Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/161566 |
Resumo: | UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
id |
RCAP_bc6c66c7de805dda3c3bc069effa83b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/161566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica InternacionalContributos para Construção da Pedagogia nos Institutos para Alunos Cegos da Modernidade Ocidental.Materialidade escolarEscolas adaptadasPedagogia adaptadaCegueiraCorrespondênciaUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020Os primeiros institutos para educação e promoção da autonomia das pessoas cegas começaram a ser criados no mundo ocidental em finais do século XVIII e adquiriram uma extraordinária dinâmica ao longo do século XIX. Esse crescimento orgânico deveu-se a hábitos que se implementaram, nomeadamente o da partilha de conhecimentos e experiências pedagógicas, troca de materiais e intercâmbio de estudantes e professores. De tudo isso nos fala a epistolografia entre esses mesmos institutos e escolas, da qual provém um núcleo documental com origem ou destino em Paris, no Instituto dos Jovens Cegos, que disseminou experiências e teorias diversas sobre a escrita em relevo, o ensino dos jovens cegos e a importância da impressão de materiais de leitura e consulta em relevo. Também neste núcleo documental encontramos referências a traduções e transcrições, aquisições e empréstimos, conselhos e reflexões pedagógicas diversas. É, pois, nesta fusão criadora, que encontramos parte do início material e teórico do que hoje é a educação especializada para alunos cegos e amblíopes.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNRomeiras Amado, Maria2023-12-22T01:38:25Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/161566por2975-9641PURE: 78667363info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:44:30Zoai:run.unl.pt:10362/161566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:35.556681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional Contributos para Construção da Pedagogia nos Institutos para Alunos Cegos da Modernidade Ocidental. |
title |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional |
spellingShingle |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional Romeiras Amado, Maria Materialidade escolar Escolas adaptadas Pedagogia adaptada Cegueira Correspondência |
title_short |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional |
title_full |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional |
title_fullStr |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional |
title_full_unstemmed |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional |
title_sort |
Organização de Materiais Educativos para Tiflologia Patente em Correspondência Histórica Internacional |
author |
Romeiras Amado, Maria |
author_facet |
Romeiras Amado, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História Contemporânea (IHC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romeiras Amado, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materialidade escolar Escolas adaptadas Pedagogia adaptada Cegueira Correspondência |
topic |
Materialidade escolar Escolas adaptadas Pedagogia adaptada Cegueira Correspondência |
description |
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22T01:38:25Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/161566 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/161566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2975-9641 PURE: 78667363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138166701031424 |