Tendências Socioculturais e Branding de Moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12006 |
Resumo: | Atualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade. |
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Tendências Socioculturais e Branding de ModaCriação da Marca de Eyewear Blondie.linesBrandingEyewearModaProjeto de ModaTendênciasDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de ModaAtualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.There are currently numerous brands on the market, some of them playing an important role in society. The challenge for emerging brands is to find a way to stand out through the strategic creation of graphics and trends that provide essential tools for creating new identities. This dissertation aims to report creating and developing a fashion accessories brand, specifically a Portuguese eyewear brand. In a first approach, a literary review encompasses the themes of Fashion, Eyewear, Sociocultural Trends, and Branding. Then, a triangulation consisting of the following methods visual analysis, DNA analysis, and trend analysis. The research carried out allowed mapping the identity structure of eyewear brands in Portugal. The optical study of the (independent) brands found coherence in the visual identity, the target, and applications, namely in the materials. Regarding DNA analysis, it highlighted ecology, culture, modernity, quality, timelessness, sustainability, and handmade manufacturing in Portuguese eyewear brands. Finally, developed a trend analysis, where it was possible to highlight the microtrend “Nostalgia” and the macro trend “The Full Gaze Of Sustainability. Allied to this, we can understand the sociocultural trends that emerge in this context explain the latent mentalities in the environment where these brands inhabit. This process contributed to the development of the eyewear project entitled: “Blondie Lines”. The results of the analysis allowed the creation of this brand that combines family heritage, art and sustainability.Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deCantú, William AfonsouBibliorumAlmeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma2021-07-292021-06-142024-06-11T00:00:00Z2021-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12006TID:202890422porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:42.317839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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