Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Áurea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4113
Resumo: II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
id RCAP_bba9045a56a00105f59c8ec6e4d4b5fd
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superiorSatisfaction with life and student engagement in higher educationSatisfação com a VidaEnvolvimento AcadémicoRendimento AcadémicoAnálise de DadosII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: No ensino não superior, sentimentos de bem-estar, de integração e de compromisso pressupõem resultados académicos e comportamentais mais enriquecidos, consequência das relações positivas entre o aluno e a instituição escolar. Neste trabalho, procura-se perceber se o mesmo tipo de situação tende a ocorrer no ensino superior. OBJETIVOS: Averiguar eventuais associações entre: satisfação com a vida e envolvimento dos estudante do ensino superior. Paralelamente, estuda-se a relação entre cada uma destas varáveis e o rendimento académico dos estudantes. METODOLOGIA: A amostra é constituída por 253 estudantes da Universdade dos Açores (95 do género masculino e 158 do feminino), inscritos em cursos de diferentes áreas científicas. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico, da Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e da Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), e tratados através de métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Foram encontradas, na amostra, correlações positivas baixas entre a pontuação obtida na EASVE e as pontuações obtidas na EAE-E4D e nas suas subescalas. Foram também encontradas correlações positivas baixas entre o rendimento académico dos estudantes e as pontuações obtidas na EAE-E4D; e nas quatro dimensões da EAE-E4D. A análise de correspondências Múltiplas (ACM) fez ressaltar três perfis: estudantes com um menor envolvimento académico, pontuações mais baixas nas dimensões Agenciativa e Cognitiva da EAE-E4D, pontuações médias na dimensão Afetiva da EAE-E4D e na EASVE e resultados académicos "Fracos/Médios"; estudantes com um alto envolvimento académico, pontuações mais elevadas nas dimensões Agenciativa, Afetiva e Cognitiva da EAE-E4D e na EASVE e rendimento académico "bom"; estudantes com pontuações baixas na EASVE e na dimensão Afetiva da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo evidenciam associações entre a satisfação com a vida, o envolvimento dos estudantes e o rendimento académico.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSousa, Áurea2017-04-24T15:47:34Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4113porCaldeira, S. & Sousa, A. (2016). "Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 893-906). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:38.782589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
Satisfaction with life and student engagement in higher education
title Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
spellingShingle Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
Caldeira, Suzana Nunes
Satisfação com a Vida
Envolvimento Académico
Rendimento Académico
Análise de Dados
title_short Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
title_full Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
title_fullStr Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
title_full_unstemmed Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
title_sort Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
author Caldeira, Suzana Nunes
author_facet Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
author_role author
author2 Sousa, Áurea
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação com a Vida
Envolvimento Académico
Rendimento Académico
Análise de Dados
topic Satisfação com a Vida
Envolvimento Académico
Rendimento Académico
Análise de Dados
description II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-04-24T15:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4113
url http://hdl.handle.net/10400.3/4113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldeira, S. & Sousa, A. (2016). "Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 893-906). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.
978-989-8753-35-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130720690503680