Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9956 |
Resumo: | O presente relatório de estágio representa o culminar de um ciclo de estudos no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, frequentado nos anos lectivos de 2012/2013 e 2013/2014. Este relatório engloba toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico assim como todo o enquadramento teórico, reflexões e conhecimentos adquiridos nestes dois anos. Mais do que toda a intervenção pedagógica realizada, este relatório pretende ainda demonstrar a aprendizagem, as experiências e mudanças que este ciclo de estudos teve sobre mim. Partindo de duas abordagens pedagógico-musicais, como a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon e a abordagem Orff-Schulwerk de Carl Orff, procura-se definir e implementar estratégias que se adaptem às necessidades de cada aula nunca perdendo de vista o objectivo final: o desenvolvimento da musicalidade nos alunos e a sua motivação e sensibilização para a música e artes em geral. |
id |
RCAP_8342a5a063169ea376b2ea85deb0f1c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9956 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoTeoria da aprendizagem musicalEducação MusicalEdwin GordonCarl OrffOrff-SchulwerkO presente relatório de estágio representa o culminar de um ciclo de estudos no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, frequentado nos anos lectivos de 2012/2013 e 2013/2014. Este relatório engloba toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico assim como todo o enquadramento teórico, reflexões e conhecimentos adquiridos nestes dois anos. Mais do que toda a intervenção pedagógica realizada, este relatório pretende ainda demonstrar a aprendizagem, as experiências e mudanças que este ciclo de estudos teve sobre mim. Partindo de duas abordagens pedagógico-musicais, como a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon e a abordagem Orff-Schulwerk de Carl Orff, procura-se definir e implementar estratégias que se adaptem às necessidades de cada aula nunca perdendo de vista o objectivo final: o desenvolvimento da musicalidade nos alunos e a sua motivação e sensibilização para a música e artes em geral.The following report represents the climax of a cycle of studies on Master Degree in Music Education on Basic Education, attended in the academic years of 2012/2013 and 2013/2014. This report contains all of the Supervisioned Teaching Practice done in the 1.º, 2.º and 3.º Cycles of Basic Education as so as all the theoretical framework, reflexions and knowledge’s acquired in this two years. It tries to show the learning curve, the experiences and the changes that this cycle of studies had on me, more than it tries to the show the entire pedagogic intervention done. Based on Edwin Gordon’s Music Learning Theory and Carl Orff’s Orff-Schulwerk Approach, it is tried to define and implement strategies that adapt to the needs of each class although never losing sight of the main goal: the development of students musicality and their motivation and sensiblization towards music and arts in general.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBPeixoto, Heitor Costa Aguiar de Castro2014-07-28T09:24:29Z20142014-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9956TID:201026945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:24:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:03.563367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Peixoto, Heitor Costa Aguiar de Castro Teoria da aprendizagem musical Educação Musical Edwin Gordon Carl Orff Orff-Schulwerk |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Peixoto, Heitor Costa Aguiar de Castro |
author_facet |
Peixoto, Heitor Costa Aguiar de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Mário Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Heitor Costa Aguiar de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da aprendizagem musical Educação Musical Edwin Gordon Carl Orff Orff-Schulwerk |
topic |
Teoria da aprendizagem musical Educação Musical Edwin Gordon Carl Orff Orff-Schulwerk |
description |
O presente relatório de estágio representa o culminar de um ciclo de estudos no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, frequentado nos anos lectivos de 2012/2013 e 2013/2014. Este relatório engloba toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico assim como todo o enquadramento teórico, reflexões e conhecimentos adquiridos nestes dois anos. Mais do que toda a intervenção pedagógica realizada, este relatório pretende ainda demonstrar a aprendizagem, as experiências e mudanças que este ciclo de estudos teve sobre mim. Partindo de duas abordagens pedagógico-musicais, como a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon e a abordagem Orff-Schulwerk de Carl Orff, procura-se definir e implementar estratégias que se adaptem às necessidades de cada aula nunca perdendo de vista o objectivo final: o desenvolvimento da musicalidade nos alunos e a sua motivação e sensibilização para a música e artes em geral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-28T09:24:29Z 2014 2014-07 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9956 TID:201026945 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9956 |
identifier_str_mv |
TID:201026945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135241637462016 |