O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Joana Filipa Escudeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/32129
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical.
id RCAP_bbaea60c9341acdb9fd3996d14dbc946
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/32129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O movimento como motivação nas aulas de Educação MusicalEducação musicalPrática de Ensino SupervisionadaMovimentoCantarInstrumentos musicais OrffFlauta de biselMusic educationSupervised Teaching PracticeMovementSingOrff Musical InstrumentsBevel FluteDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical.This internship report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice course, held in the academic year 2016/2017, an integral component of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd cycle). This report aims to describe in an objective, clear, reflective and critical manner all the experiences lived in the field as a musical education trainee teacher. This report is divided into five chapters. In the first chapter is made brief contextualization of the musical education class, addressing the main objectives of the discipline, its guiding principles and the current curriculum. The following chapter describes the characterization of the school in which I completed my internship, addressing the school population, its educational project and also the characteristics of the music education room. In the third chapter is addressed, descriptively, reflectively and critically, the whole experience during my Supervised Teaching Practice, divided by the observed and taught classes; and extracurricular activities. The following chapter is a personal reflection on my participation in the research project entitled "What song to sing to educate?", theme proposed by supervising Professor João Nogueira and conducted jointly with my colleagues in the second year of the master's degree. To conclude this report, the last chapter is a reflection resulting from my entire participation in the internship as a music education trainee teacher.Figueiredo, IsabelNogueira, JoãoRUNAlmeida, Joana Filipa Escudeiro2021-10-09T00:30:16Z2018-01-232017-10-092018-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/32129TID:201851717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:17:54Zoai:run.unl.pt:10362/32129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:49.223705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
title O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
spellingShingle O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
Almeida, Joana Filipa Escudeiro
Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Movimento
Cantar
Instrumentos musicais Orff
Flauta de bisel
Music education
Supervised Teaching Practice
Movement
Sing
Orff Musical Instruments
Bevel Flute
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
title_full O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
title_fullStr O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
title_full_unstemmed O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
title_sort O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
author Almeida, Joana Filipa Escudeiro
author_facet Almeida, Joana Filipa Escudeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Isabel
Nogueira, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Joana Filipa Escudeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Movimento
Cantar
Instrumentos musicais Orff
Flauta de bisel
Music education
Supervised Teaching Practice
Movement
Sing
Orff Musical Instruments
Bevel Flute
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Movimento
Cantar
Instrumentos musicais Orff
Flauta de bisel
Music education
Supervised Teaching Practice
Movement
Sing
Orff Musical Instruments
Bevel Flute
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
2018-01-23
2018-01-23T00:00:00Z
2021-10-09T00:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/32129
TID:201851717
url http://hdl.handle.net/10362/32129
identifier_str_mv TID:201851717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137923164012544