Tendências Socioculturais e Branding de Moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12006
Resumo: Atualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.
id RCAP_9c6b08ef5ab12303a0b88a7664f021a1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tendências Socioculturais e Branding de ModaCriação da Marca de Eyewear Blondie.linesBrandingEyewearModaProjeto de ModaTendênciasDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de ModaAtualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.There are currently numerous brands on the market, some of them playing an important role in society. The challenge for emerging brands is to find a way to stand out through the strategic creation of graphics and trends that provide essential tools for creating new identities. This dissertation aims to report creating and developing a fashion accessories brand, specifically a Portuguese eyewear brand. In a first approach, a literary review encompasses the themes of Fashion, Eyewear, Sociocultural Trends, and Branding. Then, a triangulation consisting of the following methods visual analysis, DNA analysis, and trend analysis. The research carried out allowed mapping the identity structure of eyewear brands in Portugal. The optical study of the (independent) brands found coherence in the visual identity, the target, and applications, namely in the materials. Regarding DNA analysis, it highlighted ecology, culture, modernity, quality, timelessness, sustainability, and handmade manufacturing in Portuguese eyewear brands. Finally, developed a trend analysis, where it was possible to highlight the microtrend “Nostalgia” and the macro trend “The Full Gaze Of Sustainability. Allied to this, we can understand the sociocultural trends that emerge in this context explain the latent mentalities in the environment where these brands inhabit. This process contributed to the development of the eyewear project entitled: “Blondie Lines”. The results of the analysis allowed the creation of this brand that combines family heritage, art and sustainability.Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deCantú, William AfonsouBibliorumAlmeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma2021-07-292021-06-142024-06-11T00:00:00Z2021-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12006TID:202890422porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:42.317839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tendências Socioculturais e Branding de Moda
Criação da Marca de Eyewear Blondie.lines
title Tendências Socioculturais e Branding de Moda
spellingShingle Tendências Socioculturais e Branding de Moda
Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma
Branding
Eyewear
Moda
Projeto de Moda
Tendências
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de Moda
title_short Tendências Socioculturais e Branding de Moda
title_full Tendências Socioculturais e Branding de Moda
title_fullStr Tendências Socioculturais e Branding de Moda
title_full_unstemmed Tendências Socioculturais e Branding de Moda
title_sort Tendências Socioculturais e Branding de Moda
author Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma
author_facet Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de
Cantú, William Afonso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Eyewear
Moda
Projeto de Moda
Tendências
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de Moda
topic Branding
Eyewear
Moda
Projeto de Moda
Tendências
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de Moda
description Atualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29
2021-06-14
2021-07-29T00:00:00Z
2024-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/12006
TID:202890422
url http://hdl.handle.net/10400.6/12006
identifier_str_mv TID:202890422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136405546336256