Desenvolvimento de um chassi para utilização em veículos de baixo custo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27504 |
Resumo: | A presente dissertação que pretende contribuir para projetos bem-sucedidos na área de veículos de baixo custo, tem como objetivo principal projetar, analisar e conceber uma estrutura tubular que funcione como chassi e suporte dos principais componentes de um automóvel inserido na categoria de quadriciclo pesado. Esta categoria obriga a uma segurança ativa e passiva enquadrada no transporte de dois ou quatro passageiros a uma velocidade autorizada em vias limitadas, sendo necessário que a estrutura disponha de uma rigidez compatível com os padrões de segurança para tais vias e velocidades de circulação. A preocupação ambiente, a finitude do petróleo, o custo de vida e a procura por novas soluções impulsionaram a procura de soluções de mais baixo custo. Esta tese corrobora a ideia, após pesquisa e estudo alargado, de que a utilização de chassis tubulares de perfil múltiplo são uma solução fiável, sobretudo quando se procuram custos de fabrico, mão de obra e de produção reduzidos. Foi inicialmente proposto um chassi totalmente tubular, sobre o qual se procurou efetuar o máximo possível de testes, que envolvessem a submissão da estrutura a cargas de flexão, de torção, assim como a vários impactos. Por forma a serem cumpridos os objetivos estabelecidos: custo, sustentabilidade / ecologia e segurança, determinou-se que a melhor solução, seria a introdução do veículo na categoria de quadriciclo pesado, dada a facilidade com que seria possível cumprir estes mesmos objetivos. Para tal foi necessário pesquisar toda a legislação referente a esta categoria de veículos, vindo a ser determinado um conjunto de incoerências no chassi inicialmente proposto. A implicação anterior associada ao conhecimento adquirido com os testes efetuados permitiu que fosse realizada uma nova proposta para o chassi, todavia não totalmente constituída por perfis circulares. O recurso atempado ao software de simulação veio demonstrar claras vantagens sobre o cálculo manual, ao nível do tempo e da viabilidade dos resultados, ainda assim efetua-se a demonstração do processo de cálculo. Deste modo os resultados apresentados neste documento, apenas se referem aqueles obtidos com recurso ao software Abaqus. |
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