Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Lisete Amélia Ribeiro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4276
Resumo: Introdução: Os cuidados de saúde primários (CSP) são o principal meio de acesso ao sistema de saúde, para a melhoria da sua qualidade deve-se atender ao acesso, eficiência e satisfação dos utentes (Lopes, Cardoso, Alves & D’Innocenzo, 2009). O conceito de satisfação tem sido definido em termos de satisfação das suas necessidades e expectativas dos utentes, entendendo-se como uma reação individual tendo em conta o experienciado (Pereira, Soares & McIntyre, 2001). Considerando a atual organização (Decreto-Lei nº 28/2008) que visa a melhoria dos cuidados nos CSP, com o presente estudo objetivou-se: identificar o nível de satisfação global dos utentes; verificar se existe relação entre satisfação e qualidade dos serviços; explorar os determinantes que afetam a satisfação dos utentes. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, com uma abordagem quantitativa e transversal, realizado entre abril e junho de 2012, tendo sido aplicado o questionário de satisfação, validado por Raposo, Alves e Duarte (2009), a uma amostra intencional dos habitantes das 30 freguesias do concelho de Vila Real (n=1783). Resultados: Os utentes percecionam maior satisfação com o atendimento administrativo (5,39±1,29) e com os serviços de enfermagem (5,39±1,10); evidenciando-se piores resultados na satisfação em geral (3,85±1,25) e no atendimento médico (4,36±1,61). Verificam-se diferenças na satisfação dos utentes tendo em conta a sua perceção da qualidade dos serviços e algumas variáveis sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, atividade profissional, habilitações literárias, rendimento mensal, unidade funcional em que estão inscritos, estado de saúde dos utentes e a frequência com que recorrem ao centro de saúde [CS]). Conclusão: Os utentes inscritos nos CSP de Vila Real consideram que os serviços têm qualidade e referem-se satisfeitos com os cuidados de saúde prestados.
id RCAP_e21bf31501e53c12ac6f54c4096013c5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila RealEnfermagem em saúde comunitáriaConcelho de Vila Real (Portugal)Atenção primária à saúdeSatisfação do pacienteQualidade de assistência à saúdeIntrodução: Os cuidados de saúde primários (CSP) são o principal meio de acesso ao sistema de saúde, para a melhoria da sua qualidade deve-se atender ao acesso, eficiência e satisfação dos utentes (Lopes, Cardoso, Alves & D’Innocenzo, 2009). O conceito de satisfação tem sido definido em termos de satisfação das suas necessidades e expectativas dos utentes, entendendo-se como uma reação individual tendo em conta o experienciado (Pereira, Soares & McIntyre, 2001). Considerando a atual organização (Decreto-Lei nº 28/2008) que visa a melhoria dos cuidados nos CSP, com o presente estudo objetivou-se: identificar o nível de satisfação global dos utentes; verificar se existe relação entre satisfação e qualidade dos serviços; explorar os determinantes que afetam a satisfação dos utentes. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, com uma abordagem quantitativa e transversal, realizado entre abril e junho de 2012, tendo sido aplicado o questionário de satisfação, validado por Raposo, Alves e Duarte (2009), a uma amostra intencional dos habitantes das 30 freguesias do concelho de Vila Real (n=1783). Resultados: Os utentes percecionam maior satisfação com o atendimento administrativo (5,39±1,29) e com os serviços de enfermagem (5,39±1,10); evidenciando-se piores resultados na satisfação em geral (3,85±1,25) e no atendimento médico (4,36±1,61). Verificam-se diferenças na satisfação dos utentes tendo em conta a sua perceção da qualidade dos serviços e algumas variáveis sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, atividade profissional, habilitações literárias, rendimento mensal, unidade funcional em que estão inscritos, estado de saúde dos utentes e a frequência com que recorrem ao centro de saúde [CS]). Conclusão: Os utentes inscritos nos CSP de Vila Real consideram que os serviços têm qualidade e referem-se satisfeitos com os cuidados de saúde prestados.Introduction: The primary health care (PHC) are the primary means of access to health care, to improve their quality must find the access, efficiency and customer satisfaction (Lopes Cardoso, Alves & D'Innocenzo, 2009). The concept of satisfaction has been defined in terms of finding the needs and expectations of users, it being understood as a reaction taking account of the individual experienced (Pereira Smith & McIntyre, 2001). Considering the current organization (Decree-Law No. 28/2008) which improves care in PHC, the present study aimed