O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/32129 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical. |
id |
RCAP_bbaea60c9341acdb9fd3996d14dbc946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/32129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O movimento como motivação nas aulas de Educação MusicalEducação musicalPrática de Ensino SupervisionadaMovimentoCantarInstrumentos musicais OrffFlauta de biselMusic educationSupervised Teaching PracticeMovementSingOrff Musical InstrumentsBevel FluteDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical.This internship report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice course, held in the academic year 2016/2017, an integral component of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd cycle). This report aims to describe in an objective, clear, reflective and critical manner all the experiences lived in the field as a musical education trainee teacher. This report is divided into five chapters. In the first chapter is made brief contextualization of the musical education class, addressing the main objectives of the discipline, its guiding principles and the current curriculum. The following chapter describes the characterization of the school in which I completed my internship, addressing the school population, its educational project and also the characteristics of the music education room. In the third chapter is addressed, descriptively, reflectively and critically, the whole experience during my Supervised Teaching Practice, divided by the observed and taught classes; and extracurricular activities. The following chapter is a personal reflection on my participation in the research project entitled "What song to sing to educate?", theme proposed by supervising Professor João Nogueira and conducted jointly with my colleagues in the second year of the master's degree. To conclude this report, the last chapter is a reflection resulting from my entire participation in the internship as a music education trainee teacher.Figueiredo, IsabelNogueira, JoãoRUNAlmeida, Joana Filipa Escudeiro2021-10-09T00:30:16Z2018-01-232017-10-092018-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/32129TID:201851717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:17:54Zoai:run.unl.pt:10362/32129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:49.223705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
title |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
spellingShingle |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical Almeida, Joana Filipa Escudeiro Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Movimento Cantar Instrumentos musicais Orff Flauta de bisel Music education Supervised Teaching Practice Movement Sing Orff Musical Instruments Bevel Flute Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
title_full |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
title_fullStr |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
title_full_unstemmed |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
title_sort |
O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical |
author |
Almeida, Joana Filipa Escudeiro |
author_facet |
Almeida, Joana Filipa Escudeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Isabel Nogueira, João RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Joana Filipa Escudeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Movimento Cantar Instrumentos musicais Orff Flauta de bisel Music education Supervised Teaching Practice Movement Sing Orff Musical Instruments Bevel Flute Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Movimento Cantar Instrumentos musicais Orff Flauta de bisel Music education Supervised Teaching Practice Movement Sing Orff Musical Instruments Bevel Flute Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-09 2018-01-23 2018-01-23T00:00:00Z 2021-10-09T00:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/32129 TID:201851717 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/32129 |
identifier_str_mv |
TID:201851717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137923164012544 |