A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8542 https://doi.org/10.12707/RIII1281 |
Resumo: | Contexto: a satisfação dos utentes com as instituições de saúde é prioritária pois as necessidades e expectativas destes estão em constante transformação logo, as instituições devem adotar formas de organização e gestão empreendedoras, adaptadas a estas necessidades. Objetivos: conhecer a satisfação global dos utentes em relação aos fatores organizacionais e atendimento nos Centros de Saúde (CS) e Unidades de Saúde Familiares (USF). Método: estudo descritivo, cuja população alvo foram os utentes de 16 Serviços de Saúde Pública. A amostra aleatória foi composta por 2665 indivíduos que responderam a um questionário constituído, essencialmente, por indicadores de satisfação com a infraestrutura e o atendimento. Consideraram-se satisfeitos os utentes que, para cada questão, responderam estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos”, tendo sido calculadas as respetivas frequências. Resultados: obtiveram-se frequências de utentes satisfeitos superiores a 50% (maioria dos utentes) nas 16 instituições em relação à infraestrutura, atendimento, acesso aos profissionais e consultas. A menor satisfação relacionou-se com o espaço lúdico para crianças. Conclusões: as frequências encontradas relativamente à satisfação parecem ser consensuais e consideravelmente altas, o que pode indiciar efeito de gratidão ou um baixo nível de expectativas. |
id |
RCAP_bc1ef0ecf875f07b92b1626600a42fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8542 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primáriosSatisfação do pacienteAtenção Primária à SaúdeSaúde PúblicaContexto: a satisfação dos utentes com as instituições de saúde é prioritária pois as necessidades e expectativas destes estão em constante transformação logo, as instituições devem adotar formas de organização e gestão empreendedoras, adaptadas a estas necessidades. Objetivos: conhecer a satisfação global dos utentes em relação aos fatores organizacionais e atendimento nos Centros de Saúde (CS) e Unidades de Saúde Familiares (USF). Método: estudo descritivo, cuja população alvo foram os utentes de 16 Serviços de Saúde Pública. A amostra aleatória foi composta por 2665 indivíduos que responderam a um questionário constituído, essencialmente, por indicadores de satisfação com a infraestrutura e o atendimento. Consideraram-se satisfeitos os utentes que, para cada questão, responderam estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos”, tendo sido calculadas as respetivas frequências. Resultados: obtiveram-se frequências de utentes satisfeitos superiores a 50% (maioria dos utentes) nas 16 instituições em relação à infraestrutura, atendimento, acesso aos profissionais e consultas. A menor satisfação relacionou-se com o espaço lúdico para crianças. Conclusões: as frequências encontradas relativamente à satisfação parecem ser consensuais e consideravelmente altas, o que pode indiciar efeito de gratidão ou um baixo nível de expectativas.2013-05-24T09:24:00Z2013-05-242013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8542http://hdl.handle.net/10174/8542https://doi.org/10.12707/RIII1281porMENDES, Felismina; MANTOVANI, Maria de Fátima; GEMITO, Maria Laurência e LOPES, Manuel José. A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.9, pp. 17-25. ISSN 0874-0283.fm@uevora.ptmfatimamantovani@ufpr.brmlpg@uevora.ptmjl@uevora.pt745Mendes, F. M.Mantovani, M. F.Gemito, M. L.Lopes, M. J.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:45.731280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
title |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
spellingShingle |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários Mendes, F. M. Satisfação do paciente Atenção Primária à Saúde Saúde Pública |
title_short |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
title_full |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
title_fullStr |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
title_full_unstemmed |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
title_sort |
A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários |
author |
Mendes, F. M. |
author_facet |
Mendes, F. M. Mantovani, M. F. Gemito, M. L. Lopes, M. J. |
author_role |
author |
author2 |
Mantovani, M. F. Gemito, M. L. Lopes, M. J. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, F. M. Mantovani, M. F. Gemito, M. L. Lopes, M. J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do paciente Atenção Primária à Saúde Saúde Pública |
topic |
Satisfação do paciente Atenção Primária à Saúde Saúde Pública |
description |
Contexto: a satisfação dos utentes com as instituições de saúde é prioritária pois as necessidades e expectativas destes estão em constante transformação logo, as instituições devem adotar formas de organização e gestão empreendedoras, adaptadas a estas necessidades. Objetivos: conhecer a satisfação global dos utentes em relação aos fatores organizacionais e atendimento nos Centros de Saúde (CS) e Unidades de Saúde Familiares (USF). Método: estudo descritivo, cuja população alvo foram os utentes de 16 Serviços de Saúde Pública. A amostra aleatória foi composta por 2665 indivíduos que responderam a um questionário constituído, essencialmente, por indicadores de satisfação com a infraestrutura e o atendimento. Consideraram-se satisfeitos os utentes que, para cada questão, responderam estar “satisfeitos” e “muito satisfeitos”, tendo sido calculadas as respetivas frequências. Resultados: obtiveram-se frequências de utentes satisfeitos superiores a 50% (maioria dos utentes) nas 16 instituições em relação à infraestrutura, atendimento, acesso aos profissionais e consultas. A menor satisfação relacionou-se com o espaço lúdico para crianças. Conclusões: as frequências encontradas relativamente à satisfação parecem ser consensuais e consideravelmente altas, o que pode indiciar efeito de gratidão ou um baixo nível de expectativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-24T09:24:00Z 2013-05-24 2013-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8542 http://hdl.handle.net/10174/8542 https://doi.org/10.12707/RIII1281 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8542 https://doi.org/10.12707/RIII1281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MENDES, Felismina; MANTOVANI, Maria de Fátima; GEMITO, Maria Laurência e LOPES, Manuel José. A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde primários. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.9, pp. 17-25. ISSN 0874-0283. fm@uevora.pt mfatimamantovani@ufpr.br mlpg@uevora.pt mjl@uevora.pt 745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136511358140416 |