A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerónimo, José Miguel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3262
Resumo: A instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave.
id RCAP_bc6801d933107fa4f9ba47fc19516a34
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicaçãoGestãoCompetênciasAvaliaçãoDesempenhoCompetenceManagementEvaluationPerformanceCommunicationA instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave.The economic instability that has affected sectors and national and international markets has encouraged companies to search new business models in order to optimize their resources and become increasingly competitive in this globalized world. At the center of this paradigm is a new profile of professionals with competencies of excellence. This increasing orientation of companies for results, through a board of professionals with strategic skills, has been supported by the reintroduction of evaluating performance-oriented models. In the communications industry, and particularly in consultancies and agencies, the challenge of finding objective performance metrics has hindered the evaluation process and distracts these companies from their mission. Taking a national Communication Consultant and its organizational reality as a reference, this work presents a performance evaluation model, which includes the evaluation of business objectives and technical, strategic and cross competencies through a set of key indicators.2012-02-16T15:16:31Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3262porJerónimo, José Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:56.273443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
title A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
spellingShingle A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
Jerónimo, José Miguel
Gestão
Competências
Avaliação
Desempenho
Competence
Management
Evaluation
Performance
Communication
title_short A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
title_full A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
title_fullStr A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
title_full_unstemmed A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
title_sort A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
author Jerónimo, José Miguel
author_facet Jerónimo, José Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jerónimo, José Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Competências
Avaliação
Desempenho
Competence
Management
Evaluation
Performance
Communication
topic Gestão
Competências
Avaliação
Desempenho
Competence
Management
Evaluation
Performance
Communication
description A instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-05
2012-02-16T15:16:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3262
url http://hdl.handle.net/10071/3262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134685186490368