Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158 |
Resumo: | Introdução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados. |
id |
SBMFC-1_7c9cd1da68ba0d0882fb4a2cdef16ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbmfc.org.br:article/158 |
network_acronym_str |
SBMFC-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim ItuSatisfação do PacienteAtenção Primária à SaúdeAvaliação em SaúdeIntrodução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados.Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)2011-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumos de Congressos; Conference Abstractsapplication/pdfhttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/15810.5712/rbmfc6(18)158Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 No. 18 (2011); 81Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 Núm. 18 (2011); 81Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; v. 6 n. 18 (2011); 812179-79941809-5909reponame:Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)instacron:SBMFCporhttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158/pdfCopyright (c) 2011 Pablo de Lannoy Stürmer, Thiago Frank, Tiago Barra Vidal, Rudi Roman, Diogo Luis Scalco, Rodrigo Caprio Leite de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessStürmer, Pablo de LannoyFrank, ThiagoVidal, Tiago BarraRoman, RudiScalco, Diogo LuisCastro, Rodrigo Caprio Leite de2020-05-21T21:16:12Zoai:ojs.rbmfc.org.br:article/158Revistahttp://www.rbmfc.org.br/index.php/rbmfchttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/oai||david@sbmfc.org.br2179-79941809-5909opendoar:2020-05-21T21:16:12Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
spellingShingle |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu Stürmer, Pablo de Lannoy Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde |
title_short |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_full |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_fullStr |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
title_sort |
Satisfação dos Usuários da Unidade de Saúde Jardim Itu |
author |
Stürmer, Pablo de Lannoy |
author_facet |
Stürmer, Pablo de Lannoy Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de |
author_role |
author |
author2 |
Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stürmer, Pablo de Lannoy Frank, Thiago Vidal, Tiago Barra Roman, Rudi Scalco, Diogo Luis Castro, Rodrigo Caprio Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde |
topic |
Satisfação do Paciente Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde |
description |
Introdução: a satisfação do usuário é um importante desfecho em saúde e item relevante no processo de avaliação e planejamento de Serviços de Saúde. No Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), a avaliação baseia-se nos indicadores de saúde das suas doze Unidades. A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) integra o SSC/GHC e pretende incorporar no seu processo avaliativo a satisfação do usuário. Objetivos: conhecer o grau de satisfação dos usuários da USJI com o acesso, a longitudinalidade, a relação médico-pessoa e a integralidade dos serviços oferecidos e verificar se há associação entre o grau de satisfação geral dos usuários e diversos aspectos. Materiais e Métodos: estudo transversal, com usuários da USJI, maiores de 18 anos, que consultaram na semana anterior à amostragem e no período entre 3 e 12 meses antecedentes. São selecionados 20 usuários, por semana, do total de consultas médicas realizadas. A satisfação é medida em escala de Likert por um questionário validado no Brasil composto de questões referentes à última consulta. É excluído do estudo o usuário que não possui capacidade de responder ao questionário, que mora fora da área de abrangência da USJI ou cujo atendimento foi realizado em visita domiciliar. Resultados: foram selecionados até o momento 58 usuários, com 8 exclusões e 31 questionários respondidos. A coleta de dados primários se dará até a terceira semana de dezembro. O banco de dados está sendo construído no software Epi-Info. Em janeiro serão realizadas a digitação e análise dos dados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumos de Congressos; Conference Abstracts |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158 10.5712/rbmfc6(18)158 |
url |
https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158 |
identifier_str_mv |
10.5712/rbmfc6(18)158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/158/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 No. 18 (2011); 81 Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 6 Núm. 18 (2011); 81 Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; v. 6 n. 18 (2011); 81 2179-7994 1809-5909 reponame:Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) instname:Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) instacron:SBMFC |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
instacron_str |
SBMFC |
institution |
SBMFC |
reponame_str |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||david@sbmfc.org.br |
_version_ |
1752122105093160960 |