O diretor de escolas e a (des)articulação dos instrumentos estratégicos de gestão: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ilda Maria Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17143
Resumo: A presente investigação tem como objeto de estudo um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Pretendemos analisar a forma como o diretor deste agrupamento articula os instrumentos estratégicos de gestão, tais como: oprojeto de intervenção do diretor, o projeto educativo e o plano anual eplurianual de atividades. Recorrer-se-á, neste estudo, a uma metodologia descritiva e interpretativa. Para enquadrar teoricamente este estudo procedemos à abordagem do conceito de escola como organização e dos modelos organizacionais que consideramos responderem aos objetivos da nossa investigação e, também, à evolução diacrónica dos modelos de gestão após o 25 de abril de 1974. Equacionamos, ainda, neste estudo, a liderança e o enquadramento legal do Projeto de Intervenção (PI), do Projeto Educativo de Escola (PEE) e do Plano Anual e Plurianual de Atividades (PAA). Para conseguirmos resposta aos objetivos da investigação, a opção recaiu no estudo de caso, com o recurso à análise documental (projeto educativo, projeto de intervenção do diretor e planos anual e plurianual de atividades) e à entrevista ao diretor de um agrupamento de escolas. Após a análise dos resultados, comprovamos que o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades se encontram articulados. No entanto, não conseguimos comprovar que constituam “instrumentos do exercício da autonomia” do Agrupamento, objeto de estudo. O Projeto Educativo é o documento estratégico do Agrupamento e plasma os objetivos estratégicos e a visão de escola do diretor. Constatamos que o diretor promove a integração e articulação dos instrumentos de gestão estratégicos. Não foi possível identificar nos documentos analisados - o PEE e o PAA - elementos diferenciadores que configurem identidade ao Agrupamento. De acordo com a opinião do diretor, eles existem, mas estão plasmados no Contrato de Autonomia.
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