Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiras Amado, Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/161566
Resumo: UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
id RCAP_bc6c66c7de805dda3c3bc069effa83b5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/161566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica InternacionalContributos para Construção da Pedagogia nos Institutos para Alunos Cegos da Modernidade Ocidental.Materialidade escolarEscolas adaptadasPedagogia adaptadaCegueiraCorrespondênciaUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020Os primeiros institutos para educação e promoção da autonomia das pessoas cegas começaram a ser criados no mundo ocidental em finais do século XVIII e adquiriram uma extraordinária dinâmica ao longo do século XIX. Esse crescimento orgânico deveu-se a hábitos que se implementaram, nomeadamente o da partilha de conhecimentos e experiências pedagógicas, troca de materiais e intercâmbio de estudantes e professores. De tudo isso nos fala a epistolografia entre esses mesmos institutos e escolas, da qual provém um núcleo documental com origem ou destino em Paris, no Instituto dos Jovens Cegos, que disseminou experiências e teorias diversas sobre a escrita em relevo, o ensino dos jovens cegos e a importância da impressão de materiais de leitura e consulta em relevo. Também neste núcleo documental encontramos referências a traduções e transcrições, aquisições e empréstimos, conselhos e reflexões pedagógicas diversas. É, pois, nesta fusão criadora, que encontramos parte do início material e teórico do que hoje é a educação especializada para alunos cegos e amblíopes.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNRomeiras Amado, Maria2023-12-22T01:38:25Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/161566por2975-9641PURE: 78667363info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:44:30Zoai:run.unl.pt:10362/161566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:35.556681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
Contributos para Construção da Pedagogia nos Institutos para Alunos Cegos da Modernidade Ocidental.
title Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
spellingShingle Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
Romeiras Amado, Maria
Materialidade escolar
Escolas adaptadas
Pedagogia adaptada
Cegueira
Correspondência
title_short Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
title_full Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
title_fullStr Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
title_full_unstemmed Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
title_sort Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
author Romeiras Amado, Maria
author_facet Romeiras Amado, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de História Contemporânea (IHC)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Romeiras Amado, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Materialidade escolar
Escolas adaptadas
Pedagogia adaptada
Cegueira
Correspondência
topic Materialidade escolar
Escolas adaptadas
Pedagogia adaptada
Cegueira
Correspondência
description UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T01:38:25Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/161566
url http://hdl.handle.net/10362/161566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2975-9641
PURE: 78667363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138166701031424