Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cecília
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Catarino, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22810
Resumo: O conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem. Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica).
id RCAP_bc43bb4d73f6d07f6338b882b33a1693
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?ArtigosO conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem. Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica).The notion of linear dependence of vectors is one of the contents of the Linear Algebra syllabus introduced in the first university year in Portugal. It is well known that the students find this notion difficult. In this paper we present some reasons that justify those difficulties through the identification of some disconnections between the notion of colinearidade taught at secondary school and the notion of linear dependence of vectors in first university year. We classify those disconnections in: historic sequence, symbolic and approach.APM - Associação de Professores de Matemática2007-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22810por2183-28380872-3915Costa, CecíliaCatarino, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.418161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
title Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
spellingShingle Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
Costa, Cecília
Artigos
title_short Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
title_full Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
title_fullStr Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
title_full_unstemmed Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
title_sort Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
author Costa, Cecília
author_facet Costa, Cecília
Catarino, Paula
author_role author
author2 Catarino, Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cecília
Catarino, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem. Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22810
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478041628672