A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, F. M.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mantovani, M. F., Gemito, M. L., Lopes, M. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8542
https://doi.org/10.12707/RIII1281
Resumo: Contexto: a satisfação dos utentes com as instituições de saúde é prioritária pois as necessidades e expectativas destes estão em constante transformação logo, as instituições devem adotar formas de organização e gestão empreendedoras, adaptadas a estas necessidades. Objetivos: conhecer a satisfação global dos utentes em relação aos fatores organizacionais e atendimento nos Centros de Saúde (CS) e Unidades de Saúde Familiares (USF). Método: estudo descritivo, cuja população alvo foram os utentes de 16 Serviços de Saúde Pública. A amostra aleatória foi composta por 2665 indivíduos que responderam a um questionário constituído, essencialmente, por indicadores de satisfação com a infraestrutura e o atendimento. Consideraram-se satisfeitos os utentes que, para cada questão, responderam estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos”, tendo sido calculadas as respetivas frequências. Resultados: obtiveram-se frequências de utentes satisfeitos superiores a 50% (maioria dos utentes) nas 16 instituições em relação à infraestrutura, atendimento, acesso aos profissionais e consultas. A menor satisfação relacionou-se com o espaço lúdico para crianças. Conclusões: as frequências encontradas relativamente à satisfação parecem ser consensuais e consideravelmente altas, o que pode indiciar efeito de gratidão ou um baixo nível de expectativas.
id RCAP_bc1ef0ecf875f07b92b1626600a42fa5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primáriosSatisfação do pacienteAtenção Primária à SaúdeSaúde PúblicaContexto: a satisfação dos utentes com as instituições de saúde é prioritária pois as necessidades e expectativas destes estão em constante transformação logo, as instituições devem adotar formas de organização e gestão empreendedoras, adaptadas a estas necessidades. Objetivos: conhecer a satisfação global dos utentes em relação aos fatores organizacionais e atendimento nos Centros de Saúde (CS) e Unidades de Saúde Familiares (USF). Método: estudo descritivo, cuja população alvo foram os utentes de 16 Serviços de Saúde Pública. A amostra aleatória foi composta por 2665 indivíduos que responderam a um questionário constituído, essencialmente, por indicadores de satisfação com a infraestrutura e o atendimento. Consideraram-se satisfeitos os utentes que, para cada questão, responderam estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos”, tendo sido calculadas as respetivas frequências. Resultados: obtiveram-se frequências de utentes satisfeitos superiores a 50% (maioria dos utentes) nas 16 instituições em relação à infraestrutura, atendimento, acesso aos profissionais e consultas. A menor satisfação relacionou-se com o espaço lúdico para crianças. Conclusões: as frequências encontradas relativamente à satisfação parecem ser consensuais e consideravelmente altas, o que pode indiciar efeito de gratidão ou um baixo nível de expectativas.2013-05-24T09:24:00Z2013-05-242013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8542http://hdl.handle.net/10174/8542https://doi.org/10.12707/RIII1281porMENDES, Felismina; MANTOVANI, Maria de Fátima; GEMITO, Maria Laurência e LOPES, Manuel José. A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.9, pp. 17-25. ISSN 0874-0283.fm@uevora.ptmfatimamantovani@ufpr.brmlpg@uevora.ptmjl@uevora.pt745Mendes, F. M.Mantovani, M. F.Gemito, M. L.Lopes, M. J.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:45.731280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
title A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
spellingShingle A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
Mendes, F. M.
Satisfação do paciente
Atenção Primária à Saúde
Saúde Pública
title_short A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
title_full A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
title_fullStr A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
title_full_unstemmed A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
title_sort A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
author Mendes, F. M.
author_facet Mendes, F. M.
Mantovani, M. F.
Gemito, M. L.
Lopes, M. J.
author_role author
author2 Mantovani, M. F.
Gemito, M. L.
Lopes, M. J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, F. M.
Mantovani, M. F.
Gemito, M. L.
Lopes, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Atenção Primária à Saúde
Saúde Pública
topic Satisfação do paciente
Atenção Primária à Saúde
Saúde Pública
description Contexto: a satisfação dos utentes com as instituições de saúde é prioritária pois as necessidades e expectativas destes estão em constante transformação logo, as instituições devem adotar formas de organização e gestão empreendedoras, adaptadas a estas necessidades. Objetivos: conhecer a satisfação global dos utentes em relação aos fatores organizacionais e atendimento nos Centros de Saúde (CS) e Unidades de Saúde Familiares (USF). Método: estudo descritivo, cuja população alvo foram os utentes de 16 Serviços de Saúde Pública. A amostra aleatória foi composta por 2665 indivíduos que responderam a um questionário constituído, essencialmente, por indicadores de satisfação com a infraestrutura e o atendimento. Consideraram-se satisfeitos os utentes que, para cada questão, responderam estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos”, tendo sido calculadas as respetivas frequências. Resultados: obtiveram-se frequências de utentes satisfeitos superiores a 50% (maioria dos utentes) nas 16 instituições em relação à infraestrutura, atendimento, acesso aos profissionais e consultas. A menor satisfação relacionou-se com o espaço lúdico para crianças. Conclusões: as frequências encontradas relativamente à satisfação parecem ser consensuais e consideravelmente altas, o que pode indiciar efeito de gratidão ou um baixo nível de expectativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-24T09:24:00Z
2013-05-24
2013-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8542
http://hdl.handle.net/10174/8542
https://doi.org/10.12707/RIII1281
url http://hdl.handle.net/10174/8542
https://doi.org/10.12707/RIII1281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MENDES, Felismina; MANTOVANI, Maria de Fátima; GEMITO, Maria Laurência e LOPES, Manuel José. A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.9, pp. 17-25. ISSN 0874-0283.
fm@uevora.pt
mfatimamantovani@ufpr.br
mlpg@uevora.pt
mjl@uevora.pt
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136511358140416