Rede de colaboração no mercado da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194932 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de um estudo sobre Rede de Colaboração no Mercado da Música. O mercado mundial da música tem sofrido constantes transformações com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com a internet surgiram novos modos de consumo da música. Além disso, o aumento significativo dos dispositivos móveis e o crescimento constante das plataformas de streaming alterou significativamente a cadeia produtiva. Por isso, esse novo mercado deve ser melhor compreendido. Dessa forma, estudar a Rede de colaboração da Música torna-se necessário para entender as inter-relações entre os agentes, bem como, as modificações ocorridas nesse mercado da música gravada. O objetivo principal foi descrever o funcionamento da Rede de Colaboração e suas estratégias no mercado da música sob a perspectiva do usuário. Para atingir os objetivos propostos, este trabalho utilizou a pesquisa exploratória e qualitativa. Consistiu de um levantamento bibliográfico sobre o mercado da música (Etapa 1), bem como, entrevistas em profundidade e focus group (Etapa 2). Alguns resultados foram identificar que as plataformas de streaming de áudio podem proporcionar ao artista ampliação de mercado. Também foi identificado que festivais e eventos são ambientes propícios para a realização de ações de colaboração. Constatou-se também que para aumentar a probabilidade de sucesso é importante trabalhar com especialistas, principalmente, de assessoria de imprensa. |
id |
UFRGS-2_1f498e8e953730a1745c87ae02f71d5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194932 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Misael AntonioSlongo, Luiz Antonio2019-06-01T02:39:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/194932001091365O presente trabalho é resultado de um estudo sobre Rede de Colaboração no Mercado da Música. O mercado mundial da música tem sofrido constantes transformações com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com a internet surgiram novos modos de consumo da música. Além disso, o aumento significativo dos dispositivos móveis e o crescimento constante das plataformas de streaming alterou significativamente a cadeia produtiva. Por isso, esse novo mercado deve ser melhor compreendido. Dessa forma, estudar a Rede de colaboração da Música torna-se necessário para entender as inter-relações entre os agentes, bem como, as modificações ocorridas nesse mercado da música gravada. O objetivo principal foi descrever o funcionamento da Rede de Colaboração e suas estratégias no mercado da música sob a perspectiva do usuário. Para atingir os objetivos propostos, este trabalho utilizou a pesquisa exploratória e qualitativa. Consistiu de um levantamento bibliográfico sobre o mercado da música (Etapa 1), bem como, entrevistas em profundidade e focus group (Etapa 2). Alguns resultados foram identificar que as plataformas de streaming de áudio podem proporcionar ao artista ampliação de mercado. Também foi identificado que festivais e eventos são ambientes propícios para a realização de ações de colaboração. Constatou-se também que para aumentar a probabilidade de sucesso é importante trabalhar com especialistas, principalmente, de assessoria de imprensa.This work is the result of a study on Collaboration Network in the Music Market. The world music market has undergone constant changes with the development of new technologies. With the internet new ways of music consumption have emerged. In addition, the significant increase in mobile devices and the steady growth of streaming platforms have significantly altered the production chain. That is why this new market must be better understood. Thus, studying the Collaboration Network of Music becomes necessary to understand the interrelationships between the agents, as well as, the modifications that occurred in this recorded music market. The main objective was to describe the operation of the Collaboration Network and its strategies in the music market from the perspective of the user. To reach the proposed objectives, this work used the exploratory and qualitative research. It consisted of a bibliographical survey about the music market (Step 1), as well as in-depth interviews and focus group (Step 2). Some results have been identifying which audio streaming platforms can provide the artist to achieve greater market share. It has also been identified that festivals and events are conducive environments for carrying out collaborative actions. It was also found that in order to increase the likelihood of success, it is important to work with specialists, mainly from the press office.application/pdfporMúsicaMercadoEstratégias de negóciosCollaboration NetworkMusic MarketStreamingRede de colaboração no mercado da músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091365.pdf.txt001091365.pdf.txtExtracted Texttext/plain117369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194932/2/001091365.pdf.txt33972aef1295a62c9402bd58ac830872MD52ORIGINAL001091365.pdfTexto completoapplication/pdf1166582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194932/1/001091365.pdf22d8a21acf44f25e4222c327ef669c91MD5110183/1949322019-06-02 02:38:39.399225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:38:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rede de colaboração no mercado da música |
title |
Rede de colaboração no mercado da música |
spellingShingle |
Rede de colaboração no mercado da música Ferreira, Misael Antonio Música Mercado Estratégias de negócios Collaboration Network Music Market Streaming |
title_short |
Rede de colaboração no mercado da música |
title_full |
Rede de colaboração no mercado da música |
title_fullStr |
Rede de colaboração no mercado da música |
title_full_unstemmed |
Rede de colaboração no mercado da música |
title_sort |
Rede de colaboração no mercado da música |
author |
Ferreira, Misael Antonio |
author_facet |
Ferreira, Misael Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Misael Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Mercado Estratégias de negócios |
topic |
Música Mercado Estratégias de negócios Collaboration Network Music Market Streaming |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaboration Network Music Market Streaming |
description |
O presente trabalho é resultado de um estudo sobre Rede de Colaboração no Mercado da Música. O mercado mundial da música tem sofrido constantes transformações com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com a internet surgiram novos modos de consumo da música. Além disso, o aumento significativo dos dispositivos móveis e o crescimento constante das plataformas de streaming alterou significativamente a cadeia produtiva. Por isso, esse novo mercado deve ser melhor compreendido. Dessa forma, estudar a Rede de colaboração da Música torna-se necessário para entender as inter-relações entre os agentes, bem como, as modificações ocorridas nesse mercado da música gravada. O objetivo principal foi descrever o funcionamento da Rede de Colaboração e suas estratégias no mercado da música sob a perspectiva do usuário. Para atingir os objetivos propostos, este trabalho utilizou a pesquisa exploratória e qualitativa. Consistiu de um levantamento bibliográfico sobre o mercado da música (Etapa 1), bem como, entrevistas em profundidade e focus group (Etapa 2). Alguns resultados foram identificar que as plataformas de streaming de áudio podem proporcionar ao artista ampliação de mercado. Também foi identificado que festivais e eventos são ambientes propícios para a realização de ações de colaboração. Constatou-se também que para aumentar a probabilidade de sucesso é importante trabalhar com especialistas, principalmente, de assessoria de imprensa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-01T02:39:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194932 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091365 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194932 |
identifier_str_mv |
001091365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194932/2/001091365.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194932/1/001091365.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33972aef1295a62c9402bd58ac830872 22d8a21acf44f25e4222c327ef669c91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242755014656 |