Reconhecimento de palavras e velocidade de leitura de texto : um estudo com medidas repetidas no ensino primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Filipe, Carminda Sofia Fernandes, Moniz, António Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30623
Resumo: De entre os diversos processos envolvidos na velocidade com que os sujeitos lêem textos apropriados à idade, o reconhecimento individual de palavras parece desempenhar um papel de especial relevo. Neste trabalho, é apresentado um estudo sobre a relação entre o reconhecimento de palavras isoladas com tipologias específicas (palavras frequentes, palavras raras, pseudopalavras, palavras regulares e palavras irregulares) e a velocidade de leitura de texto em três momentos ao longo do tempo. Participaram no estudo 92 alunos do 1.º e do 2.º ano de escolaridade. As crianças foram avaliadas no final do 1.º ano de escolaridade, a meio do 2.º ano de escolaridade e no final do 2.º ano. De uma forma geral, os resultados evidenciaram que a velocidade de leitura de palavras isoladas constitui um excelente preditor da velocidade de leitura de texto nos diferentes momentos de avaliação. Contudo, a evidência quanto ao valor preditivo da velocidade de leitura de um tipo específico de palavras relativamente à velocidade da leitura de texto é equívoco. Subsidiariamente, a análise da estabilidade (tracking) das mudanças intraindividuais nas diferenças interindividuais, no que diz respeito à velocidade de leitura de texto, permitiu determinar que os valores iniciais de desempenho na velocidade de leitura de texto condicionam os valores finais da velocidade leitora, mas não para todos os sujeitos.
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