O diretor de escolas e a (des)articulação dos instrumentos estratégicos de gestão: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17143 |
Resumo: | A presente investigação tem como objeto de estudo um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Pretendemos analisar a forma como o diretor deste agrupamento articula os instrumentos estratégicos de gestão, tais como: oprojeto de intervenção do diretor, o projeto educativo e o plano anual eplurianual de atividades. Recorrer-se-á, neste estudo, a uma metodologia descritiva e interpretativa. Para enquadrar teoricamente este estudo procedemos à abordagem do conceito de escola como organização e dos modelos organizacionais que consideramos responderem aos objetivos da nossa investigação e, também, à evolução diacrónica dos modelos de gestão após o 25 de abril de 1974. Equacionamos, ainda, neste estudo, a liderança e o enquadramento legal do Projeto de Intervenção (PI), do Projeto Educativo de Escola (PEE) e do Plano Anual e Plurianual de Atividades (PAA). Para conseguirmos resposta aos objetivos da investigação, a opção recaiu no estudo de caso, com o recurso à análise documental (projeto educativo, projeto de intervenção do diretor e planos anual e plurianual de atividades) e à entrevista ao diretor de um agrupamento de escolas. Após a análise dos resultados, comprovamos que o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades se encontram articulados. No entanto, não conseguimos comprovar que constituam “instrumentos do exercício da autonomia” do Agrupamento, objeto de estudo. O Projeto Educativo é o documento estratégico do Agrupamento e plasma os objetivos estratégicos e a visão de escola do diretor. Constatamos que o diretor promove a integração e articulação dos instrumentos de gestão estratégicos. Não foi possível identificar nos documentos analisados - o PEE e o PAA - elementos diferenciadores que configurem identidade ao Agrupamento. De acordo com a opinião do diretor, eles existem, mas estão plasmados no Contrato de Autonomia. |
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O diretor de escolas e a (des)articulação dos instrumentos estratégicos de gestão: estudo de casoAdministração escolarOrganização escolarProjetos educativosAgrupamento de escolasDirectores de estabelecimentos de ensinoLiderançaModelos de gestãoActividades escolaresA presente investigação tem como objeto de estudo um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Pretendemos analisar a forma como o diretor deste agrupamento articula os instrumentos estratégicos de gestão, tais como: oprojeto de intervenção do diretor, o projeto educativo e o plano anual eplurianual de atividades. Recorrer-se-á, neste estudo, a uma metodologia descritiva e interpretativa. Para enquadrar teoricamente este estudo procedemos à abordagem do conceito de escola como organização e dos modelos organizacionais que consideramos responderem aos objetivos da nossa investigação e, também, à evolução diacrónica dos modelos de gestão após o 25 de abril de 1974. Equacionamos, ainda, neste estudo, a liderança e o enquadramento legal do Projeto de Intervenção (PI), do Projeto Educativo de Escola (PEE) e do Plano Anual e Plurianual de Atividades (PAA). Para conseguirmos resposta aos objetivos da investigação, a opção recaiu no estudo de caso, com o recurso à análise documental (projeto educativo, projeto de intervenção do diretor e planos anual e plurianual de atividades) e à entrevista ao diretor de um agrupamento de escolas. Após a análise dos resultados, comprovamos que o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades se encontram articulados. No entanto, não conseguimos comprovar que constituam “instrumentos do exercício da autonomia” do Agrupamento, objeto de estudo. O Projeto Educativo é o documento estratégico do Agrupamento e plasma os objetivos estratégicos e a visão de escola do diretor. Constatamos que o diretor promove a integração e articulação dos instrumentos de gestão estratégicos. Não foi possível identificar nos documentos analisados - o PEE e o PAA - elementos diferenciadores que configurem identidade ao Agrupamento. De acordo com a opinião do diretor, eles existem, mas estão plasmados no Contrato de Autonomia.This research targets, as case study, one group of Schools in Aveiro district. We aim at studying how the Headteacher of this grouping coordinates the strategic management tools, such as the director intervention project, the educational project and the annual and multi-annual plan of activities. It will be used in this case study, a descriptive and interpretative methodology. To theoretically frame this research, we carried out a concept approach to highlight school as an organization and its organizational models, considering the goals of our research as well as the evolution of diachronic management models after April 25, 1974. It has also been the focus in this study, leadership and legal framework concerning the Intervention Project (PI), the School Educational Project (PEE) and Annual and Multi-Year Activity Plan (PAPA). In order to adress the research goals, the option was the case study, providing document analysis (educational project, director intervention project and annual and multiannual plan of activities) and the interview with the Headteacher / Principal of a school group. After the outcome analysis, we proved that the Educational Project and the Annual Plan of Activities are articulated. However, we can not prove that they are "tools of autonomy practice" within the School grouping, aimed at this case study. The Educational Project is the strategical frame document in the Shool Grouping and conveys the school strategy overview and the school Headteacher vision. We found that the director promotes the integration and coordination of strategic management tools. It was not possible to identify in the analysed documents - the PEE and the PAA - differentiating data that outline the School’s identity. According to the Headteacher’s opinion, they do exist, but are outlined in the Autonomy Agreement.Universidade de Aveiro2017-04-04T10:58:04Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17143TID:201577054porFerreira, Ilda Maria Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:49Zoai:ria.ua.pt:10773/17143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:21.252443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação tem como objeto de estudo um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Pretendemos analisar a forma como o diretor deste agrupamento articula os instrumentos estratégicos de gestão, tais como: oprojeto de intervenção do diretor, o projeto educativo e o plano anual eplurianual de atividades. Recorrer-se-á, neste estudo, a uma metodologia descritiva e interpretativa. Para enquadrar teoricamente este estudo procedemos à abordagem do conceito de escola como organização e dos modelos organizacionais que consideramos responderem aos objetivos da nossa investigação e, também, à evolução diacrónica dos modelos de gestão após o 25 de abril de 1974. Equacionamos, ainda, neste estudo, a liderança e o enquadramento legal do Projeto de Intervenção (PI), do Projeto Educativo de Escola (PEE) e do Plano Anual e Plurianual de Atividades (PAA). Para conseguirmos resposta aos objetivos da investigação, a opção recaiu no estudo de caso, com o recurso à análise documental (projeto educativo, projeto de intervenção do diretor e planos anual e plurianual de atividades) e à entrevista ao diretor de um agrupamento de escolas. Após a análise dos resultados, comprovamos que o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades se encontram articulados. No entanto, não conseguimos comprovar que constituam “instrumentos do exercício da autonomia” do Agrupamento, objeto de estudo. O Projeto Educativo é o documento estratégico do Agrupamento e plasma os objetivos estratégicos e a visão de escola do diretor. Constatamos que o diretor promove a integração e articulação dos instrumentos de gestão estratégicos. Não foi possível identificar nos documentos analisados - o PEE e o PAA - elementos diferenciadores que configurem identidade ao Agrupamento. De acordo com a opinião do diretor, eles existem, mas estão plasmados no Contrato de Autonomia. |
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