Tidal’s business strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28057 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Management |
id |
RCAP_bbd297685262e331788eb48bfaaaaf04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28057 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tidal’s business strategyTidalStreamingEstratégia de negóciosMusic StreamingBusiness StrategyBusiness ModelMestrado Bolonha em ManagementEsta dissertação é baseada em um estudo de caso de ensino seguindo as diretrizes do SAGE onde os desafios enfrentados por Vanilson Maiala, um recém-gerente de produtos de crescimento da Tidal cuja tarefa passa por definir uma estratégia para competir com Spotify, Amazon e Apple Music.Tidal é uma plataforma global de streaming de música lançada em 2014 pela empresa pública norueguesa aspiro, detida atualmente pela Block, Inc, uma empresa americana de processamento de pagamentos. Quatro meses após o relançamento da empresa, a Tidal enfrentou várias saídas de altos executivos, problemas de produtos, produtos financeiros e uma participação de mercado bastante reduzida. Ao contrário da maioria das empresas de streamings mais conhecidas, como Spotify, Apple e Amazon Music, o Tidal tem necessariamente que aumentar a sua quota de mercado, apesar das suas vantagens, como ser propriedade de artistas ou até mesmo o facto de oferecer qualidade de áudio de alta-fidelidade. Para colmatar estas situações, Vanilson terá que desenvolver um plano para ajudar o Tidal a superar os seus principais concorrentes. O modelo de negócios do Tidal depende de uma assinatura premium e gera receita por meio de assinaturas pagas, com os usuários escolhendo diferentes planos premium. Este caso, analisa a indústria da música e as tendências que afetam as plataformas de streaming, com atenção especial ao impacto do atual modelo de negócios do Tidal em seu número de subscritores. Para desenvolver este estudo, recolhemos dados secundários de revistas, jornais e sites. Por fim, foi também foi realizada uma pesquisa para reunir, analisar e usar dados primários para formular estratégias para um modelo de negócios mais eficazThis dissertation is based on a teaching case study following the SAGE guidelines. The teaching case study presents the challenges faced by Vanilson Maiala, a recent growth product manager of Tidal. Vanilson needs help to define a strategy to compete with Spotify, Amazon, and Apple Music. Tidal is a global music streaming platform launched in 2014 by Norwegian public company Aspiro and is now majority-owned by Block, Inc, an American payment processing company. Four months after the company’s relaunch, Tidal faced multiple exits from top executives, product issues, financial issues, and a lower market share. Compared to most trendy music streaming, such as Spotify, Apple, and Amazon Music, Tidal still needs to increase its market share despite its advantages, like being owned by artists or that the company offers high fidelity audio quality. As a result, Vanilson will have to develop a plan to help Tidal overcome its main competitors. The Tidal business model relies on a premium subscription and generates revenue through paid subscriptions, with users choosing different paid premium plans. This case analyses the music industry and reviews the trends affecting streaming platforms, with particular attention paid to the impact of Tidal’s current business model on its current number of subscribers. To develop this teaching case study, we collected secondary data from journals, newspapers, and websites. A survey was also conducted to collect, analyse, and use primary data to formulate strategies for a more effective business model.Instituto Superior de Economia e GestãoVenâncio, AnaRepositório da Universidade de LisboaMaiala, Vanilson João Fernando Baptista2023-07-27T14:16:10Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28057engMaiala, Vanilson João Fernando Baptista (2022). “Tidal’s business strategy”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãometadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T01:32:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:12.633427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tidal’s business strategy |
title |
Tidal’s business strategy |
spellingShingle |
Tidal’s business strategy Maiala, Vanilson João Fernando Baptista Tidal Streaming Estratégia de negócios Music Streaming Business Strategy Business Model |
title_short |
Tidal’s business strategy |
title_full |
Tidal’s business strategy |
title_fullStr |
Tidal’s business strategy |
title_full_unstemmed |
Tidal’s business strategy |
title_sort |
Tidal’s business strategy |
author |
Maiala, Vanilson João Fernando Baptista |
author_facet |
Maiala, Vanilson João Fernando Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Venâncio, Ana Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maiala, Vanilson João Fernando Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tidal Streaming Estratégia de negócios Music Streaming Business Strategy Business Model |
topic |
Tidal Streaming Estratégia de negócios Music Streaming Business Strategy Business Model |
description |
Mestrado Bolonha em Management |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03 2022-03-01T00:00:00Z 2023-07-27T14:16:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28057 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maiala, Vanilson João Fernando Baptista (2022). “Tidal’s business strategy”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133350942736384 |