Caraterísticas que contribuem para o sucesso dos influenciadores digitais em Portugal, que usam a plataforma YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascensão, Ana R N
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5536
Resumo: Nesta época da área digital, é de extrema importância perceber o papel dos influenciadores nas plataformas digitais e qual o impacto que o trabalho deles tem na vida dos consumidores dos conteúdos publicados. Apesar de vivermos numa época em que as plataformas digitais são consumidas excessivamente, a nossa sociedade ainda não reconhece a profissão dos chamados criadores de conteúdos ou, neste caso, influenciadores digitais. As evoluções tecnológicas têm vindo a contribuir cada vez mais para várias mudanças a nível social, nomeadamente a forma como as pessoas comunicam e interagem entre si. É importante que o profissional de Marketing e Comunicação consiga desenvolver estratégias de comunicação adequadas e ajustadas à nova realidade e estabelecer ligações e relações com os chamados influenciadores digitais. Os influenciadores digitais, através das suas mensagens, conseguem influenciar uma comunidade, onde os diferentes conteúdos são divulgados de forma rápida e fácil. Com este estudo, pretende-se compreender qual o tipo de conteúdos a que os influenciadores digitais dão importância, qual a duração média do conteúdo dos vídeos e analisar os subscritores dos influenciadores alvos deste estudo. Mais concretamente, perceber qual o papel e a qualidade dos argumentos utilizados e a credibilidade que o influenciador tem perante o público. Por forma a alcançar o objetivo geral deste estudo e ajudar na resolução do mesmo, foram formulados os seguintes objetivos: perceber a aceitação da profissão por parte do público; verificar se a qualidade dos argumentos utilizados pelos influenciadores sobre um determinado produto ou serviço, influencia o comportamento do público; perceber a relação entre as marcas e os influenciadores; analisar a duração média dos vídeos e as suas visualizações. Observou-se que o número de influenciadores mais utilizado é na rede social Instagram e Facebook. Em Portugal, a audiência em termos de influenciadores foi de 87,96%, em comparação com o Brasil 2.99%, a Suíça 1.86%, a França 1.49% e o Reino Unido 1.19%. Foram principalmente as mulheres que demonstraram maiores níveis de audiência com 84.5% contra 15.5% dos homens.
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