Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Áurea, Silva, Osvaldo, Mendes, Maria, Martins, Maria J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4076
Resumo: II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
id RCAP_3dc26aebdfb5e83fd6c3135be6c3180e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudanteGender relationships, experiences of hazing and student’s engagement at higher educationPraxesViolência de GéneroEnvolvimento AcadémicoAnálise de DadosII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A transição para o ensino superior é indicada como um marco com significado na vida do estudante. Associada a essa transição surgem as praxes, apontadas por alguns como facilitadores do envolvimento do caloiro na organização. Mas há discordância desta visão dos acontecimentos que, associada a incidentes graves vindos a público, terão contribuído para se iniciarem, no nosso país, desta problemática. OBJETIVOS: Uma das variáveis estudadas neste âmbito respeita à violência interpares, nomeadamente nas relações de género. Neste trabalho, procura-se aferir perceções de estudantes sobre a violência nas relações de género, tentando-se descortinar eventuais associações com: opiniões relativas às praxes; bem-estar na vida; e sentimento de pertença à universidade. METODOLOGIA: 253 estudantes da Universidade dos Açore (37.5% rapazes e 62.5% raparigas). O protocolo de recolha de dados inclui variáveis sociodemográficas, a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), a Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), a Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D). Os dados foram submetidos a métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Os rapazes legitimam mais a violência de género, sendo as diferenças significativas em três das subescalas da EAVN. Existem correlações negativas fracas entre as pontuações obtidas em cada uma das subescalas da EAVN e a pontuação total da EASBPES, a pontuação total da EASVE e a pontuação total da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os estudantes que menos legitimam a violência de género tendem a ter uma opinião mais favorável em relação às praxes, a estar mais satisfeitos com a vida e a apresentar níveis mais elevados de sentimento de pertença à Universidade. Provavelmente, sentem os rituais de entrada como um acontecimento divertido e de acolhimento por parte dos veteranos.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaSilva, OsvaldoMendes, MariaMartins, Maria J.2017-04-10T09:53:12Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4076porCaldeira, S. N., Sousa, A., Silva, O., Mendes, M., Martins, M. J. (2016). "Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 600-618). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.978-989-8753-34-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:19Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:37.041420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
Gender relationships, experiences of hazing and student’s engagement at higher education
title Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
spellingShingle Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
Caldeira, Suzana Nunes
Praxes
Violência de Género
Envolvimento Académico
Análise de Dados
title_short Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
title_full Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
title_fullStr Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
title_full_unstemmed Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
title_sort Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante
author Caldeira, Suzana Nunes
author_facet Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author_role author
author2 Sousa, Áurea
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Silva, Osvaldo
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
dc.subject.por.fl_str_mv Praxes
Violência de Género
Envolvimento Académico
Análise de Dados
topic Praxes
Violência de Género
Envolvimento Académico
Análise de Dados
description II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-04-10T09:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4076
url http://hdl.handle.net/10400.3/4076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldeira, S. N., Sousa, A., Silva, O., Mendes, M., Martins, M. J. (2016). "Relações de género, vivências das praxes, satisfação com a vida e envolvimento do estudante". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 600-618). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.
978-989-8753-34-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130719461572608