Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Teixeira, Leonor
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.21654
Resumo: Este artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais. Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social.   Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico. .
id RCAP_bc1dcbf0ce026404b3ded8d8c49bcb56
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:ArtigosEste artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais. Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social.   Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico. .This article is an opportunity to share a look at the trainning and professionalism in Social Education at the present time and in the particular context of Higher Polytechnic Education. To this end, we propose to revisit circumstances, foundations and frameworks of theoretical and methodological reference that have accompanied the emergence and development of Social Education and the professional identity of the social educator, to question reconfigurations and challenges in the universes of social educator’s training and professional practice. From this reflection, based on an exploratory analysis that reconstructs the course at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, options and approaches are systematized in the curricular, pedagogical, investigative and integration in professional contexts plans. Thus, the aim is to present the experience of an approach that is simultaneously formative / investigative, interdisciplinary, and theoretical-practical to the learning processes (throughout life), as appropriate to Social Educator´s trainning and professional practice, and to the construction of a professional training matrix. As a result, the opportunities and constraints of this training experience are mobilized in the operationalization of supervision modalities and in the proposals for training pedagogical practice. We conclude by indicating clues about appeals and opportunities that the views we share show us about learning, being and doing in Social Education.   Keywords: Social Education; Trainning; Professional practice; Higher Teaching education; Lifelong learning.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21654por1646-2335Dias Teixeira, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:01.006535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
title Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
spellingShingle Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
Dias Teixeira, Leonor
Artigos
title_short Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
title_full Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
title_fullStr Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
title_full_unstemmed Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
title_sort Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social:
author Dias Teixeira, Leonor
author_facet Dias Teixeira, Leonor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Teixeira, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo constitui uma oportunidade para partilhar um olhar sobre a formação e a profissionalidade em Educação Social no momento atual, e no contexto particular do Ensino Superior Politécnico. Para tal, propomo-nos revisitar circunstâncias, fundamentos e quadros de referência teórica e metodológica que têm acompanhado o surgimento e o desenvolvimento da Educação Social, para questionar reconfigurações e desafios nos universos da formação e da prática profissional do educador social. Dessa reflexão, a partir de uma análise exploratória que reconstitui o percurso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), sistematizam-se opções e abordagens nos planos curricular, pedagógico, investigativo e de integração nos contextos profissionais. Procura-se, assim, apresentar a experiência de uma abordagem simultaneamente formativa/investigativa, interdisciplinar, e teórico-prática aos processos de aprendizagem (ao longo da vida), como adequada à formação e prática profissional do Educador Social, e à construção de uma matriz de formação profissionalizante. Como resultado, mobilizam-se as oportunidades e constrangimentos dessa experiência formativa para a operacionalização de modalidades de supervisão e de propostas de prática pedagógica formativa. Concluímos, indiciando pistas sobre apelos e oportunidades que os olhares que partilhámos nos evidenciam sobre aprender, ser e fazer em Educação Social.   Palavras-chave: Educação Social; Formação; Prática profissional; Ensino Superior Politécnico. .
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.21654
url https://doi.org/10.25755/int.21654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950850838528