to: identify the overall satisfaction level of users; check whether there is a relationship between satisfaction and service quality; explore the determinants which affect customer satisfaction. Methodology: A descriptive-correlational study, with a quantitative approach and cross conducted between April and June 2012 and applied the satisfaction questionnaire, validated by Raposo, Alves and Duarte (2009), a purposive sample of residents of the 30 parishes of Vila Real (n = 1783). Results: Users show greater satisfaction with care administrative (5.39 ± 1.29) and nursing services (5.39 ± 1.10); evidencing worst results in overall satisfaction (3.85 ± 1.25) and medical care (4.36 ± 1.61). There are differences in user satisfaction taking into account their perception of service quality and some sociodemographic (Gender, age, marital status, occupation, educational attainment, monthly income, functional unit in which they are registered, health status of users and often resort to health center). Conclusion: Users enrolled in PHC Vila Real consider that the services have quality and refer pleased with the health care provided.2015-03-04T14:36:42Z2015-03-04T00:00:00Z2015-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4276porJesus, Lisete Amélia Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:37.873120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
title Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
spellingShingle Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
Jesus, Lisete Amélia Ribeiro de
Enfermagem em saúde comunitária
Concelho de Vila Real (Portugal)
Atenção primária à saúde
Satisfação do paciente
Qualidade de assistência à saúde
title_short Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
title_full Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
title_fullStr Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
title_full_unstemmed Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
title_sort Perceção da qualidade e satisfação dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários do concelho de Vila Real
author Jesus, Lisete Amélia Ribeiro de
author_facet Jesus, Lisete Amélia Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Lisete Amélia Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em saúde comunitária
Concelho de Vila Real (Portugal)
Atenção primária à saúde
Satisfação do paciente
Qualidade de assistência à saúde
topic Enfermagem em saúde comunitária
Concelho de Vila Real (Portugal)
Atenção primária à saúde
Satisfação do paciente
Qualidade de assistência à saúde
description Introdução: Os cuidados de saúde primários (CSP) são o principal meio de acesso ao sistema de saúde, para a melhoria da sua qualidade deve-se atender ao acesso, eficiência e satisfação dos utentes (Lopes, Cardoso, Alves & D’Innocenzo, 2009). O conceito de satisfação tem sido definido em termos de satisfação das suas necessidades e expectativas dos utentes, entendendo-se como uma reação individual tendo em conta o experienciado (Pereira, Soares & McIntyre, 2001). Considerando a atual organização (Decreto-Lei nº 28/2008) que visa a melhoria dos cuidados nos CSP, com o presente estudo objetivou-se: identificar o nível de satisfação global dos utentes; verificar se existe relação entre satisfação e qualidade dos serviços; explorar os determinantes que afetam a satisfação dos utentes. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, com uma abordagem quantitativa e transversal, realizado entre abril e junho de 2012, tendo sido aplicado o questionário de satisfação, validado por Raposo, Alves e Duarte (2009), a uma amostra intencional dos habitantes das 30 freguesias do concelho de Vila Real (n=1783). Resultados: Os utentes percecionam maior satisfação com o atendimento administrativo (5,39±1,29) e com os serviços de enfermagem (5,39±1,10); evidenciando-se piores resultados na satisfação em geral (3,85±1,25) e no atendimento médico (4,36±1,61). Verificam-se diferenças na satisfação dos utentes tendo em conta a sua perceção da qualidade dos serviços e algumas variáveis sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, atividade profissional, habilitações literárias, rendimento mensal, unidade funcional em que estão inscritos, estado de saúde dos utentes e a frequência com que recorrem ao centro de saúde [CS]). Conclusão: Os utentes inscritos nos CSP de Vila Real consideram que os serviços têm qualidade e referem-se satisfeitos com os cuidados de saúde prestados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04T14:36:42Z
2015-03-04T00:00:00Z
2015-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4276
url http://hdl.handle.net/10348/4276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137090079817728