A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Diana Patrícia Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19234
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_bc294a31d37da5c7ccd52bbe52f05cf6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário19:372.819372.819:19Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO Relatório de Estágio que se apresenta surge, por um lado, do resultado da implementação, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado A Transversalidade da Filosofia a Todas as Áreas e Formações Curriculares do Ensino Secundário, tendo como público-alvo, os alunos do 11º Ano, turma 4 do curso Científico - Humanístico de Línguas e Humanidades, e, por outro, como resultado do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, ocorrido na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, sob a orientação da Dra. Adelaide Oliveira e sob a supervisão da professora Doutora Custódia Martins. Este relatório desenvolveu-se segundo duas vertentes: > Pedagógica: referente ao período de leccionação. O delineado foi leccionar 10 aulas (15 horas lectivas/ blocos de 90min), tendo como base o programa oficial do 11º ano de Filosofia, as planificações anuais fomentadas pelo Departamento de Filosofia da Escola Secundária de Maximinos (cf. Anexo 1), e os diversos recursos e materiais propícios para a actividade filosófica. > Investigação/Acção: é objectivo capital desenvolver nos jovens o espírito crítico, o questionamento e a argumentação lógica. Saber de que maneira a Filosofia se poderá transformar numa disciplina transversal, ou seja, como operacionalizar essa transversalidade na sala de vaula de Filosofia foi a principal finalidade que me propus investigar. O presente Relatório de Estágio encerra dois anos de formação profissional na área do Ensino de Filosofia, sendo que a intervenção efectuada na Escola Secundária de Maximinos, me permitiu desenvolver conhecimentos, competências e atitudes fundamentais à docência nessa área.The Training Report that is presented emerges, on the one hand, from the result of the implementation of the Plan of Educational Intervention entitled The Philosophy’s Mainstreaming to All Areas and Curricular Training on Secondary Education, taking as target group, students in year 11 class four from Scientific – Humanistic Language and Humanities Course, and, on the other hand, as a result of the professional training on the Master in Teaching Philosophy in Secondary Education, held in Escola Secundária de Maximinos in Braga, under Dra. Adelaide Oliveira’s guidance and under the supervision of professor Dr. Custódia Martins. This report was developed according to two areas: > Pedagogical: referring to the teaching period. It was defined teaching 10 classes (15 teaching hours / 90min blocks) based on the official program of Philosophy’s 11th grade, the annual lesson plans fostered by the Philosophy’s Department of Maximinos’ School (see Attach 1), and the various resources and materials suitable for philosophical activity. > Research/Action: it is a primary goal to develop young people's critical thinking, questioning and logical reasoning. The main purpose I set out to investigate was knowing how the philosophy can be transformed into a cross-curricular subject, that is, how to operate this mainstreaming in Philosophy’s classroom. This training report is the result of two years of professional training in Teaching Philosophy, which intervention being carried out in Escola Secundária de Maximinos, allowed me to develop fundamental knowledge, skills and attitudes to teaching in this area.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoSampaio, Diana Patrícia Ribeiro20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:38.440907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
title A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
spellingShingle A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
Sampaio, Diana Patrícia Ribeiro
19:372.819
372.819:19
title_short A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
title_full A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
title_fullStr A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
title_full_unstemmed A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
title_sort A transversalidade da filosofia a todas as áreas e formações curriculares do ensino secundário
author Sampaio, Diana Patrícia Ribeiro
author_facet Sampaio, Diana Patrícia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Custódia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Diana Patrícia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv 19:372.819
372.819:19
topic 19:372.819
372.819:19
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19234
url http://hdl.handle.net/1822/19234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132329575186432