Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.21654 |
Resumo: | Este artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais. Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social. Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico. . |
id |
RCAP_bc1dcbf0ce026404b3ded8d8c49bcb56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:ArtigosEste artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais. Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social. Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico. .This article is an opportunity to share a look at the trainning and professionalism in Social Education at the present time and in the particular context of Higher Polytechnic Education. To this end, we propose to revisit circumstances, foundations and frameworks of theoretical and methodological reference that have accompanied the emergence and development of Social Education and the professional identity of the social educator, to question reconfigurations and challenges in the universes of social educator’s training and professional practice. From this reflection, based on an exploratory analysis that reconstructs the course at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, options and approaches are systematized in the curricular, pedagogical, investigative and integration in professional contexts plans. Thus, the aim is to present the experience of an approach that is simultaneously formative / investigative, interdisciplinary, and theoretical-practical to the learning processes (throughout life), as appropriate to Social Educator´s trainning and professional practice, and to the construction of a professional training matrix. As a result, the opportunities and constraints of this training experience are mobilized in the operationalization of supervision modalities and in the proposals for training pedagogical practice. We conclude by indicating clues about appeals and opportunities that the views we share show us about learning, being and doing in Social Education. Keywords: Social Education; Trainning; Professional practice; Higher Teaching education; Lifelong learning.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21654por1646-2335Dias Teixeira, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:01.006535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
title |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
spellingShingle |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: Dias Teixeira, Leonor Artigos |
title_short |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
title_full |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
title_fullStr |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
title_sort |
Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: |
author |
Dias Teixeira, Leonor |
author_facet |
Dias Teixeira, Leonor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Teixeira, Leonor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais. Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social. Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico. . |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.21654 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.21654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950850838528 |