estudantes. METODOLOGIA: A amostra é constituída por 253 estudantes da Universdade dos Açores (95 do género masculino e 158 do feminino), inscritos em cursos de diferentes áreas científicas. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico, da Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e da Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), e tratados através de métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Foram encontradas, na amostra, correlações positivas baixas entre a pontuação obtida na EASVE e as pontuações obtidas na EAE-E4D e nas suas subescalas. Foram também encontradas correlações positivas baixas entre o rendimento académico dos estudantes e as pontuações obtidas na EAE-E4D; e nas quatro dimensões da EAE-E4D. A análise de correspondências Múltiplas (ACM) fez ressaltar três perfis: estudantes com um menor envolvimento académico, pontuações mais baixas nas dimensões Agenciativa e Cognitiva da EAE-E4D, pontuações médias na dimensão Afetiva da EAE-E4D e na EASVE e resultados académicos "Fracos/Médios"; estudantes com um alto envolvimento académico, pontuações mais elevadas nas dimensões Agenciativa, Afetiva e Cognitiva da EAE-E4D e na EASVE e rendimento académico "bom"; estudantes com pontuações baixas na EASVE e na dimensão Afetiva da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo evidenciam associações entre a satisfação com a vida, o envolvimento dos estudantes e o rendimento académico.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSousa, Áurea2017-04-24T15:47:34Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4113porCaldeira, S. & Sousa, A. (2016). "Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 893-906). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:38.782589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior Satisfaction with life and student engagement in higher education |
title |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior |
spellingShingle |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior Caldeira, Suzana Nunes Satisfação com a Vida Envolvimento Académico Rendimento Académico Análise de Dados |
title_short |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior |
title_full |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior |
title_fullStr |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior |
title_sort |
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior |
author |
Caldeira, Suzana Nunes |
author_facet |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Áurea |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação com a Vida Envolvimento Académico Rendimento Académico Análise de Dados |
topic |
Satisfação com a Vida Envolvimento Académico Rendimento Académico Análise de Dados |
description |
II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z 2017-04-24T15:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4113 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caldeira, S. & Sousa, A. (2016). "Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 893-906). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9. 978-989-8753-35-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130720690503680 |