Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Fabiana Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2595
Resumo: O objetivo deste trabalho é, procurando colmatar uma lacuna na literatura, analisar se a reputação das empresas influencia a liquidez. A amostra utilizada no trabalho é constituída por dois grupos: um grupo de empresas pertencentes ao ranking da revista Fortune – World Most Admired Companies of 2015 e simultaneamente cotadas nas bolsas de NYSE e NASDAQ e outro constituído por empresas que não pertencem ao ranking, mas que também estão cotadas nas bolsas NASDAQ e NYSE. A medida de liquidez utilizada neste estudo é o rácio de iliquidez de Amihud (2002). Os resultados deste estudo, em termos gerais, indiciam que a reputação tem um impacto positivo na liquidez das ações das empresas. Este resultado vem dar um contributo significativo à literatura dado que não encontrámos nenhum estudo que tenha estudado esta relação diretamente. Por outro lado, considerando que as empresas reputadas são as mais referidas, este resultado pode ser consistente com a evidência do enviesamento de disponibilidade referenciado pelas finanças comportamentais
id RCAP_bc3fb7565a964c2e0cdc256225299f7a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresasLiquidez e reputaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objetivo deste trabalho é, procurando colmatar uma lacuna na literatura, analisar se a reputação das empresas influencia a liquidez. A amostra utilizada no trabalho é constituída por dois grupos: um grupo de empresas pertencentes ao ranking da revista Fortune – World Most Admired Companies of 2015 e simultaneamente cotadas nas bolsas de NYSE e NASDAQ e outro constituído por empresas que não pertencem ao ranking, mas que também estão cotadas nas bolsas NASDAQ e NYSE. A medida de liquidez utilizada neste estudo é o rácio de iliquidez de Amihud (2002). Os resultados deste estudo, em termos gerais, indiciam que a reputação tem um impacto positivo na liquidez das ações das empresas. Este resultado vem dar um contributo significativo à literatura dado que não encontrámos nenhum estudo que tenha estudado esta relação diretamente. Por outro lado, considerando que as empresas reputadas são as mais referidas, este resultado pode ser consistente com a evidência do enviesamento de disponibilidade referenciado pelas finanças comportamentaisFebra, Ligia Catarina MarquesCosta, Magali PedroIC-OnlineDomingos, Fabiana Alexandra Rodrigues2017-06-08T10:43:04Z2017-05-092017-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2595TID:201704625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:27Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:55.857952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
title Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
spellingShingle Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
Domingos, Fabiana Alexandra Rodrigues
Liquidez e reputação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
title_full Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
title_fullStr Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
title_full_unstemmed Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
title_sort Impacto da reputação sobre a liquidez das ações das empresas
author Domingos, Fabiana Alexandra Rodrigues
author_facet Domingos, Fabiana Alexandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Febra, Ligia Catarina Marques
Costa, Magali Pedro
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Fabiana Alexandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Liquidez e reputação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Liquidez e reputação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objetivo deste trabalho é, procurando colmatar uma lacuna na literatura, analisar se a reputação das empresas influencia a liquidez. A amostra utilizada no trabalho é constituída por dois grupos: um grupo de empresas pertencentes ao ranking da revista Fortune – World Most Admired Companies of 2015 e simultaneamente cotadas nas bolsas de NYSE e NASDAQ e outro constituído por empresas que não pertencem ao ranking, mas que também estão cotadas nas bolsas NASDAQ e NYSE. A medida de liquidez utilizada neste estudo é o rácio de iliquidez de Amihud (2002). Os resultados deste estudo, em termos gerais, indiciam que a reputação tem um impacto positivo na liquidez das ações das empresas. Este resultado vem dar um contributo significativo à literatura dado que não encontrámos nenhum estudo que tenha estudado esta relação diretamente. Por outro lado, considerando que as empresas reputadas são as mais referidas, este resultado pode ser consistente com a evidência do enviesamento de disponibilidade referenciado pelas finanças comportamentais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-08T10:43:04Z
2017-05-09
2017-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2595
TID:201704625
url http://hdl.handle.net/10400.8/2595
identifier_str_mv TID:201704625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963616309248