O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Carvalho, Magda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5017
Resumo: Quando pedimos aos meninos de um Jardim de Infância que nos dessem razões para justificar o interesse da Filosofia para Crianças, eles insistiram na importância de usar a palavra “porque”. Após um ano letivo com sessões semanais em “comunidade de investigação filosófica” (a abordagem educativa à sala de aula utilizada na Filosofia para Crianças), os meninos disseram que aconteciam coisas especiais quando usávamos o “porque”. Para estas crianças de 4 e 5 anos, o “porque” era uma palavra especial porque era uma palavra generosa, uma palavra que... dava ideias às cabeças, dava perguntas e também dava respostas, permitia mudar essas respostas, levava-nos a pensar mais, a saber mais coisas, a pensar “mais uma nisquinha” (que, nos Açores, significa pensar mais um bocadinho...).
id RCAP_bbcadedf946dd1fc6068f8c6425c0138
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infânciaFilosofia para CriançasJardim de InfânciaQuando pedimos aos meninos de um Jardim de Infância que nos dessem razões para justificar o interesse da Filosofia para Crianças, eles insistiram na importância de usar a palavra “porque”. Após um ano letivo com sessões semanais em “comunidade de investigação filosófica” (a abordagem educativa à sala de aula utilizada na Filosofia para Crianças), os meninos disseram que aconteciam coisas especiais quando usávamos o “porque”. Para estas crianças de 4 e 5 anos, o “porque” era uma palavra especial porque era uma palavra generosa, uma palavra que... dava ideias às cabeças, dava perguntas e também dava respostas, permitia mudar essas respostas, levava-nos a pensar mais, a saber mais coisas, a pensar “mais uma nisquinha” (que, nos Açores, significa pensar mais um bocadinho...).APEI - Associação de Profissionais de Educação de InfânciaRepositório da Universidade dos AçoresCosta Carvalho, MagdaSantos, Ana Isabel2019-02-19T17:37:27Z2018-082018-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5017porCosta Carvalho, Magda; Santos, Ana Isabel (2018). O ‘porque’ traz coisas especiais e dá perguntas. A filosofia para crianças no jardim de infância, “Cadernos de Educação de Infância”, 114 (maio/agosto), pp. 2-5.2182-8369info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:02Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:08.695808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
title O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
spellingShingle O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
Costa Carvalho, Magda
Filosofia para Crianças
Jardim de Infância
title_short O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
title_full O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
title_fullStr O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
title_full_unstemmed O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
title_sort O porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infância
author Costa Carvalho, Magda
author_facet Costa Carvalho, Magda
Santos, Ana Isabel
author_role author
author2 Santos, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Carvalho, Magda
Santos, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia para Crianças
Jardim de Infância
topic Filosofia para Crianças
Jardim de Infância
description Quando pedimos aos meninos de um Jardim de Infância que nos dessem razões para justificar o interesse da Filosofia para Crianças, eles insistiram na importância de usar a palavra “porque”. Após um ano letivo com sessões semanais em “comunidade de investigação filosófica” (a abordagem educativa à sala de aula utilizada na Filosofia para Crianças), os meninos disseram que aconteciam coisas especiais quando usávamos o “porque”. Para estas crianças de 4 e 5 anos, o “porque” era uma palavra especial porque era uma palavra generosa, uma palavra que... dava ideias às cabeças, dava perguntas e também dava respostas, permitia mudar essas respostas, levava-nos a pensar mais, a saber mais coisas, a pensar “mais uma nisquinha” (que, nos Açores, significa pensar mais um bocadinho...).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08
2018-08-01T00:00:00Z
2019-02-19T17:37:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5017
url http://hdl.handle.net/10400.3/5017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa Carvalho, Magda; Santos, Ana Isabel (2018). O ‘porque’ traz coisas especiais e dá perguntas. A filosofia para crianças no jardim de infância, “Cadernos de Educação de Infância”, 114 (maio/agosto), pp. 2-5.
2182-8369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância
publisher.none.fl_str_mv APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130726449283072