Tidal’s business strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maiala, Vanilson João Fernando Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28057
Resumo: Mestrado Bolonha em Management
id RCAP_bbd297685262e331788eb48bfaaaaf04
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tidal’s business strategyTidalStreamingEstratégia de negóciosMusic StreamingBusiness StrategyBusiness ModelMestrado Bolonha em ManagementEsta dissertação é baseada em um estudo de caso de ensino seguindo as diretrizes do SAGE onde os desafios enfrentados por Vanilson Maiala, um recém-gerente de produtos de crescimento da Tidal cuja tarefa passa por definir uma estratégia para competir com Spotify, Amazon e Apple Music.Tidal é uma plataforma global de streaming de música lançada em 2014 pela empresa pública norueguesa aspiro, detida atualmente pela Block, Inc, uma empresa americana de processamento de pagamentos. Quatro meses após o relançamento da empresa, a Tidal enfrentou várias saídas de altos executivos, problemas de produtos, produtos financeiros e uma participação de mercado bastante reduzida. Ao contrário da maioria das empresas de streamings mais conhecidas, como Spotify, Apple e Amazon Music, o Tidal tem necessariamente que aumentar a sua quota de mercado, apesar das suas vantagens, como ser propriedade de artistas ou até mesmo o facto de oferecer qualidade de áudio de alta-fidelidade. Para colmatar estas situações, Vanilson terá que desenvolver um plano para ajudar o Tidal a superar os seus principais concorrentes. O modelo de negócios do Tidal depende de uma assinatura premium e gera receita por meio de assinaturas pagas, com os usuários escolhendo diferentes planos premium. Este caso, analisa a indústria da música e as tendências que afetam as plataformas de streaming, com atenção especial ao impacto do atual modelo de negócios do Tidal em seu número de subscritores. Para desenvolver este estudo, recolhemos dados secundários de revistas, jornais e sites. Por fim, foi também foi realizada uma pesquisa para reunir, analisar e usar dados primários para formular estratégias para um modelo de negócios mais eficazThis dissertation is based on a teaching case study following the SAGE guidelines. The teaching case study presents the challenges faced by Vanilson Maiala, a recent growth product manager of Tidal. Vanilson needs help to define a strategy to compete with Spotify, Amazon, and Apple Music. Tidal is a global music streaming platform launched in 2014 by Norwegian public company Aspiro and is now majority-owned by Block, Inc, an American payment processing company. Four months after the company’s relaunch, Tidal faced multiple exits from top executives, product issues, financial issues, and a lower market share. Compared to most trendy music streaming, such as Spotify, Apple, and Amazon Music, Tidal still needs to increase its market share despite its advantages, like being owned by artists or that the company offers high fidelity audio quality. As a result, Vanilson will have to develop a plan to help Tidal overcome its main competitors. The Tidal business model relies on a premium subscription and generates revenue through paid subscriptions, with users choosing different paid premium plans. This case analyses the music industry and reviews the trends affecting streaming platforms, with particular attention paid to the impact of Tidal’s current business model on its current number of subscribers. To develop this teaching case study, we collected secondary data from journals, newspapers, and websites. A survey was also conducted to collect, analyse, and use primary data to formulate strategies for a more effective business model.Instituto Superior de Economia e GestãoVenâncio, AnaRepositório da Universidade de LisboaMaiala, Vanilson João Fernando Baptista2023-07-27T14:16:10Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28057engMaiala, Vanilson João Fernando Baptista (2022). “Tidal’s business strategy”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãometadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T01:32:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:12.633427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tidal’s business strategy
title Tidal’s business strategy
spellingShingle Tidal’s business strategy
Maiala, Vanilson João Fernando Baptista
Tidal
Streaming
Estratégia de negócios
Music Streaming
Business Strategy
Business Model
title_short Tidal’s business strategy
title_full Tidal’s business strategy
title_fullStr Tidal’s business strategy
title_full_unstemmed Tidal’s business strategy
title_sort Tidal’s business strategy
author Maiala, Vanilson João Fernando Baptista
author_facet Maiala, Vanilson João Fernando Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venâncio, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maiala, Vanilson João Fernando Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Tidal
Streaming
Estratégia de negócios
Music Streaming
Business Strategy
Business Model
topic Tidal
Streaming
Estratégia de negócios
Music Streaming
Business Strategy
Business Model
description Mestrado Bolonha em Management
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03
2022-03-01T00:00:00Z
2023-07-27T14:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28057
url http://hdl.handle.net/10400.5/28057
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Maiala, Vanilson João Fernando Baptista (2022). “Tidal’s business strategy”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133350942736384