A colaboração entre o professor de inglês e o professor generalista. Trajetórias para uma nova cultura de escola no 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38213 |
Resumo: | A colaboração docente é compreendida enquanto forma de trabalho e de aprendizagem entre pares, promotora de desenvolvimento profissional. A existência de oportunidades para que o professor de inglês e o professor generalista aprendam e colaborem ativamente pode contribuir para a inovação do processo de ensino dos professores e favorecer a aplicação de novas ideias e conhecimentos em sala de aula (OCDE, 2019, p.163). Neste quadro, apresenta-se aqui, e precisamente, um estudo de caso, de cariz exploratório, que incide sobre a colaboração docente no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB), em Portugal, e que teve por base um plano de intervenção local, desenvolvido por uma autarquia, para capacitar esta equipa de professores de inglês e para favorecer e facilitar modos de intervenção educativa em articulação curricular com o professor generalista. Foram analisadas as perceções de dezasseis professores de inglês relativamente às ações colaborativas que entendem ter desenvolvido entre si e com os professores generalistas, durante um ano letivo. Os dados recolhidos sobre essa colaboração docente a partir das perceções dos professores generalistas revelaram-se importantes para confrontar o olhar destes dois tipos de intervenientes. Mais especificamente, a análise de dados, recolhidos através de instrumentos vários, tais como inquérito por questionário, reflexões de aula e entrevistas, indicia a existência de uma comunidade de prática e mostra que uma cultura docente colaborativa foi determinante na forma como os professores pensaram e agiram sobre o currículo. |
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A colaboração entre o professor de inglês e o professor generalista. Trajetórias para uma nova cultura de escola no 1.º ciclo do ensino básico, em PortugalProfessores de inglês1.º ciclo do ensino básicoTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissional docenteComunidade de práticaA colaboração docente é compreendida enquanto forma de trabalho e de aprendizagem entre pares, promotora de desenvolvimento profissional. A existência de oportunidades para que o professor de inglês e o professor generalista aprendam e colaborem ativamente pode contribuir para a inovação do processo de ensino dos professores e favorecer a aplicação de novas ideias e conhecimentos em sala de aula (OCDE, 2019, p.163). Neste quadro, apresenta-se aqui, e precisamente, um estudo de caso, de cariz exploratório, que incide sobre a colaboração docente no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB), em Portugal, e que teve por base um plano de intervenção local, desenvolvido por uma autarquia, para capacitar esta equipa de professores de inglês e para favorecer e facilitar modos de intervenção educativa em articulação curricular com o professor generalista. Foram analisadas as perceções de dezasseis professores de inglês relativamente às ações colaborativas que entendem ter desenvolvido entre si e com os professores generalistas, durante um ano letivo. Os dados recolhidos sobre essa colaboração docente a partir das perceções dos professores generalistas revelaram-se importantes para confrontar o olhar destes dois tipos de intervenientes. Mais especificamente, a análise de dados, recolhidos através de instrumentos vários, tais como inquérito por questionário, reflexões de aula e entrevistas, indicia a existência de uma comunidade de prática e mostra que uma cultura docente colaborativa foi determinante na forma como os professores pensaram e agiram sobre o currículo.Collaboration is understood as a way of working and learning between peers which promotes professional development. The existence of opportunities for English teachers and generalist teachers to learn together and collaborate actively with each other may contribute to the in-novation of teaching processes and favour the application of new ideas and knowledge in the classroom (OCDE, 2019, p. 163).In this context, the exploratory case study presented here is focused on teachers’ collaborative work in Primary schools in a Portuguese municipality. This study is based on a local intervention plan, developed by a municipality, which aimed to train this team of English teachers and to favour and facilitate methods of educational intervention in curricular articulation with the generalist teacher. The perceptions of sixteen English teachers were analyzed regarding collaborative practices they developed with each other and with generalist teachers, in the course of an academic year. Data collected from generalist teachers was also analysed in order to provide a complementary perspective on this collaborative work.More specifically, the analysis of the data, collected using several instruments, such as ques-tionnaires, teachers’ reflections on their classes and interviews, indicates the existence of a community of practice and reveals that a collaborative teaching culture was determining in the way in which the teachers understood and worked with the curriculumCIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-22T15:33:13Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38213por1647-358210.34624/id.v13i3.25518Lazana, VeraAndrade, Ana IsabelMoreira, Gillian Oweninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:37Zoai:ria.ua.pt:10773/38213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:43.503081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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