A Influência da Moda na Sociedade Moderna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13593 |
Resumo: | A moda reflete a história de um momento das sociedades, a cultura de um povo bem como importantes influências sociais (Roselle, 1980), desde as vestes rupestres até aos vestidos de Alta-Costura mais ornamentados que vemos hoje em dia em grandes eventos. O conceito de moda está presente na sociedade desde o início da existência do vestuário, apesar de afirmar que identificar o momento histórico em que a moda emerge pela primeira vez é difícil, segundo Giorgio Riello (2012). A metamorfose que se verifica nas criações, especialmente nas que surgiram no século XX, aquele que é chamado da moda dos cem anos, deve-se à multiplicidade de eventos que ocorreram ao longo do século que mais marcou a sociedade e que obrigou os indivíduos a ter outros comportamentos de vida e de consumo, já que foi um século repleto de guerras, evoluções tecnológicas e aproximação de nações até então divididas por oceanos. “O estilo democrático sóbrio também não se impôs uniformemente. Paralelemente às toilettes de dia simples e leves, a Alta-Costura não deixou de criar vestidos de noite sumptuosos, sofisticados, hiperfemininos. A moda dos cem anos aprofundou a distância entre os diferentes tipos de vestuário feminino.” (Lipovestly, 2010). A procura por uma qualidade de vida melhor aliou-se ao desenvolvimento de novos meios de funcionamento das sociedades como por exemplo a abertura das portas laborais para as mulheres em resposta à falta de trabalhadores, uma vez que os homens haviam partido em combate. Tal ponto evolutivo não regrediu quando a guerra terminou, pois o gosto pela nova rotina perdurou, o que levou à criação de novos postos de trabalho e ao alargamento de funções nas mais diversas indústrias. Assim, os novos hábitos de vida aliam-se a novos hábitos e necessidade de consumo o que obrigou aos criativos de moda a ajustarem-se às novas realidades das sociedades de consumo e a criarem peças de vestuário que coincidissem com esta nova realidade. Também com o desenvolvimento da indústria têxtil e os avanços na tecnologia, a indústria da moda evoluiu no sentido em que passou a produzir mais, uma vez que também exportava mais para outros países, o que despoletou, em parte, as guerras de tendências e de imitação de criações por parte dos Estados Unidos da América face às criações da moda francesa, que era vanguarda em todo o lado. Não só com a criação de peças de vestuário, inovação e criatividade a indústria da moda se propagava: a criação de publicações especializadas, que contava com a presença de artigos e entrevistas sobre o meio da moda, veio permitir que a indústria passasse a difundir-se mundialmente. O presente estudo tem como objetos de investigação a história de Moda do século XX e XXI e os elementos externos aos criadores de moda, mas que fazem parte do meio da moda. Os objetivos em análise procuram responder à questão inicial de investigação: A Moda influencia a Sociedade Moderna? De modo a responder e atingir os objetivos propostos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a história de moda e a evolução das criações de moda, assim como os fatores externos às criações de moda, mas que fazem parte da indústria da moda aquando da sua produção e promoção. Considerou-se a metodologia de Cervo & Bervian (2002) - “recomenda-se o estudo exploratório quando há pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado”- com o intuito de apresentar novas ideias a partir da familiarização com o tema de foco de estudo. Este tipo de pesquisa “não requer a elaboração de hipóteses a serem testadas no trabalho, redigindo-se a definir e a pesquisar mais informações sobre determinado assunto de estudo”. Uma vez que a produção de moda é um tema pouco explorado, dada a fraca bibliografia relacionada com o tema, a escolha do método de pesquisa de caráter exploratório deve-se a esta lacuna, visando o próprio estudo ser um objeto de pesquisas futuras. “A ideia de que a moda seria uma maneira de a sociedade tomar a palavra é hoje comumente aceite. Na imprensa, essa conceção brota espontaneamente quando se tenta explicar o surgimento de uma tendência. As formas arredondadas revelariam a nostalgia por uma época feliz etc.”1 (Erner, 2015). |
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A procura por uma qualidade de vida melhor aliou-se ao desenvolvimento de novos meios de funcionamento das sociedades como por exemplo a abertura das portas laborais para as mulheres em resposta à falta de trabalhadores, uma vez que os homens haviam partido em combate. Tal ponto evolutivo não regrediu quando a guerra terminou, pois o gosto pela nova rotina perdurou, o que levou à criação de novos postos de trabalho e ao alargamento de funções nas mais diversas indústrias. Assim, os novos hábitos de vida aliam-se a novos hábitos e necessidade de consumo o que obrigou aos criativos de moda a ajustarem-se às novas realidades das sociedades de consumo e a criarem peças de vestuário que coincidissem com esta nova realidade. Também com o desenvolvimento da indústria têxtil e os avanços na tecnologia, a indústria da moda evoluiu no sentido em que passou a produzir mais, uma