A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3262 |
Resumo: | A instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave. |
id |
RCAP_bc6801d933107fa4f9ba47fc19516a34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicaçãoGestãoCompetênciasAvaliaçãoDesempenhoCompetenceManagementEvaluationPerformanceCommunicationA instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave.The economic instability that has affected sectors and national and international markets has encouraged companies to search new business models in order to optimize their resources and become increasingly competitive in this globalized world. At the center of this paradigm is a new profile of professionals with competencies of excellence. This increasing orientation of companies for results, through a board of professionals with strategic skills, has been supported by the reintroduction of evaluating performance-oriented models. In the communications industry, and particularly in consultancies and agencies, the challenge of finding objective performance metrics has hindered the evaluation process and distracts these companies from their mission. Taking a national Communication Consultant and its organizational reality as a reference, this work presents a performance evaluation model, which includes the evaluation of business objectives and technical, strategic and cross competencies through a set of key indicators.2012-02-16T15:16:31Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3262porJerónimo, José Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:56.273443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
title |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
spellingShingle |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação Jerónimo, José Miguel Gestão Competências Avaliação Desempenho Competence Management Evaluation Performance Communication |
title_short |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
title_full |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
title_fullStr |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
title_full_unstemmed |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
title_sort |
A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação |
author |
Jerónimo, José Miguel |
author_facet |
Jerónimo, José Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jerónimo, José Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Competências Avaliação Desempenho Competence Management Evaluation Performance Communication |
topic |
Gestão Competências Avaliação Desempenho Competence Management Evaluation Performance Communication |
description |
A instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2010-05 2012-02-16T15:16:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/3262 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/3262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134685186490368 |