Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22810 |
Resumo: | O conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem. Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica). |
id |
RCAP_bc43bb4d73f6d07f6338b882b33a1693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22810 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades?ArtigosO conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem. Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica).The notion of linear dependence of vectors is one of the contents of the Linear Algebra syllabus introduced in the first university year in Portugal. It is well known that the students find this notion difficult. In this paper we present some reasons that justify those difficulties through the identification of some disconnections between the notion of colinearidade taught at secondary school and the notion of linear dependence of vectors in first university year. We classify those disconnections in: historic sequence, symbolic and approach.APM - Associação de Professores de Matemática2007-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22810por2183-28380872-3915Costa, CecíliaCatarino, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.418161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
title |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
spellingShingle |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? Costa, Cecília Artigos |
title_short |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
title_full |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
title_fullStr |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
title_full_unstemmed |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
title_sort |
Da colinearidade no ensino secundário à dependência linear no ensino superior: Que descontinuidades? |
author |
Costa, Cecília |
author_facet |
Costa, Cecília Catarino, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Catarino, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cecília Catarino, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O conceito de dependência linear é uma constante nos conteúdos programáticos da disciplina de Álgebra Linear do 1.º ano de diversas licenciaturas nas universidades públicas portuguesas. Trata-se de um conceito onde os alunos apresentam, habitualmente, dificuldades de aprendizagem. Neste artigo, procuramos perceber algumas das razões dessas dificuldades ao identificarmos várias descontinuidades na ligação entre o conceito de colinearidade (abordado no ensino não superior) e o de dependência linear (abordado no ensino superior). Classificamos essas descontinuidades em: de sequência histórica, de simbolismo e de abordagem (geométrica/algébrica). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22810 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478041628672 |