Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Maria Helena Belona
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10461
Resumo: O presente Relatório Final de estágio visa aferir a presença de alguns estereótipos culturais em manuais de Espanhol Língua Estrangeira nível A2. Após proceder a uma breve caraterização das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, nomeadamente “cultura”, “interculturalidade”, “estereótipo” e “manuais”, sugere-se um modelo de análise dos dados recolhidos com o intuito de verificar em que medida os manuais são uma (outra) forma de veiculação de estereótipos. A análise organiza-se em torno de dois grandes temas, “Espanha” e “Os Espanhóis”, e o tratamento dos dados foi feito por uma metodologia quantitativa e qualitativa. Os manuais analisados são Español 2, Nivel Elemental II, da Porto Editora, e Club Prisma, Método de Español para Jóvenes Extranjeros, nivel A2, da Edinumen. Os resultados mostram que os estereótipos estão presentes em ambos os manuais, com a diferença de que no manual da Porto Editora há mais tendência para a generalização, enquanto no da Edinumen os estereótipos surgem quase sempre contextualizados. Como conclusão do estudo, sugere-se que é necessário encarar os manuais de uma outra perspetiva, por forma a potencializar os seus conteúdos culturais.
id RCAP_bc90bb6cc62771e32b34bb7f17c55ec7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEBEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaCultura espanholaMulticulturalismoManuais escolares: Análise de conteúdoO presente Relatório Final de estágio visa aferir a presença de alguns estereótipos culturais em manuais de Espanhol Língua Estrangeira nível A2. Após proceder a uma breve caraterização das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, nomeadamente “cultura”, “interculturalidade”, “estereótipo” e “manuais”, sugere-se um modelo de análise dos dados recolhidos com o intuito de verificar em que medida os manuais são uma (outra) forma de veiculação de estereótipos. A análise organiza-se em torno de dois grandes temas, “Espanha” e “Os Espanhóis”, e o tratamento dos dados foi feito por uma metodologia quantitativa e qualitativa. Os manuais analisados são Español 2, Nivel Elemental II, da Porto Editora, e Club Prisma, Método de Español para Jóvenes Extranjeros, nivel A2, da Edinumen. Os resultados mostram que os estereótipos estão presentes em ambos os manuais, com a diferença de que no manual da Porto Editora há mais tendência para a generalização, enquanto no da Edinumen os estereótipos surgem quase sempre contextualizados. Como conclusão do estudo, sugere-se que é necessário encarar os manuais de uma outra perspetiva, por forma a potencializar os seus conteúdos culturais.This final report intends to look for cultural stereotypes in Spanish as Foreign Language text books, level A2. After building a brief characterization of some of the fundamental key notions of the theoretical framework, such as “culture”, “interculturality”, “stereotype” and “textbooks”, a data analysis model is suggested in order to confirm if textbooks are (another) way to convey stereotypes. The study is organized around two main themes “Spain” and “Spanish people”. Data were treated and analyzed through quantitative and qualitative methods. The studied textbooks are Español 2, Nivel Elemental II, from the editor Porto Editora, and Club Prisma, Método de Español para Jóvenes Extranjeros, nivel A2, form the editor Edinumen. The results show that stereotypes are present in both textbooks, although in Porto Editora’s textbook there is a tendency to generalization, while as in Edinumen’s textbook the stereotypes are most of the times contextualized. The conclusion suggest that textbooks should be faced from another perspective in order to empower their cultural contents.Universidade de Aveiro2013-05-20T14:25:28Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10461porVasconcelos, Maria Helena Belonainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:20Zoai:ria.ua.pt:10773/10461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:03.593227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
title Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
spellingShingle Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
Vasconcelos, Maria Helena Belona
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Cultura espanhola
Multiculturalismo
Manuais escolares: Análise de conteúdo
title_short Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
title_full Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
title_fullStr Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
title_full_unstemmed Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
title_sort Estereótipos culturais em manuais escolares de ELE nível A2 do 3º CEB
author Vasconcelos, Maria Helena Belona
author_facet Vasconcelos, Maria Helena Belona
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Helena Belona
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Cultura espanhola
Multiculturalismo
Manuais escolares: Análise de conteúdo
topic Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Cultura espanhola
Multiculturalismo
Manuais escolares: Análise de conteúdo
description O presente Relatório Final de estágio visa aferir a presença de alguns estereótipos culturais em manuais de Espanhol Língua Estrangeira nível A2. Após proceder a uma breve caraterização das noções fundamentais que suportam teoricamente este estudo, nomeadamente “cultura”, “interculturalidade”, “estereótipo” e “manuais”, sugere-se um modelo de análise dos dados recolhidos com o intuito de verificar em que medida os manuais são uma (outra) forma de veiculação de estereótipos. A análise organiza-se em torno de dois grandes temas, “Espanha” e “Os Espanhóis”, e o tratamento dos dados foi feito por uma metodologia quantitativa e qualitativa. Os manuais analisados são Español 2, Nivel Elemental II, da Porto Editora, e Club Prisma, Método de Español para Jóvenes Extranjeros, nivel A2, da Edinumen. Os resultados mostram que os estereótipos estão presentes em ambos os manuais, com a diferença de que no manual da Porto Editora há mais tendência para a generalização, enquanto no da Edinumen os estereótipos surgem quase sempre contextualizados. Como conclusão do estudo, sugere-se que é necessário encarar os manuais de uma outra perspetiva, por forma a potencializar os seus conteúdos culturais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-20T14:25:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10461
url http://hdl.handle.net/10773/10461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521686282240