vez que também exportava mais para outros países, o que despoletou, em parte, as guerras de tendências e de imitação de criações por parte dos Estados Unidos da América face às criações da moda francesa, que era vanguarda em todo o lado. Não só com a criação de peças de vestuário, inovação e criatividade a indústria da moda se propagava: a criação de publicações especializadas, que contava com a presença de artigos e entrevistas sobre o meio da moda, veio permitir que a indústria passasse a difundir-se mundialmente. O presente estudo tem como objetos de investigação a história de Moda do século XX e XXI e os elementos externos aos criadores de moda, mas que fazem parte do meio da moda. Os objetivos em análise procuram responder à questão inicial de investigação: A Moda influencia a Sociedade Moderna? De modo a responder e atingir os objetivos propostos, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a história de moda e a evolução das criações de moda, assim como os fatores externos às criações de moda, mas que fazem parte da indústria da moda aquando da sua produção e promoção. Considerou-se a metodologia de Cervo & Bervian (2002) - “recomenda-se o estudo exploratório quando há pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado”- com o intuito de apresentar novas ideias a partir da familiarização com o tema de foco de estudo. Este tipo de pesquisa “não requer a elaboração de hipóteses a serem testadas no trabalho, redigindo-se a definir e a pesquisar mais informações sobre determinado assunto de estudo”. Uma vez que a produção de moda é um tema pouco explorado, dada a fraca bibliografia relacionada com o tema, a escolha do método de pesquisa de caráter exploratório deve-se a esta lacuna, visando o próprio estudo ser um objeto de pesquisas futuras. “A ideia de que a moda seria uma maneira de a sociedade tomar a palavra é hoje comumente aceite. Na imprensa, essa conceção brota espontaneamente quando se tenta explicar o surgimento de uma tendência. As formas arredondadas revelariam a nostalgia por uma época feliz etc.”1 (Erner, 2015).Fashion reflects the history of specific time in the society, the culture of people as well is as important social influences (Roselle, 1980). The concept of fashion has been present in society since the beginning of the existence of clothing, despite stating that identifying the historical moment in which fashion first emerges is difficult, according to Giorgio Riello (2012). From the medieval rags to the more ornate Haute Couture dresses, we see today at major events. The metamorphosis that occurs in the creations made, especially in the 20th century, what is called the hundred years fashion, is due to the multiplicity of events that occurred throughout the century that most marked society and forced individuals to have other behaviors. of life and consumption, since it was a century full of wars, technological developments, and the approximation of nations untilthen divided by oceans. !The sober democratic style did not impose itself uniformly either. In addition to the simple and light day care, Haute Couture has not stopped creating sumptuous, sophisticated, hyperfeminine evening dresses. The hundred years fashion has deepened the distance between different types of women's clothing.” (Lipovestly, 2010). The search for a better quality of life was related to the development of new ways of functioning of societies, for example, the opening of work doors for women in response to the lack of workers, since men had left in combat. This evolutionary point did not go back when the war ended, as the taste for the new routine persisted, which allowed for the creation of new jobs and the expansion of functions in the most diverse industries. Thus, new lifestyle habits are combined with new consumption habits and needs, which forced fashion creatives to adjust to the new realities of consumer societies and to create garments that coincided with this new reality. Also, with the development of the textile industry and advances in technology, the fashion industry evolved in a way that it started to produce more, as it also exported more to other countries, which triggered, in part, the wars of trends and imitation of creations by the United States of America compared to the creations of French fashion, which was avant-garde everywhere. Not only with the creation of garments and the innovation and creativity that the fashion industry spread: the creation of specialized magazines that had the presence of articles and interviews about the fashion environment, allowed the industry to spread the word worldwide. !The idea that fashion would be a way for society to speak out is now commonly accepted. In the press, this conception emerges spontaneously when trying to explain the emergence of a trend. The rounded shapes would reveal nostalgia for a happy time etc.”2 (Erner, 2015).Rito, Catarina VasquesuBibliorumBotelho, Raquel Pacheco2023-11-09T11:30:47Z2022-02-112021-11-232022-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13593TID:203382331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:59.962918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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